Wednesday, January 29, 2014

Barquinhas de moussaka e entendendo referências

English version

Baked moussaka eggplants / Barquinhas de moussaka

Estava ouvindo FM semanas atrás e quando “Roar” da Katy Perry começou me toquei de uma coisa: os fãs adolescentes dela não entendem as referências na canção, entendem? Acho que não, pois são jovens demais para isso.

Não estou sendo chata – é óbvio que eu também não entendo milhares de referências (e é bem bacana quando consigo). :) É que às vezes algo bom pode passar despercebido por causa da nossa falta de referência, o que é uma pena. Acho que foi por causa do blog e todos esses anos lendo e tendo curiosidade sobre comida que eu imediatamente quis fazer esta receita quando a vi – do contrário eu provavelmente não teria prestado muita atenção a um prato chamado “moussaka”.

Estas berinjelas recheadas foram um sucesso estrondoso em casa – eu e o marido amamos, e de bônus elas ainda são fáceis de fazer. Substituí a passata pedida na receita por molho de tomate que eu tinha preparado na noite anterior (com tomates pelados e punhados generosos de manjericão, tomilho e orégano frescos) e acho que isso tornou o prato ainda mais saboroso.

Barquinhas de moussaka
um tiquinho adaptadas da deliciosa Taste Magazine (assinei a versão digital da revista no zinio.com)

- xícara medidora de 240ml

2 berinjelas pequenas (cerca de 500g no total), cortadas ao meio no sentido do comprimento
1 ½ colheres (sopa) de azeite extra-virgem
½ cebola picadinha
1 dente de alho graúdo, amassado e bem picadinho
1/8 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de orégano seco
250g de carne bovina moída
¼ xícara de vinho tinto seco
½ xícara de passata*
1 colher (chá) de vinagre de vinho tinto
50g de pão picado – quanto mais durinha a casca melhor, tipo o italiano, e melhor ainda se for dormido
50g de mozarela ralada – usei a amarelinha mesmo
30g de queijo feta, ralado ou esmigalhado
folhas de manjericão, para servir

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira (em que caibam as 4 metades de berinjela uma ao lado da outra) com papel alumínio.
Com uma faca afiada e uma colher, retire a polpa da berinjela deixando a casca com 1 cm de borda. Pique bem a polpa. Coloque as barquinhas na assadeira, pincele com azeite e tempere com sal e pimenta. Asse por 10 minutos ou até que comecem a amaciar.
Enquanto isso, em uma panela grande, aqueça ½ colher (sopa) do azeite em fogo médio. Adicione a cebola e refogue por2 minutos ou até amaciar. Acrescente a polpa de berinjela e cozinhe por 3 minutos ou até que esteja macia. Junte o alho, refogue até perfumar, e então acrescente a canela e metade do orégano. Transfira para uma tigela.
Aqueça 1 colher (chá) do azeite na mesma panela e acrescente a carne, cozinhando até dourar. Volte a mistura de cebola e polpa de berinjela à panela, acrescente o vinho e cozinhe por 2 minutos. Junte a passata e o vinagre, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos ou até que a mistura engrosse ligeiramente. Retire do fogo e divida a carne entre as barquinhas de berinjela. Cubra com papel alumínio e asse por 15 minutos. Enquanto isso, junte o pão, os queijos, o orégano e o azeite restantes em uma tigela pequena e misture. Tempere com sal e pimenta.
Retire o papel alumínio, espalhe a mistura de queijo sobre as berinjelas e volte ao forno por mais 15 minutos ou até que a cobertura doure. Salpique com o manjericão e sirva.

* eu tinha feito molho de tomate no dia anterior (com tomates pelados e bastante orégano, manjericão e tomilho frescos) e o usei no lugar da passata

Rend. 2 porções

7 comments:

Cintya Maria Pedroso Ferrari said...

Eu amo berinjelas!
Receita mais que perfeita, pois há tempos queria experimentar o famoso moussaka e essa versão está divina!
Obrigada Patricia!

Bjs

Susana Machado said...

Uma refeição deliciosa!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Sabrina Romano said...

humn... Mesmo sem provar, já gostei mais dessa versão do que do prato original! Foto de matar, como sempre... bjo

Jacqueline said...

adoro moussaka e essa receita na berinjela parece ótima...vou testar!obrigada patricia!

wair de paula said...

Adoro moussaka...esta versão é ótima. Abraços.

Cintya Maria Pedroso Ferrari said...

Olá Patrícia!

Testei hoje essa receita e o sabor é realmente incrível. Adorei! Ou melhor, adoramos: marido e eu! E ele, que não é muito fão do legume, elogiou, dizendo que estava muito saboroso! Fiquei feliz!

Obrigada por compartilhar mais uma delícia!

bjs

Patricia Scarpin said...

Oi, Cin! Que notícia boa, menina, amei saber que vocês gostaram da receitinha!
Obrigada a você por vir aqui me contar.
Beijo!

Related Posts with Thumbnails