quinta-feira, abril 04, 2024

Brownies com chocolate ao leite e pecãs e uma cozinha de sonho


Brownies com chocolate ao leite e pecãs

Outro dia postei um story no Instagram de um tour em uma casa maravilhosa em Nova York com aquela brincadeira do “quando eu ficar rica, não direi nada, mas haverá sinais” e fiquei pensando nisso agora, escrevendo este post: eu realmente fiquei encantada com a casa, os ambientes eram belíssimos e bem decorados, tinha um jardim lindo (e nele eu faria uma horta, claro), sem contar que morar lá nesta situação pra lá de confortável seria mesmo um sonho. Mas eu sendo eu, claro que o que me chama mesmo a atenção nestes vídeos são as cozinhas: grandes, lindas, inundadas de luz natural e com aquela ilha imensa no meio com bastante espaço, aqueles fogões iguais aos da Ina e da Martha... Ai, ai. <3

 

Sendo eu uma pessoa que nasceu em um país tropical, mas que odeia o calor, a minha cozinha teria um ar-condicionado poderosíssimo, para que mesmo no meio do verão eu pudesse ligar o forno e fazer todas as receitas que eu quisesse sem a menor possibilidade de derreter. Poderia preparar um almoço agradável e saboroso sem ter que morrer cozida na hora de escorrer a água fervente do macarrão. Prepararia um jantar gostoso sem ter que me enfiar embaixo do chuveiro imediatamente em seguida.

 

Ah, sonhar é bom e não paga imposto, né? 😊 Depois que me empolguei novamente com a cozinha e me propus a manter o blog vivo (além da newsletter – já se inscreveu?), estou com uma lista enorme de receitas para testar, mas com o calor insano que fez nos últimos meses não deu mesmo. Quem suporta um verão que dura seis meses? Eu sofri e não foi pouco.

 

Ainda está abafado em São Paulo, mas semana passada o clima deu uma refrescada e eu corri ligar meu forno: preparei estes brownies e foi uma alegria imensa poder riscar uma receita da minha listinha. Se La Niña continuar cooperando, vocês verão muitas outras delícias por aqui em breve.  

 

Brownies com chocolate ao leite e pecãs

receita minha

 

- xícara medidora de 240ml


 1 xícara (110g) de pecãs inteiras

150g de chocolate amargo, picadinho ou em gotas – usei um com 64% de cacau

2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, picada

1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal ou refinado

3 ovos grandes, temperatura ambiente

1 colher (chá) de extrato de baunilha

2 colheres (chá) de Frangelico ou Amaretto – opcional

1 xícara (140g) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire

½ colher (chá) de sal

150g de chocolate ao leite, em gotas ou picadinho

 

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de metal retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte o papel também.

Coloque as pecãs em uma frigideira pequena antiaderente e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que elas fiquem tostadas: fique de olho, pois podem queimar rapidamente. Transfira para um prato e deixe esfriar completamente. Em seguida, pique grosseiramente.

 

Em uma tigela refratária grande, junte o chocolate amargo e a manteiga e leve ao banho-maria (em fogo baixo, sem deixar o fundo da tigela tocar a água) até que os ingredientes derretam. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o açúcar e misture com um batedor de arame, batendo bem – isso vai ajudar a formar a casquinha nos brownies depois de assados. Junte os ovos, um a um, e novamente bata bem a cada adição. Junte a baunilha e o licor (caso for usar).

 

Adicione a farinha, o cacau e o sal e incorpore-os usando uma espátula de silicone, misturando até obter uma massa homogênea. Incorpore o chocolate ao leite e as pecãs e misture bem. Espalhe na forma preparada e alise a superfície. Asse por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do brownie saia com migalhas úmidas. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

Corte em quadradinhos para servir.

 

Rend.: 24 unidades

4 comentários:

Anônimo disse...

Tão bom quanto o brownie, é o saboroso texto do prefácio que se transformando quando se percebe já te abraçou e te permite viver todas as sentimentalidades expressas da sua vivência com o ato de cozinhar!
Obrigado por partilhar.

Clarinha disse...

Que belos pedaços pecaminosos!

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/04/ovos-rotos.html

edna disse...

Estes sim são um sonho...
Parabens
Pena que pecãs nao são faceis de achar

Anônimo disse...

Adorei o texto, a idéia de pensar na perspectiva de um dia rica o que mudaria na minha rotina, adoro cozinhas também