Friday, October 14, 2016

Bolo de maçã com especiarias

English version

Spiced apple cake / Bolo de maçã com especiarias

Eu lhes contei outro dia sobre como as revistas de receitas que assino me ajudam na minha busca por receitas novas e inspiração para cozinhar – elas realmente são ótimas fontes. Sou assinante de um punhado delas, pois as versões digitais são mais baratas e não há mais o risco de edições perdidas pelo correio (acabei viciando). Havia jurado que não assinaria mais nenhuma revista, mas daí o Zinio me enviou um email com a oferta de receber doze edições da Martha Stewart Living por 5 dólares.... Não resisti. ;)

A edição mais recente da revista celebra o outono no Hemisfério Norte e o Dia de Ação de Graças, então entre tantas tortas lindíssimas (que me fazem lembrar do Richie!) encontrei este bolo de maçã com especiarias, a receita perfeita para a sessão de baking do meu sábado: eu tinha maçãs e creme de leite fresco na geladeira implorando para serem usados. Dei umas mudadinhas na receita e o bolo ficou úmido, macio e delicioso – perfumou o apartamento inteiro por um tempão depois de pronto.

Nunca me canso de bolos de maçã e esta receita é para guardar.

Bolo de maçã com especiarias
Um tiquinho adaptado da revista da tia Martha

- xícara medidora de 240ml

2 maçãs do tipo Granny Smith, cerca de 200g cada
suco de 1 limão taiti ou siciliano
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
½ xícara (120ml) de óleo de canola
½ xícara de creme azedo (sour cream)*
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de açúcar demerara para polvilhar sobre as maçãs

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e então unte o papel com manteiga também.

Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela e o gengibre. Reserve. Em uma tigelinha, misture a manteiga, o óleo e o creme azedo.

Na tigela da batedeira, com o batedor aramado, bata os ovos até que fiquem claros e comecem a espessar. Junte o açúcar cristal aos poucos, colocando-o pelas laterais da tigela, para que o peso do açúcar não desinfle a mistura – você não quer perder o ar já incorporado aos ovos. Junte a baunilha e então continue batendo até a mistura ficar espessa e brilhante.
Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos em duas adições, alternando com a mistura de manteiga/óleo/creme azedo também em duas adições. Misture apenas até incorporar – não bata em excesso. Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Arrume as fatias de maçã sobre a massa, apertando-as levemente para que grudem na massa. Salpique com o açúcar demerara e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha antes de servir.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 18 porções

2 comments:

Mari Azevedo said...

Pat, seu blog continua cada dia mais lindo e encantador... menina, que fotos arrasadoras!!

5 dólares por 12 revistas da Martha Stewart... nem em sonho dava para recusar, e olha só que bolo maravilhoso com que você já nos presenteou!!

Voltei à blogosfera (nao da para ficar longe por tanto tempo), e estou de casa nova, com participação especial do Albertinho... será um prazer enorme receber você por lá!!

Bjo grande!

Jéssica said...

Que maravilha seu blog, essas fotos estão de arrasar!
Essas revistinhas acabam ajudando muito né? É cada achado..não?
Adorei essa receitinha :)

Related Posts with Thumbnails