Meu irmão e eu ganhamos uma cachorrinha quando tínhamos 4 e 6 anos, respectivamente – encontrei a foto abaixo quando fuçava em algumas caixas na casa do meu pai:
Sou eu, por volta dos 9 anos, com a Xuxa. :D
Meu irmão a alimentava com praticamente tudo – dividia com ela tudo o que comia e isso incluía pão, iogurte e todos os tipos de doce. Mas chocolate era o preferido dela. :)
Ela não está mais conosco – meu irmão teve febre por dias quando ela morreu – mas tenho certeza de que a danadinha adoraria estas tortinhas cheias de chocolate. :)
Tortinhas de fudge de chocolate com pêra
um nadinha adaptado da Australian Gourmet Traveller
- xícara medidora de 240ml
Massa de chocolate:
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
50g de açúcar de confeiteiro
½ xícara (45g) de cacau em pó + um pouquinho extra pra polvilhar as forminhas
1 pitada de sal
60g de manteiga sem sal, levemente gelada, em cubinhos
1 ovo
Cobertura de pêra:
1 xícara (200g) de açúcar refinado
1 pedaço de gengibre, de aproximadamente 5cm, picado
2 pêras do tipo Packham, descascadas, cortadas pela metade, sem os cabinhos e as sementes
creme de leite fresco, para servir
Recheio de chocolate:
100g de chocolate amargo, picado – 70% de cacau
100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, em cubinhos
2 ovos
½ xícara (100g) de açúcar refinado
½ xícara + 1 colher (sopa)- 80g - de farinha de trigo, peneirada
½ xícara (45g) de cacau em pó, peneirado
Comece preparando a massa: junte a farinha, o açúcar de confeiteiro, o cacau e o sal no processador de alimentos e pulse para misturar. Acrescente a manteiga e processe até que a mistura pareça uma farofa grossa. Adicione o ovo e 1 colher (sopa) de água e vá pulsando até que os ingredientes se juntem, formando uma massa – usei a minha Kitchen Aid com o batedor em formato de pá.
Transfira para uma superfície levemente enfarinhada, forme um disco com a massa, embrulhe em filme PVC ou plástico e leve à geladeira até firmar (cerca de 1 hora).
Faça a cobertura de pêra: junte o açúcar, o gengibre e 200ml de água numa panela em fogo médio e deixe ferver. Reduza o fogo, acrescente as pêras e cozinhe até que fiquem macias (5-7 minutos). Com a ajuda de uma escumadeira, remova as pêras da calda e corte as metades em fatias no sentido do comprimento – você conseguirá 6-7 fatias em cada metade. Reserve.*
Unte com manteiga oito forminhas para brioche com 9cm de diâmetro cada e polvilhe-as com cacau em pó. Divida a massa em 8 partes iguais e abra cada uma delas com um rolo até 12cm de diâmetro – faça isso com a massa entre dois pedaços de papel manteiga ligeiramente enfarinhados, fica mais fácil. Forre cada forminha com a massa e retire os excessos. Fure a massa toda com um garfo, coloque as forminhas numa assadeira grande e leve à geladeira para a massa firmar e gelar (cerca de 30 minutos).
Pré-aqueça o forno a 190ºC. Asse as bases das tortinhas por 10 minutos (ou até que percam o brilho). Retire do forno e reduza-o para 160ºC.
Leve as forminhas ao forno e
Agora, o recheio: derreta o chocolate e a manteiga juntos, numa tigelinha refratária, em banho-maria. Em uma outra tigela, bata os ovos e o açúcar para incorporar. Acrescente a farinha e o cacau, misturando bem, e em seguida junte os ingredientes derretidos, incorporando-os com uma espátula de borracha/silicone até o recheio ficar uniforme e brilhante.
Divida-o entre as bases e leve novamente ao forno, assando até que o recheio parece seco (menos brilhante), 30-35 minutos**. Deixe esfriar ligeiramente, desenforme e sirva com as pêras e o creme de leite.
* as pêras escureceram depois de retiradas da calda – regue-as com um pouquinho de suco de limão para resolver o problema
** uma amiga que provou as tortinhas achou que teriam ficado ainda mais saborosas com um recheio mais cremoso – menos tempo de forno da próxima vez
Rend.: 8 unidades – usei forminhas de torta de 9cm de diâmetro e consegui 11 (somente untei bem com manteiga, não polvilhei com cacau)
25 comentários:
Nossaaaaaaaaaaaaaaaaa....
