sábado, dezembro 18, 2010

Blondies de gingerbread e chocolate branco

English version

White chocolate gingerbread blondies / Blondies de gingerbread e chocolate branco

Sou completamente doida por especiarias – vocês provavelmente já notaram – e a palavra “gingerbread” me dá água na boca; vocês podem imaginar o que senti ao encontrar a coleção de receitas de gingerbread da Martha? :)

O único problema foi escolher UMA receita para preparar – por sorte o pacote de gotas de chocolate branco na minha despensa ajudou um pouquinho. ;)

Blondies de gingerbread e chocolate branco
daqui

- xícara medidora de 240ml

2 ¾ xícaras + 1 colher (sopa) - 395g - de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 ¼ colheres (chá) de sal
1 ¼ colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de cravo moído
1 ¼ xícaras (282g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 ¼ xícaras (218g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 124g - de açúcar granulado
2 ovos grandes
1 gema grande
1 ¼ colheres (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara (80ml) de melado de cana
280g de chocolate branco, picado – usei gotinhas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de 42x30cm, forre com papel alumínio e unte o papel também.
Numa tigela, misture a farinha, o bicarbonato e as especiarias.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar mascavo e o granulado em velocidade médio-alta até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos e a gema, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Junte a baunilha e o melado. Reduza a velocidade para a mais baixa possível e vá acrescentando os ingredientes secos, aos poucos, batendo só até combinar. Acrescente o chocolate e misture com a espátula.
Espalhe bem a massa na forma preparada e asse por cerca de 25 minutos* ou até que as beiradas dourem. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.
Corte em quadradinhos de 5cm ou no formato desejado.
As blondies podem ser guardadas em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 semana.

* precisei assar por 35 minutos, a mistura estufou no forno e depois murchou no centro enquanto esfriava

Rend.: 4 dúzias de quadradinhos de 5cm cada – fiz 2/3 da receita acima, usei uma forma quadrada de 20cm e consegui 16 quadradinhos

20 comentários:

Anônimo disse...

Tb fui mordida pelo bichinho do gingerbread, quero fazer biscoitinhos!
Tá uma graça a foto! Beijos

Anônimo disse...

Está maravilhosa a sua fase GingerPatricia! Que lindos! Que delícia! Bjs. Silvia

Quéroul disse...

ai, que receita linda e loira.
eu quero!!!

beijin

Fernanda F disse...

eu confesso que sou que nem você, tarada por especiarias.. com chocolate branco então, tudo fica melhor ainda.
uma pergunta: por onde você assina a revista da Martha? to querendo assinar, mas por uma "editora" confiável.

Anônimo disse...

Segue o meu blog A beleza é uma ciência
http://quantotempootempotem.blogspot.com/
já estou seguindo o seu, feliz natal

Pity disse...

gingebread y chocolate blanco, una maravilosa combinacion, te felicito, besitos!

Renata disse...

Hmmm, pode mandar um pedacinho pra cá!! Parece ótimo mesmo!

Beijos!

Levi Pereira disse...

esse nome é tão bonito, e esse quadradinhos parecem ser tão delicioso para comer um só!
*** Falta uma semaninha pro NATAL - hohohoho
bjo de domingo.

Richie disse...

Essa semana vou fazer docinhos pra levar pra minha família, e acho q vou tentar os blondies! Nunca, fiz, só os parentes moreninhos, os brownies..rs

bjo, PAt!

moranguita disse...

sem duvida que escolheste bem a receita
estao bem bonitas
beijinhos

.a que congemina disse...

olha: você, chocolate branco e gengibre! Nem cabe tanta delícia num post só, minha gente!

Fabiana disse...

Eu gosto... Mas com moderação. Eu pego leve com especiarias ... Tenho meda. Os sabores são fortes. Lembro de uma vez que errei a mão no anis.. E ho ho ho... ficou aquele gostinho...

Ana Salerno disse...

dESCOBRI O SEU BLOG A POUCO TEMPO E JÁ FIZ ALGUMAS RECEITAS. tAMBÉM ADORO ESPECIARIAS E ACHO QUE COMBINAM MUITO COM O NATAL. BEIJOS

Samy disse...

Pat, vi e lembrei de ti:

http://www.kitchendaily.com/recipe/white-chocolate-macadamia-nut-cookies-150382

o Curtis postou no twitter falando "Something for the cookie lovers... "

:D beijos

Jonas Marquezini disse...

Ai Patricia tenho que te confessar que gengibre é uma das pouquíssimas (íssimas íssimas mesmo)que eu não gosto =/, mas o doce tá com uma cara linda, meu pai iria devorar tudo com certeza!
E passei aki pra dividir minha felicidade: ganhei uma balança digital de Natal, chega de imprecisão nas minhas receitas...uahuahauahuahauhaa!!!
Bjão de quase Natal

Unknown disse...

Bom dia Patrícia! Sigo o seu blog há já algum tempo e gostaria de te parabenizar pelo trabalho. Sou fã de carteirinha. Rs! Sempre gostei de cozinhar, mas foi o seu blog que me fez me aventurar pelo "baking"!
Já fiz várias das receitas que você posta e para dizer a verdade ainda não houve uma da qual eu não gostasse! Costumo postar as fotos (péssimas) dos pratos no meu facebook. Se tiver um tempinho (e facebook) depois dê uma passadinha para espiar.
Esse bolinho está com certeza no Top 3 da minha lista. Já fiz duas vezes e não dá para quem quer!
Grande beijo e mais uma vez parabéns pelo lindo blog!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Thiago! Tudo bem?
Teu comentário me deixou super feliz - é sempre bacana ver que os meninos também curtem cozinhar! :D
Adorei saber que as receitas deram certo pra vc, que bacana! E vou adorar vê-las - mas vc não me deixou o link pro facebook...
Tô esperando! :D
Beijo e obrigada!

Unknown disse...

Olá, Patrícia!
Me esqueci mesmo de postar o link. Aí vai ----> http://www.facebook.com/#!/album.php?id=1704267981&aid=13734
Depois me diga o que achou.
Beijos

Irmina Díaz-Frois Martín disse...

Olá. Fiz esta caixa de biscoitos quando vi sua foto. Eu adorei. Uma saudação.
Eu coloquei o enñace se você quiser vê-lo.
Caja de Galletas con Esencia de Rosas

Unknown disse...

Acabei de fazer essa receita, porém meu forno assa muito rápido e 25min acabou sendo demais. Porém o sabor ficou incrivel! Vou repetir a receita e assar menos tempo. Muito boa!