quinta-feira, outubro 06, 2016

Frango assado com manjerona e laranja

English version

Marjoram orange roast chicken / Frango assado com manjerona e laranja

Estava pensando outro dia em como diminuí drasticamente minha compulsão por comprar livros de receita – talvez porque minha carga de trabalho seja muito maior comparada a anos anteriores, talvez porque as revistas que assino preencham a minha gana por inspirações e receitas novas, talvez porque alguns dos livros tenham sido tremendas decepções (sim, estou falando de você, D. Nigella)...

Minha última compra, se não estiver errada, foi em 20 de outubro do ano passado – definitivamente um recorde mundial ou coisa que o valha. :)
Entretanto, quando vi que a Diana Henry lançaria um livro novo, fiquei doida para tê-lo logo em minhas mãos, pois sou fã do trabalho dela, além de ela ser uma fofa e já ter “conversado” comigo no Twitter algumas vezes, dizendo até “obrigada”, assim mesmo, em português. <3

O livro é lindíssimo e as receitas parecem deliciosas - e, como o nome do livro diz, são simples. Adorei isso. Decidi estrear o livro com uma receita de frango e usei a da Diana como inspiração, tornando-a ainda mais simples. O franguinho ficou ótimo, a carne soltando dos ossos facilmente depois de uma noite na geladeira nadando na saborosa marinada.

Talvez eu tenha me curado da minha obsessão por livros de receita, não sei. O que sei é que da próxima vez que a Diana Henry publicar um livro novo estarei com ele no meu tablet no mesmo dia. :)

Frango assado com manjerona e laranja
adaptado do lindo "Simple"

1 punhado de folhas de manjerona fresca, picadas
3 dentes de alho, amassados e depois picados
2 laranjas
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
sal e pimenta do reino moída na hora
4 coxas de frango, com pele

Em uma tigela, misture as folhas de manjerona, o alho, a casca ralada e o suco de 1 laranja, o azeite, o sal e a pimenta. Junte o frango e envolva bem os pedaços na marinada. Cubra com filme PVC (ou faça tudo diretamente em um saco plástico) e leve à geladeira por pelo menos 2 horas (de um dia para o outro é melhor ainda).

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com uma camada dupla de papel alumínio e unte-o com azeite. Corte a laranja restante em rodelas e arrume-as sobre o azeite. Arrume os pedaços de frango sobre as fatias de laranja e despeje a marinada por cima. Asse por cerca de 1 hora, ou até que o frango fique bem dourado – o tempo pode variar dependendo do quão assadinho você quiser o frango.

Rend.: 2 porções


Nenhum comentário: