quinta-feira, dezembro 04, 2008

Madeleines de coco

English version

Coconut madeleines

Acho que estou ficando mesmo velha. Coisas que nunca me incomodaram agora me enchem de tédio.

Houve uma época em que cantores e bandas lançavam um novo álbum e escolhiam uma canção para divulgar – a tal “música de trabalho”. Esta seria tocada – muitas vezes à exaustão – nas rádios e os músicos a apresentariam em programas de TV e afins. Depois de um tempo, eles fariam a mesma coisa com outra canção e assim por diante.

Hoje ligo o rádio e há umas 10 músicas da Rihanna tocando. Se os seus empresários – e o Jay Z – acham que isso vai nos fazer adorá-la, não está funcionando. Pelo menos, não comigo, porque não a agüento mais. Quero que ela pegue aquele vídeo tolo e pretensioso – ela acha que é o Silverchair? – e vá cantar pra lá. Talvez num lugar bem chuvoso, para que possa usar seu guarda-chuva. :)

Já madeleines... Nunca me entediam. Desta vez, são de coco.

Coconut madeleines

Madeleines de coco
do Sticky, Chewy, Messy, Gooey

- xícara medidora de 240ml

2 ovos grandes
2 claras grandes
1/3 xícara (67g) de açúcar granulado
1 colher (chá) de baunilha
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 pitada de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, derretida e fria
¾ xícara (68g) de coco ralado úmido e adoçado

Numa tigela grande, usando um fuê, bata gentilmente os ovos, claras, açúcar e baunilha até obter uma mistura homogênea.

Peneire a farinha, o açúcar de confeiteiro e o sal numa tigela média e adicione-os à massa. Finalize juntando a manteiga e o coco e misturando delicadamente, de baixo para cima, até homogeneizar – a massa ficará bem rala. Cubra a tigela com filme PVC e leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou por até 24 horas – depois disso, a massa ficará mais espessa e firme.

Pré-aqueça o forno a 180ºC – você vai usar a grade central para assar as madeleines. Unte generosamente duas formas de madeleines com manteiga e polvilhe com farinha, retirando o excesso. Encha cada cavidade com aproximadamente 1 colher (sopa) de massa, dependendo do tamanho – enchi as minhas com ¾ de sua capacidade, mais ou menos.
Coloque a forma dentro de outra assadeira de beiradas baixas e asse até as madeleines ficarem firmes e douradas, com um calombinho no centro, 10-12 minutos. Retire as madeleines da forma usando a ponta de um faquinha e transfira-as para uma gradinha, para esfriarem – é importante removê-las da forma ainda quentes, pois podem grudar depois de frias.

Rend.: 24 unidades

Coconut madeleines

15 comentários:

caosnacozinha disse...

Mais uma maravilhosa receita de madeleines e eu aqui, ainda sem forma. Tem de ser a minha próxima aquisição, tem de ser! E depois estas lindas madeleines de coco vão perfumar a minha cozinha!

Beijo *
Mariana

Goreti disse...

Cada vez que vejo um post de madeleines é uma tortura! Por que? Pelo simples fato de ainda e por enquanto não ter essa maravilhosa forma; mas sou uma mulher de muita fé sei que o que há de vir virá e não tardará. Amém!
Ficaram uma belezura, e as fotos lindas, lindas!

Beijos!!!

BETO disse...

Adorei as madeleines de côco. As suas fotos então estão de babar, dá vontade de sair comendo a tela do computador. Beijos.

risonha disse...

eu gosto muito de madeleines e estas com côco eram o ideal para fazer companhia à minha chávena de café.

Mari Azevedo disse...

Pat, com os sonhos doidos que ando tendo, não duvido que daqui a pouco sonhe com forma de madeleines a me perseguir de maneira implacável (até mesmo pq nao tenho, e estou sonhando com uma, há tempos)... essas madeleines de côco ficaram divinas!!!
Rihanna? Melhor que fique cantando na chuva mesmo... I hate her! =P
Bjo, linda!!!!

Laurinha disse...

HUMMMMMMM, de coco!!!
Adoro coco!
Adorei as fotos tb! Fiaram lindas...

Beijinhos

ameixa seca disse...

Nunca provei madeleines de coco... devem ficar maravilhosas :)
Bom fim de semana!

Priscila L. Beneducci Afonso disse...

Entrar aqui é otimo. Eu já acumulei um monte de receitas suas e ainda não assei uma. La vai eu anotar mais algumas. Você convence a gente que é bom mesmo. Um beijão da Pri de Minas Gerais

Claudia disse...

Nunca fiz madeleines com côco, sempre com limão. Mas amo tudo com côco.

Mas eu sou daquelas que não usa as formas tradicionais de conchinha. Acho lindas, mas atualmente uso forma de tartelettes. Num passado distante, no Rio de Janeiro, tive um tabuleiro de madeleines de zinco que enferrujou em pouquíssimo tempo e foi para o lixo. Coisas de Rio de Janeiro.

C.

Patricia Scarpin disse...

Mariana, tem que ser, sim! :)
Beijoca!

Goreti, espero que consiga logo as forminhas!
Beijos!

Beto, super obrigada, que bom que gostou!
Um beijo!

Risonha, falou tudo. :)

Mari, lá na Barra Doce tem forminhas de madeleines, mas daquelas separadas, tipo forminhas de pão de queijo - daí é só colocá-las dentro de uma assadeira! Pelo que me lembro não eram caras!
Beijos!

Laurinha, também sou doida por coco, querida!
Beijos!

Ameixa, eu gostei bastante!

Priscila, obrigada pela visita! E que bom que a minha propaganda funciona. :)
Beijoca!

Claudia, que dó da sua forma! A maresia é fogo, né?

Gina disse...

Patrícia, finalmente comprei minhas forminhas de madeleines e tenho que experimentar. Quem sabe não começo pelas suas.
Você costuma presentear os vizinhos com essas gostosuras? Aproveite o Dia do Vizinho e participe do meu desafio.
Tem prêmio pra você lá no blog.
Bjs.

Letrícia disse...

Lembrei um monte de você, estreei minha assadeira de madeleines. Ficaram tão lindas... só um tiquinho mais bronzeadas do que as suas :-)

E notei a mesma coisa que você um dia comentou - madeleines são viciantes! Eu acabei de fazer uma fornada e já estou fuçando a sua receita com vontade de fazer de novo!

Beijos!

Renata disse...

Hmmm parecem maravilhosas!! Adoro coco! Nunca fiz madeleines mas de tanto ver no teu tentador blog resolvi fazer! Só uma dúvida, onde que entra o coco na receita? Posso bater junto com os ovos?
Muito obrigada!!

Patricia Scarpin disse...

Renata, eu tinha "engolido" o coco no texto... Já corrigi - super obrigada!

Renata disse...

Voltei só para dizer que fiz e ficaram MARAVILHOSAS! Me arrependi de ter feito meia receita, renderam 24 forminhas de muffin e sumiram num instante! Muito obrigada pela receita!

Related Posts with Thumbnails