segunda-feira, junho 30, 2008

Pão torcido com recheio de chocolate

English version

Danish chocolate-streusel-swirled coffee cake

Computadores podem ser e são usados de várias maneiras diferentes, boas e ruins. São uma parte constante na vida da maioria das pessoas e, muitas vezes, extremamente necessários.

Uma vez estava conversando com a Fátima (minha empregada) sobre isso e ela me disse que as suas duas filhas – uma tem 15, a outra, 13 – estavam pedindo um computador havia tempo. Eu disse a ela que um computador poderia ser algo muito bom para as meninas: elas poderiam usá-lo para pesquisas, trabalhos escolares... E aí ela me respondeu que a única coisa que as duas queriam pesquisar era o Chris Brown. :)

Como muitos de vocês, uso o computador tanto para o trabalho quanto para o lazer; é uma ferramenta ótima para conhecer pessoas do mundo todo – pessoas que amam cozinhar e compartilhar receitas.

A doce e talentosa Dita é uma amiga que fiz no Flickr. Ela tem fotos lindíssimas e receitas deliciosas tanto quanto em seu blog. Recentemente, ela fez o pão entrelaçado de maçã e especiarias que postei dias atrás. E ficou maravilhoso! Para tornar tudo ainda mais divertido, ela também preparou um vídeo!

O pão da Dita ficou tão bonito que me inspirou a fazer mais um do tipo coffee cake. Peguei a receita aqui e amei tanto que imediatamente comprei o livro. O rendimento é muito bom – 2 pães gigantes – por isso, arrume companhia ou faça só meia receita.

Danish chocolate-streusel-swirled coffee cake

Pão torcido com recheio de chocolate
doCoffee Cakes: Simple, Sweet, and Savory

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 ¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
¼ xícara (60ml) de água morna (41 a 46ºC)
1 pitada + 6 colheres (sopa) de açúcar
12 colheres (sopa) - 168g – de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de baunilha ou ½ colher (chá) de cardamomo em pó – usei cardamomo
3 ovos grandes
4 ½ a 5 xícaras (630 a 700g) de farinha de trigo
1 xícara (240ml) de leite integral morno (41 a 46ºC)

Recheio streusel de chocolate:
2/3 xícara (134g) de açúcar
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) - 42g – de manteiga sem sal, gelada, em cubinhos pequenos
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

1 clara de ovo, batida até espumar
3 colheres (sopa) de amêndoas em lascas – usei avelãs picadas

Prepare a massa: numa tigelinha, coloque a água morna e salpique o fermento sobre ela. Acrescente a pitada de açúcar, misture bem para dissolver e deixe espumar (cerca de 10 minutos).

Na tigela da batedeira (ou numa tigela grande, caso vá bater com uma colher de pau), bata as 6 colheres (sopa) de açúcar, a manteiga, o sal e a baunilha/cardamomo até obter um creme leve. Junte os ovos e bata bem. Adicione 1 xícara (140g) de farinha e bata novamente, até ficar homogêneo. Adicione o leite e aos poucos 2 xícaras (280g) de farinha, sendo uma a uma, batendo bem. Junte o fermento e misture. Vá juntando, aos pouquinhos, a farinha restante (1 ½ a 2 xícaras) até formar uma massa macia. Vire-a numa superfície levemente enfarinhada e sove até obter uma massa macia e elástica, 8-10 minutos. Transfira-a para uma tigela grande, untada com manteiga, vire-a para que fique amanteigada dos dois lados, cubra com filme PVC ou um pano de prato limpo e úmido. Deixe crescer em um lugar livre de correntes de ar até dobrar de tamanho, 1 hora e meia.

Agora, o recheio: coloque o açúcar, a farinha, a manteiga, o cacau e a canela no processador e pulse algumas vezes até obter uma farofa – você pode fazer isso numa tigela e usar duas faquinhas para misturar a manteiga aos ingredientes secos.

Finalize o pão: dê um soquinho no centro da massa e vire-a numa superfície levemente enfarinhada. Sove por 1 ou 2 minutos, para deixá-la macia. Divida-a em duas partes iguais. Abra uma das metades com um rolo até obter um retângulo de 25x35cm. Espalhe metade do recheio sobre a massa. Enrole-a como se fosse um rocambole e coloque-a numa assadeira grande, untada com manteiga, com a emenda virada para baixo. Faça a mesma coisa com a outra metade de massa.