Linda a tortinha, imagino que mesmo aqueles que não são chocolátras devam amar essa tortinha, ficou linda.
Bjos
Bom diaa!! To escrevendo apenas pra agradecer!! Vc fez nascer em mim o gosto pela culinária (difícil, viu??). Marquei várias receitas suas já pra eu fazer, esse fds mesmo fiz os brownies triplos, e nossa, ficaram maravilhosos! ^^ Coloquei sua receita no meu blog, mas se vc não gostar eu posso retirar.
Beijoss
E continue sempre com esse blog com receitas maravilhosas e fotos tentadoras e inspiradoras!!
Ai, que absurdo... eu quero!
:o)
Ah!! Que linda era sua auau.. ela parece muito com a minha, a minha se chama Neguinha. Ela também ama doces, principalmente brigadeiro!! Ah.. e AMA macarrão! Ela já está bem velhinha, fico até triste de pensar que mais dia menos dia ela não estará mais aqui tb. É muito triste, ela é uma fofa!!
E essas tortinhas estão um tudo hein?! Que fome!!
Beijocas!
Oi Paty, nossa q tunel do tempo hen rsrsrs, e como a xuxa era danada msm né?? e vc ta linda nessa fotinho!!!!!
Agora essa tortinha esta uma tentação !!!! bjs
Uia! Pera com chocolate é MUITO BOM!
Adorei a foto - save the 80's! - e a cachorrinha fofa...
bj
Paula
Oi Patrícia, adorei mais essa receita. Estava mesmo a procura de uma massa que levasse um pouco menos de manteiga.
Desde que descobri seu blog, pouco mais de um mês, já engordei uns dois quilos. Então fica a minha dúvida: como é que vc faz? Como tudo que faz? Faz com essa frequência com que posta? Porque menina, fico imaginado como não comer tudo, assim que sai do forno....rsrsrs
beijinhos
Pat, as tortinhas estão lindas, mas tem uma coisa atrapalhando: as pêras! Por que misturar um manjar dos deuses como chocolate com qualquer outro elemento que não seja creme de leite? (eu sei que corto muito a criatividade dos chefs).
Cachorro adora chocolate, né? Os dois cães que tive até agora na vida eram fanáticos. Um mergulhava nas latas de lixo atrás de migalhas de chocolate. O outro ficava em duas patinhas e dava cambalhotas em troca de M&Ms. Já gato tem essa vantagem de não querer compartilhar chocolate com a gente.
Vc está uma gracinha na foto com a Xuxa. Eu tive uma tartaruga chamada Paquita. Muito antes da Xuxa existir. Quer dizer... Hum... Digamos assim, antes d'ela estourar na TV. Quando ela só fazia filmes hoje censurados!
É muito triste quando os nossos animais nos deixam, eu choro que me "desalmo"!
A vossa cadelinha parecia um morcego he he Adorei as orelhas dela!
Eu divido tudo com o meu cão, o meu gato e o meu pato... no fim, sobra pouco para mim :) Mas dá pena vê-los com aquele focinho virado para nós enquanto comemos!
Estas tortinhas parecem tão boas, a combinação pêra + chocolate é mesmo deliciosa.
Lembrei do meu cachorro da infância, o Teco, o nome é porque ele queria um pedaço de tudo que comíamos, de quando ele chorava na porta do armário da cozinha pq sentia o cheiro dos doces.
Patrícia, que danadinha vc!!! Lindas..lindas e com certeza deliciosas....
Bjos
Patrícia, suas receitas são sempre deliciosas, suas fotos são lindas, e tudo o que vc postou que eu tentei fazer saiu perfeito, sem precisar de ajustes nem nada. Agora, o que me apaixonou mais que isso tudo foi a sua cadelinha, que linda que ela era!! Muito bom saber que temos em comum além do gosto pela cozinha, o carinho pelos animais! Beijo!
Nem sei mais o que comentar no seu blog, é só delícia aqui!
