quinta-feira, maio 17, 2007

Grão-de-bico ao alho com peixe ao cominho

English version

Garlic chickpeas with cumin fried fish

Essa comidinha me lembra a minha querida amiga – ela tem paixão por grão-de-bico e tenho certeza de que adoraria este prato.

aaWeekendHerbBlogging

Não há muito mais a dizer sobre as receitas da Donna Hay – os pratos têm uma aparência ótima, são deliciosos e não são complicados de fazer. O sucesso dela é realmente merecido, em minha humilde opinião.

Que maneira mais deliciosa de consumir grão-de-bico – este acompanhamento é perfeito para o peixe, que foi inacreditavelmente fácil de preparar e ficou muito saboroso, mesmo eu tendo omitido a pimenta.

Esta é a minha contribuição para o Weekend Herb Blogging – sempre esqueço de contar a vocês que este evento bacana foi criado pela adorável Kalyn – desta vez hosted por Rinku do blog Cooking in Westchester.

Grão-de-bico ao alho com peixe ao cominho
adaptei do Off The Shelf: Cooking From the Pantry

3 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 alhos-porós em tirinhas
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano, bem picadinhas – usei limão verdinho
3 dentes de alhos fatiados
2 latas de 400g (cada) de grão-de-bico, escorrido e enxaguado
¼ xícara de salsinha picada
sal
pimenta do reino moída na hora

Peixe ao cominho:
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de cominho em pó
1 pimenta dedo de moça pequenina, sem sementes e picadinha – não tinha em casa
4 filés de 200g (cada) de peixe de carne branca e firme, cortados em pedaços – usei pescada branca
sal

Aqueça uma frigideira em fogo médio; acrescente o azeite, o alho-poró e as raspas de limão e refogue, mexendo ocasionalmente por uns 8 minutos ou até que o alho-poró fique dourado e levemente crocante. Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto. Junte o grão-de-bico e cozinhe por 5 minutos ou até que esteja tudo quentinho. Adicione a salsinha e o sal e misture bem.

Para fazer o peixe, aqueça uma frigideira em fogo médio, junte a manteiga, o azeite o cominho e a pimenta e refogue por 3 minutos. Arrume os filés de peixe na panela e cozinhe por 2-3 minutos de cada lado ou até que esteja cozido por dentro.

Coloque o grão-de-bico em pratos, arrume o peixe ao lado e sirva com fatias de limão.

Rend.: 4 porções

11 comentários:

Valentina disse...

O querida, acertou mesmo.amo grão de bico!!E a DH também.Os livros dela sempre trazem uma versão. Nem me convidastes pro almoço..never mind!!

Agdah disse...

Fiquei com fome agora. Qualquer dia desses vou tentar participar desses eventos na blogosfera.

Cris disse...

Hoje comi pouco porque estou resfriada, mas este prato me fez sentir uma fominha... :-)

Eli disse...

Grão de bico é mesmo maravilhoso! E esse pratinho está tudo de bom e mais um pouco. :)

Marcia da Paz disse...

adorei a receita, amo peixe e grão de pico, essa combinação sempre faz parte da sexta santa, vou experimentar a sua receita, ah outro dia vi um livro só de risoto, automaticamente lembre de vc q adora risoto bjs

Silvia Arruda disse...

Ebaaaa Amo grão-de-bico.. vou fazer só ele, com alho!! hehehe

Patricia Scarpin disse...

Tina, sempre lembro de ti, amiga querida. Da próxima vez faço especialmente pra vc! ;)

Agdá, eu acho que vc deveria, tem cada coisa boa no teu blog... :)

Cris, cuide-se! Espero vê-la bem logo!

Eli, nós e a febre de grão-de-bico, né? :)

Marcinha, eu amo risoto!! Depois me conta se fizer a receitinha.
Beijos!

Si, espero que goste!

Cláudia disse...

Patrícia, eu também adoro grão de bico e peixe. O seu prato está maravilho!

Bjos

laila radice disse...

Pat que acompanhamento barbaro pro peixinho...sempre seguido pelas batatas assim e assadas...amei! bjos

miki w. disse...

pati, até me animei a arriscar a fazer um dia desses depois de vc dizer que é fácil rs. como eu te disse, nunca fui muito dos peixes. acho q eles me metem um certo medo rs!

beijocas, miki

Ana disse...

Amo grao de bico e adoro tudo com alho, ai ai ai, essa sua receitinha deve ter ficado mais do q boa, quero fazer tbem Patricia!!! Yummm!
Ana