Um casal de amigos queridíssimos se mudou para o Rio e havia um tempão que não nos encontrávamos. Sabem aquele tipo de amigo com quem você pode passar a noite inteira conversando e rindo sem nem perceber o tempo passar? Pois a Adriana e o Cadu são exatamente assim.
O menu principal foi pizza e me faltava escolher a sobremesa - eu tinha duas ou três em mente. Só que ao passar o dia fora e chegar tarde em casa precisei mudar os planos e optar por algo mais rápido. O bolo do Pierre Hermé era tudo do que eu precisava: só 5 ingredientes e meia horinha de forno. Na hora de servir, foi só juntar um pouquinho de açúcar de baunilha e raspas de casca de laranja ao creme de leite fresco e bater até virar chantilly.
Esta foi a segunda vez que preparei a receita (a primeira foi há um tempão, antes do blog) e novamente o bolo do mestre foi um sucesso com os amigos.
Suzy’s cake do Pierre Hermé
do Chocolate Desserts by Pierre Herme
250g chocolate amargo, picadinho – usei 70% de cacau
250g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
200g açúcar
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
70g de farinha de trigo
Pré-aqueça o forno a 180ºC; você vai usar a grade central para assar o bolo. Unte uma forma redonda de 24cm de diâmetro e 5cm de altura com manteiga, forre o fundo com papel manteiga, unte o papel e polvilhe tudo com farinha de trigo.
Coloque o chocolate numa tigela refratária e leve ao banho-maria, certificando-se de que o fundo da tigela não toque a água na panela, até derretê-lo; se preferir, use o forno de microondas para isso. Reserve o chocolate para que esfrie; deve estar apenas morninho ao ser juntado aos outros ingredientes.
Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata em velocidade média por cerca de 4 minutos, raspando as laterais da vasilha com freqüência; bata até obter um creme. Acrescente os ovos, um a um, batendo por 1 minuto após cada adição. Reduza para a velocidade baixa e despeje o chocolate derretido, misturando somente até sumir na massa. Pare de bater, adicione a farinha e misture com uma espátula de borracha/silicone. A massa deve ficar homogênea, espessa e acetinada.
Despeje a massa na assadeira preparada, alise a superfície e leve ao forno por 26 a 29 minutos, ou até que o bolo cresça e o topo pareça fosco – a superfície do bolo pode até mesmo estar com uma aparência craquelada e o centro pode não estar totalmente firme. Ao inserir uma faca fina no centro do bolo, ela deverá sair com resquícios de massa – e é exatamente essa a idéia. Transfira a forma para uma gradinha.
Quando o bolo estiver totalmente frio, leve-o à geladeira por 1 ou 2 horas para que fique mais fácil desenformá-lo. Vire o bolo, remova o papel manteiga, e inverta-o num prato de servir – usei uma forma de fundo removível, então foi mais fácil e os “caquinhos” da superfície não se perderam.
Fatie e sirva em temperatura ambiente.
Rend.: 6-8 porções
19 comentários:
Lindo e delicioso...... que vontade de experimentar!!!
Acho que o chocolate reservado para degustações parcimoniosas vai virar bolo...
Beijinhos,
Este bolo é a minha perdição volta e meia aparece na minha mesa.
Este ficou lindo e com o chantili aromatizado imagino a delicia!
Bj
Parece delicioso!
Nada como a companhia de bons amigos.
Receitas rapidas são sempre bem vindas.
Este bolinho com sorvete...combinam bastante.
Bjs!
Foi esse mesmo, Pat! Aiai, não deu certo... e li em outro blog sobre mais alguém que não tinha acertado tb, então deve ser coisa de mão mesmo... Mas com tanta coisa na minha lista "to do", não vou reinvestir no Suzy, não... risos
Boa semana p/ vc!
Pat, querida, você está emendando receita atrás de receita cada uma mais especial que a outra! Quando venho aqui já tem 3 novidades! rs
Simplesmente amei este bolo, uma ótima opção de sobremesa, fiquei louca pra fazer agora! :D
Hum! lembra um brownie mais chic!
bjo,
Nina.
Miam...não sei pq mas sempre que passo por aqui vou dormir sorrindo....Pq será....tu és uma rainha na cozinha.
Bjs.
Pago um pau para o Hermé!!rsss...
O seu bolo ficou de babar!!!!!Aposto que todos pediram repeteco!Bitocas,si
Nada melhor do que rever bons amigos... O bolo parece delicioso! Gostei da idéia de aromatizar o chantilly. Chocolate com laranja é uma ótima combinação! bj
Sabe que adoro essas visitas de amigos, a gente se diverte tanto!!!
Tenho poucos nessa casta, mas são os melhores^^
Adorei o bolo, super fácil e rápido, além do que, deve ficar muito gostoso!
Kisss^^
O mestre Pierre é O mestre! Mas a mestra Patricia também lhe segue bem o exemplo! A textura parece ser óptima!
não conhecia esse bolo, mas parece realmente muito interessante. vou experimentar.
Laurinha, pode usar o chocolate pois vale a pena. :)
Beijos!
Marizé, que bom que gostou do chantilly!
Beijos!
Si, é sim!
Agdá, concordo contigo.
Luciana, você tem razão.
xoxo
Silvinha, que pena! :(
Luna, estou tentando manter um ritmo de três atualizações por semana, amiga. Fiquei feliz sabendo que gostou do que ando postando!
Beijos!
Nina, tem razão!
Beijos!
Fabrícia, e você é um doce, amiga. Obrigada!
xx
Simone, ele é maravilhoso, e os macarons dele são tão maravilhosos quanto!
Beijos!
Marcia, chocolate com laranja formam uma combinação que amo.
Beijos!
Axly, é bem fácil e rápido, sim!
Beijo!
Rita, você é muito generosa, obrigada!
J, depois me conta o que achou, vou adorar saber. E obrigada pela visita!
Esse eh o puro "bolo perdicao"! Bom demais nao Patricia?!!
Beijos!
Ana
Esse bolo fica muito bom, mesmo. Embora eu prefira o da Nigella, esse é ótimo pra variar!
Acho que o povo que não conseguiu fazer é porque seguiu a receita do Larousse do Chocolate, e lá o modo de fazer está completamente distorcido...
Parabéns pelo blog, sou fã!
;D
Fiz a receita deste bolo, simplifiquei muito a receita, mas adorei o resultado final.Acho que nunca tinha feito um bolo de chocolate tão bom como este, falarei dele no meu blog!
Linda Suzy, que pena só hoje achei seu blog com esta receita do Pierre. Parabéns!!! Da próxima vez, gostaria que me convidasse também só pra provar o seu bolo(rsrsrs). BJão Jane
Postar um comentário