Com tesouras limpas, corte cada rolo de massa em intervalos de pouco menos de 2cm, cortando até ¾ da massa (sem atravessar completamente):


Vá torcendo cada parte cortada, sendo uma para cada lado, até deixar a parte com o recheio virada para cima – como podem ver, minhas habilidades motoras não me ajudaram muito nesta etapa da receita:


Cubra com filme PVC ou pano de prato seco e limpo e deixe crescer novamente, por 45 minutos.

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Pincele os pães com a clara de ovo e polvilhe com as amêndoas. Leve ao forno, reduza a temperatura para 160ºC e asse por 30 a 35 minutos, ou até que esteja bem dourado. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente. Corte em fatias de pouco menos de 2cm para servir ou embrulhe bem e congele por até 2 meses.

Rend.: 2 filões grandes

Danish chocolate-streusel-swirled coffee cake

22 comentários:

Marizé disse...

O toque do cardamomo no cacau deve ser sublime. Adorei.

Bj

Tina Lopes disse...

"2 filões"... fazia tempo que eu não ouvia/lia isso. Saudade do interior de sumpaulo. Bjk
(pão com chocolate eu não vou nem comentar)

Gourmandisebrasil disse...

Confesso que adoro internet! Dificilmente passo um dia sem verificar e-mail. Aliás a maioria dos amigos me enviam e-mail ao invés de ligar (meu horário de trabalho é não-convencional, via e-0mail todos me encontram).
Seu pão está mesmo lindão! Gosto da combinação de cardamomo e chocolate.
bjo,
Nina.

Bia disse...

patrícia, postei um coment no teu bolo branco mas só depois vi que o post era de 2006... para vc ver segue aqui:
Oi Patrícia.
menina fiz esse bolo no final de semana e foi sucesso garantido. Você tem razão, ele é um bolo coringa para ser usado sempre. Quando postar te aviso e ponho seus créditos. :-)

ahh... sei que todo mundo pediu a receita de pasta americana... se aparecer mais uma vc se importa??? Tenho um monte de corantes aqui e acho que todos os ingredientes básicos mas nunca experimentei... sou louca pra fazer...me ensina vai...
biamlg@yahoo.com.br

beijos e obrigada

Leila disse...

Patricia, teu pao ficou tao lindo que fiquei namorando as fotos por um bom momento.
estou fazendo um trial e nao estou comendo nada que leva wheat. estou me sentindo bem melhor mas nao conseguiria dizer nao para um pao desses.
beijinhos

Agdah disse...

Por um segundo, eu pensei que Chris Brown só podia ser irmão de Carlinhos Brown. Enfim, voltando ao que interessa, ai quem me dera ter uma Fátima aqui...

Laurinha disse...

Cardamono e chocolate só experimentei no pão de mel........acho que fica muito bom.

Reli e acho que o pão deve ter ficado ótimo também, qq dia experimento!

Beijinhos

Bia disse...

vc tem razão Patrícia, nem procurei direito.
Olha, postei lá no Trivial o bolo que eu fiz com a sua massa.

obrigada pela atenção.

abs.

Pimenta disse...

so agora descobri seu blog e adorei este rolo ficou lindo

Clumbsy Cookie disse...

Ai Patricia fiquei com tanta água na boca que estou sem palavras!

Marcia disse...

Eu vivo ligada no computador, principalmente por causa do trabalho. Nos finais de semana, faço força para não checar os e-mails a cada 5 minutos. ;D Chocolate com cardamomo é uma combinação fantástica! O pão ficou lindíssimo... Bjs, e boa semana!

Elaine Beneduzi disse...

Patrícia,
O computador é uma ferramenta imprescindível nos dias de hj. É capaz de realizar maravilhas (como conhecer pessoas bacanas como vc), mas se não usado com parcimônia pode nos privar de viver e conviver com pessoas queridas.
A frase "a diferença entre a vacina e o veneno é a dose" diz tudo!

