segunda-feira, novembro 16, 2015

Bolo de banana (com manteiga derretida) para dias corridos

English version

Melted butter banana cake / Bolo de banana (feito com manteiga derretida)

Acho que dá pra perceber que ando sem tempo para escrever no blog – bem, na verdade ando sem tempo para cozinhar, também (e quando sobra tempo eu estou tão exausta que nem penso no assunto). Isso me deixa triste. :(

Para dias assim, quando não há tempo para nada, nem para me aventurar na cozinha nem para escrever um post novo (digitar receitas, traduzi-las, editar fotos), lhes trago este bolo de banana: é delicioso, rápido de fazer e como a manteiga é derretida não precisamos nem esperar que ela amoleça. Para coroar, a receita é curtinha, rápida de traduzir – exatamente do que preciso ultimamente.

Bolo de banana (com manteiga derretida)
um nadinha adaptado do Dan Lepard

- xícara medidora de 240ml

175g de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja
200g de manteiga sem sal, derretida e fria
250g de farinha de trigo
3 ovos grandes
2 colheres (sopa) de suco de laranja espremido na hora
½ colher (chá) de extrato de baunilha
250g de bananas bem maduras, amassadas com o garfo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa, forre com papel manteiga e unte-o também.

Coloque o açúcar e as raspas de laranja em uma tigela grande e esfregue-os com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e misture. Junte 100g da farinha de trigo e bata até homogeneizar. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente o suco, a baunilha e a banana e incorpore. Peneire a farinha restante, o fermento e o sal sobre a massa e misture para incorporar.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 60-65 minutos ou até que o bolo cresça e doure e um palito inserido no centro saia com algumas migalhas grudadas nele.

Rend.: 6-8 porções

8 comentários:

Su Delícia disse...

parece óptimo!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

O Cantinho dos Gulosos disse...

que ótimo aspeto esse bolo, deve estar mesmo saboroso.


O Cantinho dos Gulosos

Letrícia disse...

Ai, como eu entendo você. Take your time, Pat. Respeite o seu momento, a vontade de cozinhar vai voltar quando a vida voltar aos eixos - e ela vai voltar.

E não se preocupe com as atualizações menos frequentes no TK - a gente sente saudade de você, mas está devidamente abastecido com os 9 anos de delícias que você já publicou ;-)

Um beijo e muitas vibrações positivas para que as coisas se acertem.

Natacha Rodrigues disse...

Que apetitosoooo! Bem confesso que esse " manteiga derretida" fez-me vir a correr ver ehehe :) Beijinhos
www.sotaodaverdinha.blogspot.com

Patricia Luck disse...

Xará, acho que estamos em sintonia, domingo tarde da noite, percebendo que não havia pão para o café da manhã do dia seguinte, resolvi fazer um bolo de banana com cerejas secas e côco fresco, receita da Nigella que uma vizinha me passou. Por milagre eu tinha tudo em casa e a massa pedia 500 gramas de bananas amassadas, o que deixou o bolo com aspecto de muffin (leia-se não muito fofinho), mas extremamente saboroso e rico. Acho que deve lembrar muito esse seu, que está com uma cara ótima também! Bom te ver de volta! Obrigada!

Roberta disse...

Que bom ter notícias suas, ainda mais acompanhadas de uma receita tão interessante!

Cristine Akemi disse...

Pat, querida,

Não sei se fico feliz pelo emprego novo (que a essa altura já não é tão mais novo assim, né? rs) ou se fico triste por você estar triste por não poder cozinhar.
Mas a vida é assim mesmo, meio agridoce... Já tive uma(s) fase(s) como essas em que só de pensar em fazer qualquer coisa já cansava. Não é fácil, mas uma hora vai passar! Desejo muita força e dias felizes com as pessoas que te querem bem :)

Vou salvar já esse bolinho no meu pinterest, sempre tem umas bananas sobrando, né, hehe

Beijos!
Cris

Celia disse...

Já conheçia esse bolinho, e faço sempre. Aprovadissimo!Conheço seu blog a muitos anos e amo suas receitinhas e apresentações, muita delicadeza e carinho. Lindo dia pra VC!!