Tuesday, May 22, 2018

Muffins de coco, mirtilo e chocolate branco e uma pergunta para vocês


Muffins de coco, mirtilo e chocolate branco

Este blog anda meio tristonho, meio sombrio ultimamente – tenham paciência com esta que vos escreve. Há horas em que quero falar sobre assuntos alegres e corriqueiros, como o melhor filtro solar para quem tem melasma ou o seriado novo que descobri (neste caso, é “Trust” e estou amando), e há horas em que quero expurgar os sentimentos ruins que vão se multiplicando dentro do coração, por mais que eu tente combater a sua existência.

No momento tenho um problema de espaço em casa e preciso me desfazer de parte da minha amada coleção de livros. Além do problema de onde colocar tantos livros, muitos deles já não me servem mais, infelizmente, seja por causa do meu pouco tempo para cozinhar (e quase zero tempo para doces), seja por causa da minha intolerância à lactose e restrição a leite de vaca – que, aliás, explicando melhor já que algumas pessoas me perguntaram: sim, eu posso tomar um comprimido de lactase para comer coisas com laticínios e vinha fazendo isso desde a descoberta do problema. Entretanto, estou enfrentando também outro problema de saúde, a alopecia (agora vai dando pra perceber o porquê de eu andar de teto baixo), e como o consumo de leite de vaca aumenta os níveis de dihidrotestosterona no organismo precisei cortar mesmo.

Minha ideia é vender parte dos livros, inspirada pela rapa que a Ana fez antes de se mudar do país. Vocês estariam interessados? Vou fazer uma lista para um próximo post e dividir com vocês, quem sabe dá certo?

UPDATE: a lista de livros à venda está aqui.

Enquanto isso não acontece, trago muffins: macios, fofinhos, perfumados e deliciosos. Os mirtilos entram sem graça na massa crua e saem do forno saborosas bolinhas de geleia.

Muffins de coco, mirtilo e chocolate branco
receita minha

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
¼ xícara (25g) de coco ralado sem adição de açúcar
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
½ xícara (120ml) de leite, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de leite de coco
½ tablete (100g) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (140g) de mirtilos, frescos ou congelados (não descongelar antes)
2/3 xícara (110g) de gotas de chocolate branco

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma forma de muffin com 12 cavidades com forminhas de papel.

Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o açúcar, o coco ralado, o fermento em pó e o sal. Reserve.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame o leite, o leite de coco, a manteiga, o ovo e a baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture com um garfo somente até incorporar os ingredientes – não misture demais ou os muffins ficarão duros; massa de muffin não é lisa como massa de bolo. Incorpore os mirtilos e o chocolate branco.

Divida a massa entre as forminhas – elas vão ficar bem cheias. Leve ao forno por 20 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem – faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos, e então remova os muffins com cuidado da forma e transfira para a gradinha. Sirva mornos ou deixe esfriar completamente.

Rend.: 12 unidades

25 comments:

Ana Cláudia Gomes Torres said...

Adoraria comprar um livro seu! Admiro seu blog há alguns anos, no entanto sou aquela leitora tímida que não participa muito haha. Aproveitando o raro contato, quero te parabenizar pelas receitas, pelas fotos e pelos textos, adoro a forma como escreve. Quanto aos problemas da vida, não se preocupe, todos nós passamos por eles, mas creia que eles passarão e terá vitória! Desejo tudo de bom! Beijos, fique com Deus!

Mirella Luiggi said...

Vai ficar tudo bem. Daqui a pouco essa fase ruim passa <3 Quis só deixar o meu carinho e um beijinho para você aqui nesse espaço que leio há tantos anos! :)

Lucas Ortigoza said...

Amei essa combinação de sabores nos muffins! ❤
E sim! Me interesso e MUITO!

Jeni Gutierres said...

Poxa, Pat, alopecia é algo que deixa mesmo para baixo. Minha sobrinha tem e tento animar ela. Ela considera raspar o cabelo, e eu apoio; ela vai continuar linda. Sobre os livros, achei ótima a ideia de vendê-los. Estou começando minha coleção culinária agora e pretendo aumentar. Se eu tiver uns seus, então, vou me sentir super orgulhosa dessa mini coleção, rs. Um abraço de quem te tem como inspiração.

Anonymous said...

Suas receitas são maravilhosas e tenho certeza que vc deve ter livros incríveis. Se eu conseguir comprar algum, vou ficar muito feliz. Tenha fé em Deus. Que Ele lhe dê paz e serenidade ��
Ligia Policiano

Anonymous said...

Olá Patrícia!
Tens um grande desafio pela frente: a intolerância à lactose, e a alopecia. Digo desafio, no sentido de aprender a lidar com isso, implicando mudanças nos nossos hábitos.
Relativamente aos livros, acredito que seja difícil selecionar os livros para manter e para vender. Se não houvesse um oceano pelo meio, candidatava-me à compra de alguns, mas os portes devem ser caríssimos.
A vida é feita de desafios, e há que superar os mesmos. Por isso, força que o caminho é para a frente!