Pat, dia 7 foi aniversário do meu pai, tentei fazer a receita do bolo de anversário da sua irmã, não sei o que aconteceu menina, meu bolo solou, ficou bom, mas não deu para usá-lo como na sua receita :(
Fiz então um pão-de-ló, e usei a sua receita do recheio e cobertura, esse sm ficou divino!
Beijos
Nossa Patricia, você está se superando...:) Lindas!!!!
Que foto linda, Patrícia!! As da tortinha e sua, que parece estar super contente com a Xuxa.
gente, que delíciassss!
Chocolate com pera, uma combinação irresistível, ainda mais com esta nova roupagem de tortinha. Nota mil. Também nota mil para sua foto com esta cachorrinha tão meiga. Também tive uma parecida, com as orelhinhas de abano e tudo mais, só que era branquinha. Acho que todo mundo que tem animaizinhos na infância é muito mais feliz!
bjs
Patty
Seus doces sempre apetitosos!
Tu usou forminhas de abrir/fundo removível? Ate agora, as petiticas que achei são inteiriças...
Bj
Fernanda - Pimenta Calabresa
Patricia,
A massa só pode ser feita no processador?
Não serve liquidificador ou batedeita ou à mão mesmo?
Obrigada pelas suas receitas!
Deliciosaaa =)
Bjos
Prof Paula
Oba!!! Mais uma receita para minhas forminhas de tartelettes! Adoro pêra com chocolate e o gengibre deve deixar ainda mais perfeito...
Que fofura a Xuxua! Tenho uma pug, Nina, que ganha tudo de comida também, rsrs.
Beijos e obrigada pela visita lá no blog!
que delicias. ja estou babando.
beijocas
Carol, obrigada!
Um beijo!
Juh Girardi, que bom! Obrigada por vir aqui me contar!
Pode publicar a receita, sim, claro.
Beijo!
Noêmia, pode se servir! :D
Aninha, a Xuxinha viveu 10 anos, ficou muito doentinha uma época e acabou nos deixando. Morro de saudade dela!
Beijo e obrigada!
Marcinha, lembra dela, amiga? Ela era terrível!
Beijos, querida!
Paula, morri de rir contigo. E concordo - pêra combina muito com chocolate!
Beijão!
Fabiana, que bom que está gostando do blog, obrigada! O meu "truque", se é que dá pra chamar assim, é apenas provar e distribuir os doces. Além de pegar firme na ginástica. :)
Beijo!
Lola, você é terrível! Terrível! As pêras não estão atrapalhando, garanto a você, ficaram muito gostosas e combinaram bem com o sabor do chocolate. E foi a minha mãe que batizou a Xuxa quando nós a ganhamos do meu tio. :D
Beijo, querida!
Ameixa, eu morri de rir contigo, pois ela parece mesmo um morceguinho! :D
Tati, adorei o nome do seu cachorrinho! Tudo a ver, mesmo. :D
Sarinha, obrigada!
Beijo!
Mirela, tudo bem? Que bom saber que está gostando das receitas, obrigada por me contar!
Sabe que depois da Xuxa eu não consegui mais gostar de nenhum bichinho? :(
Beijo!
Andrea, que pena, menina! O que será que houve? Você abriu a porta do forno antes da hora? Como estava a consistência da massa crua? Vamos tentar descobrir juntas o que aconteceu?
Beijo!
Rita, obrigada!
Tata, a Xuxa era o xodó de todo mundo em casa. :)
Lola, obrigada!
Cláu, concordo contigo - a Xuxa era uma companheira e tanto!
Beijo!
Fernanda, usei, sim - usar as de fundo removível simplifica muito o trabalho. Comprei na Barra Doce, em Moema.
Beijo!
Fabiana, dá uma olhada na receita, eu usei a Kitchen Aid pra fazer. Dá pra fazer na mão, sim.
Obrigada!
Paula, xoxo
Isabela, vamos botar as forminhas pra trabalhar! :D
Beijoca!
Moranguita, obrigada!
Patrícia, pra variar, fotos mais do que perfeitas! Parabéns (de novo, também!!)
Estou tentando mandar um e-mail pra você,, mas ele retorna com destinatário desconhecido. Inclusive usei o seu do perfil do blog. Me manda um testando pois assim eu o respondo. Obrigado!
Abs
Que ótimo isso Patricia, to babando...que delicia de cestinha de chocolate, parabens
bjs
Paula
Postar um comentário