Quando eu estava escolhendo e editando a foto do post de hoje fiquei pensando em quando e como me tornei fã de risotos e... Não consegui me lembrar. Não lembro qual foi o primeiro risoto que comi, nem de que sabor era, muito menos de quando fiz risoto em casa pela primeira vez.
Minha memória afetiva é bastante ligada às minhas comidas favoritas, mas não desta vez – não lembro de jeito nenhum. Pode ser que isso acabe acontecendo e o melhor jeito de exercitar meu cérebro é fazendo muitos risotos, certo? ;)
O risoto que lhes trago hoje combina brócolis e gorgonzola e fica uma delícia – perfeito para as noites mais fresquinhas que temos tido aqui em São Paulo.
Risoto de brócolis e gorgonzola
receita minha
- xícara medidora de 240ml
4 colheres (sopa) - 56g - de manteiga sem sal, uso dividido
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picadinha
sal
1 ½ xícaras (330g) de arroz arbóreo ou carnaroli
½ xícara (120ml) de vinho branco seco
200g de floretes de brócolis do tipo comum
5 xícaras (1,2l) de caldo de legumes caseiro, fervente
pimenta do reino moída na hora
150g de gorgonzola ralado grosseiramente ou esmigalhado se for macio
Em uma panela grande, aqueça metade da manteiga – 2 colheres (sopa) – e o azeite. Assim que a manteiga derreter, acrescente a cebola e salpique com um pouquinho de sal. Refogue, mexendo ocasionalmente, até a cebola ficar transparente. Junte o arroz e refogue por 2-3 minutos, mexendo, até que todos os grãos fiquem cobertos de manteiga/azeite. Junte o vinho e refogue até que evapore. Acrescente os floretes de brócolis, seguidos de 1 concha de caldo quente, e vá mexendo até que o caldo quase seque. Acrescente outra concha de caldo e vá mexendo novamente até que ele quase seque – vá repetindo o processo até que o arroz fique al dente, o que vai levar cerca de 20 minutos (talvez você não use todo o caldo). Os floretes de brócolis vão se desmanchando aos poucos, deixando o arroz “sardentinho” de verde – delícia! Tempere com sal e pimenta – não exagere no sal, pois o gorgonzola é salgado.
Quando o arroz estiver al dente, acrescente o gorgonzola e o restante da manteiga e misture. Prove e acerte o sal se necessário, tampe a panela, aguarde 2 minutos e então sirva.
Rend.: 4 porções
sexta-feira, maio 12, 2017
Risoto de brócolis e gorgonzola
Marcadores:
arroz,
arroz arbóreo,
brócolis,
caldo de legumes,
gorgonzola,
legumes,
queijo,
risoto,
vegetariano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Estou passando pelo mesmo que você, não sei quando comecei a gostar e quero comer toda semana. Só dei o azar da minha família não gostar muito, mas me dou o prazer às vezes rs. Com certeza farei a receita, amo brócolis, e tô aprendendo a gostar de gorgonzola (quem sabe agora me apaixono?!).
Obrigada por conlartilha conosco tanta coisa boa, abraço.
Adoro risotto. Belíssimos ingredientes, levo comigo a receita.
Beijinhos e uma boa semana,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/queques-de-chocolate.html
Eu amo risoto, sempre que a vida aperta, penso em comer um prato quentinho deles para me confortar. Tenho o mesmo afeto com polenta. HUauhehsa, vai entender, ne? Esse de brócolis parece maravilhoso. ;)
Beijos!
Eu AMO risoto, eu faço um de açafrão e queijo gouda que fica delicioso!!! Aqui em casa eu não canso de fazer. Meu pai faz um de frango com legumes maravilhoso também, no estilo "fazenda do interior" kkkkk
Não sou muito fã de gorgonzola, o sabor fica muito acentuado?
Sara Otoni, eu também amo risoto, menina! E acho tão versátil, dá para usar tantos sabores diferentes!
Obrigada a você pelo comentário, um beijo!
Sara, eu te entendo demais, querida - quando estou pra baixo faço arroz doce ou brigadeiro, vai vendo. :)
Beijo!
Amanda, eu também adoro risoto! Sim, dá pra sentir bem o sabor do gorgonzola, mas nada impede que você faça o risoto e troque o queijo, tenho certeza de que vai ficar uma delícia também!
Beijo!
Fiz hoje o risoto, uau!!! Q delícia. Obrigada pela receita.
Fiz hoje o risoto, uau!!! Q delícia!!! Não coloquei sal em nenhum momento, o sal do caldo de legumes c o gorgonzola já foi suficiente.
Rosiana, que bom que você gostou! Tenta usar caldo sem sal da próxima vez, tenho certeza de que ficará ainda melhor!
Fiz ontem e que delícia! Já tinha provado essa combinação em molhos de massas, mas nunca no risoto. O ponto de cozimento do brócolis fica perfeito, al dente, e cozido nos sucos divinos do risoto. Ao mesmo tempo, a proporção é ótima: o gorgonzola não se sobressai e domina o prato. Ainda tem um quê de comida conforto. Definitivamente farei mais vezes.
+ E que coincidência feliz que, quando joguei no Google, seu blogue foi o primeiro que apareceu! Sou fã já tem alguns anos e fiz várias das receitas doces, mas essa foi a primeira salgada.
Isa, querida, que delícia ler o seu comentário! Que bom saber que você gostou da receita e amei o seu nível de detalhamento sobre ela! Muito obrigada e um beijo enorme!
Postar um comentário