quarta-feira, maio 25, 2016

Bolo de cream cheese e mirtilo

English version

Cream cheese and blueberry cake / Bolo de cream cheese e mirtilo

Ando ocupada na cozinha, testando receitas para o livro e também para o blog, mas nos últimos dias não me sobrou tempo para sentar e escrever um post novo – fiquei horas na frente do computador, mas foi trabalhando feito louca, para trazer o bacon para casa. :D


E falando no livro, obrigada a todos pelo apoio – que delícia ler os comentários de vocês! Tanto aqui quanto nas redes sociais – foi como me sentir abraçada o tempo todo! Obrigada por serem tão queridos. <3

Há uns dois finais de semana (acho) estava viajando em mil receitas Internet afora quando de de cara com o bolo de mascarpone e amora da Emiko Davies – que coisa mais linda! Fiquei com vontade de roubar uma fatia pela tela, mas como isso (ainda) não é possível fui para a cozinha e fiz a minha versão do bolo dela, usando um pote de cream cheese que estava implorando para ser consumido e uns mirtilos congelados. O resultado foi um bolo incrível que agradou quem o provou.

Bolo de cream cheese e mirtilo
um tiquinho adaptado do lindo blog da Emiko Davies

Compota de mirtilo:
1 xícara (140g) de mirtilos – usei congelados, sem descongelar antes
2 colheres (sopa) de açúcar cristal

Bolo:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
½ xícara (100g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja grande
½ xícara (113) de manteiga sem sal, amolecida
180g de cream cheese, amolecido
2 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 ½ colheres (chá) de Cointreau (opcional)

Comece preparando a compota de mirtilo: coloque os mirtilos em uma panelinha, junte o açúcar e leve ao fogo médio-alto, mexendo ocasionalmente, até o açúcar dissolver e os mirtilos começarem a soltar suco, 5 minutos. Amasse os mirtilos com as costas da colher conforme for misturando. Deixe esfriar completamente.

Prequeça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 5 ½ xícaras de massa, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de laranja e esfregue com as pontas dos dedos até que o açúcar fique aromatizado. Junte a manteiga e o cream cheese e bata até obter um creme claro e fofo – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha e o Cointreau (se for usar). Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e bata somente até incorporar – não bata demais.

Despeje a massa na assadeira e alise a superfície. Cubra com os mirtilos, mas não use todo o caldo que eles soltaram (para que o bolo não fique encharcado). Com uma faca sem ponta, marmorize levemente a massa do bolo com os mirtilos. Alise novamente a superfície sem misturar demais.
Asse por 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriarna forma por 20 minutos, e então desenforme com cuidado usando o papel para retirar o bolo da forma. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente. Remova o papel com cuidado e sirva.

Rend.: 8 porções

8 comentários:

Amanda N. disse...

Olá Patrícia,
Adorei a notícia de que você irá lançar um livro! O Universo e nós, que acompanhamos o blog, estamos conspirando a favor do seu projeto :)
Acompanho o Technicolor Kitchen há muitos anos e tenho certeza de que assim como o blog, o livro será lindo e com ótimas receitas, mas agora, com receitas suas! Que maravilha!

Rebecca de Sá disse...

Que bolo lindo, querida! Deu vontade de fazer aqui também. <3

Marcella Preta ;) disse...

Um sonho: sentar com você, um pedaço de bolo seu e uma xícara de café. <3

Anônimo disse...

Parece delicioso...

Unknown disse...

Adorei a receita ! Fiz sexta feira
Única coisa que eu e minha mãe somos forminguinhas, farei de novo mas com mais açúcar :)
beijão

Patricia Scarpin disse...

Amanda, querida, obrigada pela torcida! Vou precisar de todo o pensamento positivo que puder conseguir. <3
Bj!

Ma, querida, eu adoraria sentar contigo para um café, seria incrível!xoxo

Helô, que bom que vc gostou! E sim, ajuste conforme o seu paladar, querida. Beijo!

Jéssica disse...

Essa é uma hora que daria tudo para ter um pouco de mirtilos em casa e testar a receita. Bolo lindo! Parabéns pelo blog e livro :)

Anônimo disse...

Fazendo esse bolo divo em 3, 2, 1.... E haja o que houver, posto uma foto "a la Patrícia Scapin" depois!!! Ansiosa pelo livro!!!!
Meire Rioto