segunda-feira, janeiro 13, 2014

Bolo de marzipã, pistache e cereja, e coisas pelas quais vale a pena esperar

English version

Cherry, pistachio and marzipan cake / Bolo de marzipã, pistache e cereja

Toda vez que vejo algo gostoso com cerejas arquivo mentalmente a receita para prepará-la no final do ano, quando a fruta é abundante, doce e não tão absurdamente cara como durante o inverno. O problema é que sempre há diversas receitas e a época de cereja é, infelizmente, bem curtinha.

Uma das receitas que eu planejava fazer havia tempo era este bolo, da revista Delicious Australia, que combina duas paixões minhas: cerejas e marzipã. O bolo ficou úmido e saboroso, perfumado com água de flor de laranjeira, algo de que gosto bastante, mas se não for a praia de vocês substituam por extrato de baunilha. Achei que os pistaches foram um exagero e por mais que eu adore estas nuts não acho que acrescentaram nada de interessante aqui – gostei mais do bolo sem eles.

Valeu mesmo a pena esperar meses para provar este bolo maravilhoso, assim como valeu a pena ir dormir às duas da manhã para ver o brilhante Leonardo DiCaprio receber um Globo de Ouro. :)

Cherry, pistachio and marzipan cake / Bolo de marzipã, pistache e cereja

Bolo de marzipã, pistache e cereja
um nadinha adaptado da lindíssima Delicious Australia

Bolo:
300g de cerejas frescas, sem os caroços, picadinhas
150g de marzipã, em pedacinhos de 1cm – usei caseiro
150g de farinha de trigo + 1 colher (sopa) extra para envolver as cerejas
200g de manteiga sem sal, amolecida
185g de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
100g de farinha de amêndoa
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
50g de pistaches sem sal, levemente tostados, picados
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Calda:
o suco da laranja cuja casca foi usada no bolo
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
1 colher (sopa) de açúcar cristal

Pré-aqueça o forno a 170°C. Unte com manteiga uma forma redonda de aro desmontável de 20cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel, também (eu usei uma forma de fundo removível). Embrulhe a parte externa da forma com papel alumínio (para evitar que a massa vaze).
Em uma tigela pequena, envolva as cerejas e o marzipã com a farinha de trigo extra. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar cristal e as raspas de laranja até obter um creme claro e fofo. Acrescente a água de flor de laranjeira e a baunilha.
Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal e incorpore com uma espátula. Acrescente metade das cerejas e do marzipã e incorpore com a espátula. Espalhe a massa na forma preparada e espalhe as cerejas e o marzipã restante sobre ela, pressionando levemente para cobri-los de massa.
Asse por 20 minutos, reduza o forno para 160°C e asse por mais 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Enquanto isso, prepare a calda: coloque todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo, por 1-2 minutos ou até dissolver o açúcar. Aumente o fogo para médio e cozinhe por mais ½ minutos ou até a calda engrossar levemente.
Fure todo o bolo com um palito de dente e então derrame sobre ele, aos poucos, a calda morna. Salpique com o pistache e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Deixe esfriar um pouquinho, depois retire o aro da forma e deixe esfriar completamente antes de servir.

Rend.: 6-8 porções – fiz exatamente a receita acima, porém assei o bolo a 180°C o tempo todo (total de 60 minutos)

6 comentários:

Victória disse...

Que bolo lindo!! E eu torcia pelo DiCaprio, porque depois de tanto tempo ele merecia um grande premio! Brilhante e lindo!
Bjss

Anônimo disse...

Que bolo maravilhoso! Tantas coisas de que gostamos cá por casa. Ainda ontem uma das minhas pequenas me perguntam quando chegam as cerejas. Só em maio infelizmente :(
Está visto que vamos ter de esperar para experimentar a tua sugestão.
Um beijinho deste lado do atlântico.
Guida

Tertúlia da Susy disse...

Lindo mesmo, e bem gostoso.
Bjs

Samy disse...

Que lindo!

Me mudei de Apto e não tenho forno por aqui ainda, saudades de fazer bolo, carne assada com batatas, pão de queijo, aiai logo vou comprar, preciso!

beijoss

comprar seguidores instagram disse...

Muito bom o blog, estão de parabéns por esse ótimo trabalho!!

comprar seguidores instagram disse...

Muito bom o blog, estão de parabéns por esse ótimo trabalho!!