Sobre o pão, além de lindo ele parece ser delicioso!

bjo.
Elaine

Axly disse...

Ai, ai, ai meus pecados!
E eu não tenho ovos suficientes pra fazer a receita agoraaaaaaaaa... buaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Só por que fiquei inspirada, uma hora dessas.
Huahuahuahuahua...
Mas não desisto, vou deixar essa receita anotada^^
Kisss!

laila radice disse...

pat anda fazendo maravilhas....vc esta de parabens querida, acada vez mais interessante e belas suas receitas!! bjs

Luciana Macêdo disse...

Quando vi as fotos já me interessei, quando li a receita fiquei louca para fazer esta delícia. A combinação de cacau e cardamomo é realmente muito bom, e ainda tem as amêndoas...o resultado sópode ser maravilhoso.

Visitei rapidamente o blog da Dita,parece ser feito com muito capricho e ter coisas deliciosas, vou voltar.

Bjs!

Iliane disse...

ficou lindo seu pão..e..as fotos todas..um espetaculo..

Letrícia disse...

As fotos estão fantásticas! Deu (muita) água na boca...

Beijos!

Srta.T disse...

Nossa, deve ser bom demais! Duro que não tenho nem batedeira, nem tempo... só posso com as receitas rápidas, mas adooooro cozinhar. Aquele carbonara de forno rola ainda essa semana! Blog fino adorei! Beijo.

Silvinha disse...

Eu sou um tanto viciada em internet... mas, assim, conheci você, e que enorme prazer!

Seu pão ficou lindo! Estou precisando de uma faca decente para poer fazer esses cortes...

Beijos

ps: alguém falou que pensou que o Chris Brown poderia ser irmão do Carlinhos Brown... Eu pensei no Charlie Brown... :P

Akemi disse...

Também não sei ficar muito tempo longe da net e boiei quando vc citou o Chris Brown! rss
Olha só, suas receitas fazendo sucesso até no Kwait! As fotos de sua amiga são realmente estonteantes! Assim como sua trança de chocolate! Sua cozinha anda a todo vapor, não, amiga? Que bom para todas nós! ;-)
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Marizé, não pensei duas vezes na hora de optar entre ele ou baunilha.
Beijos

Tina, eu uso o tempo todo. Lá no Sul (em SC) também falamos assim. ;)
Beijos, querida!

Nina, também não consigo ficar sem.
Um beijo pra vc!

Bia, adorei saber que gostou do bolo, e ficou bem bonito!

Leila, você é muito querida, obrigada!
Boa sorte com o teu trial.
Beijo!

Agdá, morri de rir com o teu comentário, menina.

Laurinha, fica sim! E a canela complementa lindamente.
Beijo!

Bia, imagina! Não precisa agradecer.

Pimenta Rosa, obrigada!

Rita, obrigada, querida!

Marcia, faço idéia, pois sou assim. :)
Beijos!

Elaine, você está coberta de razão.
Beijos!

Axly, então faça-o hoje. ;)
Beijo!

Laila, que bom que você pensa assim, pois é recíproco, amiga.
Beijoca!

Luciana, faça sim, acho que você vai gostar!
E a Dita é um doce de pessoa.
Beijos!

Iliane, obrigada!

Lê, obrigada!
Beijos!

Srta. T., que bom que veio me visitar, obrigada!
Tem coisas bem rápidas e fáceis, as batatas que postei há uns dias são ótimas.
Um beijo!

Silvinha, você é um doce, obrigada! Também fico feliz por ter lhe conhecido, querida!
Ah, use uma tesoura. ;)
E Charlie Brown... Chorei de rir.
xoxo

Clarice, minha amiga querida, fico tão feliz sempre que vejo um comentário seu, afinal de contas o seu blog é tão importante na história do TK!
Essa semana vai ter aniversário por aqui... ;)
Beijo!

Axly disse...

Eu fiz o pão!!!
MARAVILHOSO!!!
Amei, menina, e como rendeu... ficaram dois monstros de grandes, huahuahuahuahuahua...
Pena que estou sem camera pra tirar fotos.
Mas muuuuuuuuuuito obrigada por dividir essa receita magnífica!
Kisss^^