quarta-feira, junho 21, 2017

Financiers de centeio e amora e pirando com ingredienes

English version

Blackberry rye financiers / Financiers de centeio e amora

Sei que muita gente de-tes-ta ir ao supermercado, mas confesso que acho pra lá de divertido (podem me chamar de louca, não tem problema). :)

Meu marido acha engraçado o quão animada eu fico com uma fruta bonita ou um produto novo – semanas atrás vi uma geleia de limão siciliano na prateleira e mandei um “OLHA ESSA GELEIA!!” pra ele, lá na outra ponta do corredor – ainda bem que ele me conhece bem e não liga de ser encarado por estranhos. :)

Outro momento “discreto” aconteceu alguns meses atrás, quando vi no sacolão essas amoras pequetiticas – tão bonitinhas, tive que trazê-las para casa. Minha ideia era comê-las com iogurte no café da manhã, porém as danadas estavam azedas demais, mesmo para mim. Então metade virou um crumble e a outra metade adicionei a estes financiers, e neles troquei a farinha de trigo pela de centeio fina (da qual falei neste post). Foi uma combinação incrível de sabores e fiquei bem feliz com o resultado – sem contar que os financiers ficaram uma fofurinha de tão lindos. <3


Blackberry rye financiers / Financiers de centeio e amora

Financiers de centeio e amora
receita minha

¾ xícara (75g) de farinha de amêndoa
2 ½ colheres (sopa) - 25g - de farinha de centeio fina (a mesma deste post)
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire
1/8 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
3 claras (84g)
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida e fria
2 colheres (chá) de Amaretto
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (90g) de amoras pequenas

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de amêndoa, a de centeio, o açúcar, a canela e o sal. Junte as claras e misture. Acrescente a manteiga, o Amaretto e a baunilha e misture até obter uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Preaqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga 8 forminhas com capacidade para 100ml cada.
Divida a massa entre as forminhas e cubra com as amoras. Asse por cerca de 15 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem. Deixe esfriar nas forminhas sobre uma gradinha por 5 minutos. Desenforme com cuidado e transfira para a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 8 porções



6 comentários:

Ana disse...

Oi Pati!
Fico contente só de ver esta receita, mas certamente gostaria muito de faze-la.
Você sabe me dizer se financiers tem de ser feitos obrigatoriamente em forminhas? Posso fazer numa forma de bolo inglês daquelas de 24 cm de comprimento?

Marcele Barreiros disse...

Tbm amo ir ao supermercado, não é obrigação e sim programa de fim de semana! Meu pobre marido, que detesta, nem me acompanha mais, pq ele sabe que vou querer ver cada novidade e demorar horrores!
Adorei os Financiers Patricia, estão lindos e parecem deliciosos, como todas as receitas que você faz. Um beijo!

Mari - Noiva Demais disse...

Eu AAAAMO ir ao supermercado (herdei do meu pai), mas detesto guardar as compras. Estou com um bebê de 3 meses e desde q ele nasceu não parei de ir no supermercado... Quando ele dorme à noite, deixo ele em casa com meu marido e saio correndo. Pena que tenho que estar de volta com no máximo 1h

Juliana disse...

Sou como você, adoro ir ao supermercado e ver as novidades!

Patricia Luck disse...

Ótima idéia para aquelas frutinhas azedas demais, pois às vezes a quantidade é tão pequena que não vale a pena fazer uma geléia. Eu AMO o sabor do centeio, pena que é tão difícil encontrar a farinha por aqui. Obrigada pela inspiração. bjs

Patricia Scarpin disse...

Ana Carolina, tudo bem?
Eu já fiz financier gigante usando forma de torta, dá uma olhadinha aqui:
http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2016/08/financier-gigante-de-laranja-e-ruibarbo.html
Beijos!

Marcele, obrigada, querida!
Beijos!

Mari, eu também tenho preguiça de guardar as compras, te confesso! :)

Ju, é como um passeio, né? :D

Paty, aqui um punhadinho de amoras já resolve. Beijo, querida!