Um grande beijinho,
Sara Oliveira

São Ribeiro said...

A serie ainda não mas vi o filme sobre esse caso e gostei muito.
Esses muffins com mirtilos ficaram lindos e imagino que uma delicia.

Sheila Franco said...

Lindona...fique firme. Essa é só uma fase e ela vai passar. Que os céus te concedam muita alegria, saúde, serenidade e amor.
Os livros são da área de gastronomia? 😊
Com certeza tem muita gente interessada.
Abraço forte.
Chiharu

Rita said...

Pati, acho que você deve ter livros incríveis, certamente muita gente terá interesse. Boa sorte nos ajustes, flor.

Letrícia said...

Acho que vai ser um sucesso, Pat. Talvez eu seja uma das compradoras - não dou certeza porque já comprei vários dos livros que você um dia recomendou por aqui ;-D

Beijos!

Barbara said...

Sim! anuncia seus livros! super interesse!

e melhoras para você. Ter problemas de saúde não é fácil. Mas ó... tente usar leite vegetal (aveia, amêndoas, arroz...) nas suas receitas. Ficam boas tb.

beijos

Dna Lôra said...

Ótima ideia!! Eu adoraria!!

Carla Kalluf said...

Oi, eu gostaria de ver os livros sim!

karla dani said...

Manda os livros!!

Heloisa Inoue said...

Esses muffins me lembraram uma outra receita sua que eu adoro :)

SObre os livros, pq não ?

Sobre vc: sei que vc vai descobrir novos sabores e vai ficar tudo bem :)

Beijão

Ana Affonso said...

Oi, Patricia. Tudo bem? Putz... seu blog fez parte da minha vida. Fases diferentes. Década eu acho. Minha vida mudou muito e a cozinha não faz parte dela como costumava fazer. Lembro de um dia chegar em casa de viagem e correr super feliz pra fazer uma torta de banana aqui do blog. Hoje só tem água na minha geladeira. Pareço outra pessoa. Acho que você também parece outra pessoa. É engraçado como realmente somos o que comemos. Fui feliz fazendo aquele brownie da Alice Medrich, a pizza sem massa da Nigella, batatas com parmesão (acho que essa nem você lembra), bolo de polenta, bolo de maracujá com amêndoas. Mas a vida mudou e eu não vejo mais tanta graça. Não vejo mais tanta graça em The Smiths! É isso. Me disseram hoje que sou exagerada e é verdade mas digo pras pessoas o que estou sentindo. Mesmo que a pessoa não me conheça. Obrigada por todas essas receitas.

Ingrid said...

O Google me avisou que desde 07/15 eu não entrava aqui no TK. E que surpresa boa ver que o blog continua ativo! Não sou muito da cozinha, mas gosto muito da suas dicas e seus textos, Patrícia. Boa sexta pra vc!

Unknown said...

Eu teria interesse sim!!

Amanda said...

Oi, Patrícia!!
São as fases da vida... Temos que nos adaptar e assim ampliar a perspectiva da vida!
Seria ótimo fazer um bota fora de livros!!
Vim aqui procurar aquela receita deliciosa de panqueca com cara de sábado e poderia sair com um livro!...

Raquel Pellicano said...

Querida,

Há anos acompanho o seu blog, dica de uma pessoa que trabalhou comigo. Já testei, provei e alterei várias receitas - e sou sempre feliz com o resultado que obtenho por aqui.

Nunca comentei nada pelo corre corre do dia a dia, mas imagino que uma mensagem doce ajude a melhorar o seu humor. Gostaria de te dizer que sou muito grata pelas receitas compartilhadas por você com tanto carinho! Elas já tornaram meus dias, muitas e muitas vezes, melhores.

CRISTIANE LARA said...

Oi Patricia ! Pode colocar a lista sim ! Eu me interesso pelos livros... E quanto à Alopecia, você sabia que há tratamentos com óleos essenciais que curam esse e outros problemas ? Mas precisa ser óleo essencial puro e não essências... Eu estou estudando Aromaterapia(iniciante) e você pode fazer uma receita e aplicar nos cabelos... É bem fácil e eu posso lhe passar, se quiser, claro ! Beijos e fique tranquila que esse problema você vai resolver... Fique bem. Bjs ;)

Unknown said...

Sim,adoraria comprar os livros que já não te servem mais. Força e coragem pra resolver os problemas é o que como leitora que adora seus textos e suas receitas te deseja de todo coração .

mais aqui said...

Receita muito boa gostei demais de conhecer seu site. Tem tudo que gosto.

Fernanda Yamato said...

Eu super estaria, Pat. Livros de culinária nunca são demais. rs

Grazi said...

Coleciono livros, conheço o problema de não ter onde guarda-los e no momento tenho pouco tem para ler e reler... mas fiquei triste por se desfazer do que adora.
Sobre a restrição alimentar... avalie a possibilidade de adaptar as suas receitas para incluir alimentos sem lactose, imagine se der certo? Poderá ficar diferente do original, mas podem ficar excelentes também, pense nisso....

Beijos

Related Posts with Thumbnails