Enquanto certas coisas instantaneamente me lembram minha mãe outras me fazem pensar nela porque tenho certeza de que ela as adoraria se estivesse aqui. Os programas de culinária que vejo com freqüência, por exemplo: sei que Bill Granger e Nigella seriam seus favoritos (o Gordon, não – minha mãe odiava palavrões); pratos como esses, por causa de seu profundo amor por tomates; e este sorvete de abacate, por todas as tardes em que dividimos uma tigela de abacate salpicado com açúcar e limão depois que eu terminava a lição de casa.
Sorvete de abacate
um nadinha adaptado do The Perfect Scoop, inspirado no sorvete da Ana
- xícara medidora de 240ml
500g de abacates maduros
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar refinado
¾ xícara (180ml) de creme azedo (sour cream)*
1/3 xícara (80ml) de creme de leite fresco
¼ xícara (60ml) de leite integral
1 colher (sopa) de suco de limão tahiti
1 pitada generosa de sal
Corte os abacates ao meio e retire o caroço. Remova gentilmente a polpa com uma colher e pique em pedacinhos. Transfira para um liquidificador ou processador de alimentos e junte o açúcar, o creme azedo, o creme de leite fresco, o leite, o suco de limão e o sal. Bata bem até conseguir um creme homogêneo. Prove e ajuste o açúcar e/ou o suco de limão se for necessário.
* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais
Rend.: 750ml
quinta-feira, setembro 01, 2011
Sorvete de abacate e coisas que a minha mãe adoraria
Marcadores:
abacate,
sobremesa gelada,
sorvete,
sorveteira,
suco de limão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
24 comentários:
QUE SORVETE LINDO E DELICIOSO COM GOSTINHO DE BOAS LEMBRANÇAS MELHOR AINDA!
ÓTIMA RECEITA!
BEIJINHOS......
Ahhh não tenho muita paciência para o Bill Granger... adoro o Gordon hahahahaha principalmente no Kitchen Nightmares ;)
Abacate... me lembra infância... nunca comi sorvete, mas deu uma super vontade!
Linda foto Pati!
Patricia que delicia seu sorvete de abacate!! Comprei recentemente uma sorveteira e acho que irei testar essa receita!Ficou lindão!!! Beijos! Tereza
Acho que, para a maioria das pessoas, essa fruta é instantaneamente associada à figura materna; no meu caso, recebia um belo copo de abacate batido com leite, e sempre corria até o espelho para ver meu bigode verde... Você é uma pessoa muito, muito especial, Pat... Bjs
Minha avó fazia abacate batido com leite condensado e limão e congelava para mim, mas fui crescendo e ficando sem paciência para esperar congelar e comia em creme mesmo... heheheh
Adorei o sorvete!
bjs
Patrícia que delícia adoro abacate, e assim como vc me pego pensando em coisas que minha mãe ía adorar..Esses dias simples assim fiz aquele seu bolo de cenoura e não pude deixar de pensar que eu queria muito que minha mãe provasse, ficou delicioso em toda sua simplicidade.
Bjs
Amei esse post, me fez lembrar com carinho da minha mãezinha também... Ela fazia um sorvete de abacate divino! E com certeza adoraria assistir à Nigella e Bill Granger comigo também :) Nós sempre assistíamos a Ofélia e um programa bem rapidinho da Marta Balina... Que saudade
Olá Ptrícia, esse gelado deve ser mesmo bom!!! Tenho que experimentar essa receita, pois acho que o abacate deve ficar delicioso em gelado.
O leite creme que falas deve ser natas, nao?
Obrigada pela partilha.
As fotos estão lindas, parabens.
Beijinhos
Que delicia amo abacate!!
Ivaneide - Blog De Comer
Também perdi minha mãe e por vezes me pego pensando desta forma... coisas que poderíamos compartilhar, coisas que ela gostaria ou não gostaria.
Além de gostoso (claro), achei teu post bem bonito.
Beijos,
Ficou com uma cor linda este sorvete! Nunca fiz de abacate, mas fiquei com vontade de experimentar.
Beijos
Mto, mto apetitoso heim?
Bjs!
www.amenidadesdekelly.blogspot.com
sorvete maravilhoso!! acho q o abacate confere bastante cremosidade ao sorvete!!
lembranças lembranças...muito bom tê-las!!
http://deliciasdaisa.blogspot.com/
AMEI! Adoro abacates e tenho pouquíssimas receitas com ele. Vendo teu post lembrei que já comi sorvete de abacate e achei MARAVILHOSO. Com certeza vou fazer. Bjos
Lembranças podem ser tão doces quanto sorvete, lindo post!
Vou experimentar, tbm adorava abacate com limão e açúcar que minha fazia na própria casca!
Seu blog é um colirio para os olhos, alento para o estomago e carinho para o coração. Eu e meu querido pai, que como sua mãezinha já está num plano superior,tambem dividíamos um prato de abacate com açucar, mas o limão ia só no meu lado do prato. Tantas saudades! Mas graças a Deus nossas lembranças são lindas e doces e podemos evoca-las para matar um pouco dessa tão dolorida saudade.
Beijos doces
Pat, fiz este sorvete, perdi a foto e nunca coloquei no blog. Mas ainda prefiro o abacate com açúcar e limão da infância - que eu não podia comer muito porque era criança gorda :o
beijos, querida!
Olá Patrícia,
adorei a receita do seu sorvete. Comecei há pouco tempo a usar a minha máquina de gelados e estou a adorar as experiências.
Um beijinho.
Oi Pati! Estou cheia de abacates que trouxe da fazenda de uma amiga, gostei da idéia, acho que vou colocar a sorveteira para funcionar... bjs!
eu gosto muito de abacate - porém na versão salgada. Pintou guacamole ou molho para salada com isto, eu traço. E seu post me deu uma ótima idéia - uma entrada com sorbet condimentado de abacate & camarões, vamos ver se dá certo. Abs.
Sá, querida, vc é que é especial. ♥
Emilie, bolo de cenoura era o meu preferido pra levar na lancheira. :)
Obrigada por dividir comigo as suas lembranças. xx
Meninas, obrigada pelos comentários tão carinhosos.
Dricka, pelo menos podemos levar as lembranças dentro do coração, não?
xx
Beijos a todas!
Sorvete de abacate com gosto de infância! As fotos são sensacionais! Adorei a forma que você monta e contextualiza as fotos!!!
Oi Patrícia, tem um tempinho que estou tentando fazer um sorvete de abacate e adorei a sua receita por não ter ovos. No entanto fiquei com uma dúvida: depois que eu bater no liquidificador eu levo direto para o congelador ou tenho que colocar na sorveteira? Brigadinha!!!!!
Tamy, direto na sorveteira!
Postar um comentário