segunda-feira, setembro 12, 2016

Brownies do Nigel Slater

English version

Nigel Slater's brownies / Brownies do Nigel Slater

Lembram quando lhes contei sobre receitas que não me saem da mente? Uma delas foi este brownie do Nigel Slater – eu o vi em muitos e muitos blogs, pessoas enlouquecendo com ele. Entretanto, fui adiando e adiando já que o danado pedia bater manteiga e açúcar até obter um creme e na minha cabeça esse método não está associado a brownies (e o fato de que iriam 250g de manteiga e 300g de açúcar em uma forma de 23cm me fez tremer, também).

Chegou o dia em que eu finalmente fiz os brownies e, de acordo com meu marido – aquele que não come doces, porém prova todos os brownies que faço – estes foram os melhores que fiz em muito tempo. Confesso que comigo o sucesso não foi tão retumbante (sorry, Nigel): esforço demais para o resultado obtido. Gosto de receitas de brownie práticas e rápidas e que não requerem planejamento – derreter a manteiga é uma mão na roda quando a gente se esquece de tirá-la da geladeira.

Os brownies são bons, sim, porém nada que eu faria novamente, entretanto meu marido falou tanto deles que decidi dividir a receita com vocês. Diminuí um tiquito o açúcar (pois não tinha chocolate 70% em casa), dobrei a quantidade de chocolate picado na massa e usei uma forma de 20x30cm – quando vi a abundância de massa na tigela da batedeira descartei rapidinho a assadeira de 23cm.

Brownies do Nigel Slater
um nadinha adaptados do Nigel, receita encontrada aqui

200g de chocolate amargo, bem picadinho – usei um com 53% de cacau
60g de farinha de trigo
60g de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
250g de manteiga sem sal, amolecida
250g de açúcar cristal
100g de chocolate amargo ou meio amargo picado grosseiramente, para incorporar na massa do brownie – usei um com 53% de cacau
3 ovos grandes + 1 gema, batidos ligeiramente com um garfo
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, e então unte o papel também.
Coloque os 200g de chocolate bem picadinho para derreter em banho-maria, sem deixar o fundo da tigela tocar a água. Retire do fogo e deixe esfriar. Em outra tigela pequena, misture a farinha, o cacau, o fermento e o sal com um batedor de arame. Reserve.

Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte os ovos aos poucos e vá batendo. Raspe as laterais da tigela após cada adição. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, junte o chocolate derretido. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos e o chocolate picado – a massa fica bem espessa. Espalhe-a uniformemente na assadeira e alise a superfície. Asse por cerca de 30 minutos ou até que o brownie cresça levemente e a superfície esteja com uma casquinha, mas ainda molinho por baixo (faça o teste do palito: ele deve sair úmido, com massa molinha nele, mas não massa crua). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

Rend.: 24 porções

2 comentários:

Renata Lima disse...

Nossa.
Parecem bons, mas como você mesmo disse, muito trabalhosos para um brownie...
Talvez um dia quando eu lembrar de deixar a manteiga fora da geladeira eu me anime a fazer.
Ainda em busca de um brownie menos chewy e menos doce para o marido que não gosta de doce... a saga continua!
Beijos e aguardo ansiosa pelo livro!

Unknown disse...

ELes ficam com carinha de bolo, não de brownie, né ?
beijos