sexta-feira, junho 06, 2008

Madeleines de especiarias

English version

Spiced madeleines

Desde o início do blog tenho experimentado vários ingredientes novos e diferentes. Nem consigo mais listá-los – é muita informação para a minha pobre memória juntar.

Um dos ingredientes é a pimenta-da-jamaica. Já a vira em diversas receitas mas ela só estreou em minha cozinha semana passada, quando fiz estas madeleines leves e fofinhas. Para uma fã de especiarias como eu, já não era sem tempo.

Falando em “estrear” e “fã”, assisti a “Sex and the City” no final de semana e simplesmente amei! Mal podia esperar para ver o filme – tenho todas as temporadas em DVD e já vi cada episódio 3,4 vezes; gosto ao ponto de saber várias falas de cor... :)
Todas as garotas são fantásticas, mas a Samantha ainda é a minha favorita – além de ser a mais engraçada, ela é a mais bonita. E a mais velha!

Spiced madeleines

Madeleines de especiarias
daqui

- xícara medidora de 240ml

6 colheres (sopa) – 84g – de manteiga sem sal derretida + 1 colher (sopa) de manteiga derretida para untar a forma
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de cardamomo em pó*
¼ colher (chá) de noz-moscada em pó, de preferência moída na hora
1/8 colher (chá) de pimenta-da-jamaica
1 pitada de sal
¼ xícara (50g) de açúcar granulado
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
2 ovos grandes
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

1 forma para madeleines com 12 cavidades de 7,5x5cm

Pré-aqueça o forno a 200ºC – você vai usar a grade central para assar as madeleines. Pincele a forma com a manteiga derretida e leve-a à geladeira por 5 minutos. Pincele a forma novamente e refrigere-a enquanto prepara a massa.

Peneire a farinha, o fermento, as especiarias e o sal numa tigela. Reserve.

Junte os açúcares e os ovos numa tigela e misture bem com um fuê. Adicione os ingredientes peneirados e misture até combiná-los; acrescente a manteiga derretida – as 6 colheres (sopa) – e misture até incorporar.
Despeje a massa nos buraquinhos da forma até estarem 2/3 cheios. Asse por 5 minutos, reduza a temperatura do forno para 175ºC e asse até que as madeleines estejam macias ao toque e levemente douradas nas beiradas (4 a 6 minutos).
Desenforme-as numa gradinha e deixe esfriar por 15 minutos.
Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

*a receita original pede coentro em pó; preferi usar cardamomo

Rend.: 12 unidades – consegui 12 como as das fotos + 15 das pequenininhas (da forma mais tradicional de madeleine)

Spiced madeleines

29 comentários:

Clumbsy Cookie disse...

Lindas Patricia, como sempre. Eu vou amanhã ver o "Sex and the City", também adorava a série. As madeleines devem ser super aromáticas com esta mistura de especiarias!

Danielle disse...

ola!
amei de paixão seu cantinho.. não conhecia!
ja guardei para voltare sempre! bjs dani

Beatriz Belliard disse...

estao lindissimas, e com todas estas especiarias, so imagino o cheirinho saindo do forno, hmmmm !! beijinhos

Eli disse...

Patrícia falar que estão lindas é chover no molhado né amiga?! Agora o uso da pimenta da jamaica eu amei e todas as outras especiarias, fiquei realmente encantada!

Laurinha disse...

Devem ser fantásticas!!! Estou aqui imaginando o perfume...
nunca usei as sementes ou mesmo o coentro em pó em doces... fiquei intrigada/curiosa!
Lindas!
Beijinhos,

Axly disse...

Ficaram lindas, todas fofinhas. Gostei!
Eu nunca assisti Sex and the City! Devo ser de outro mundo, huahuahuahuahuahua...
Mas acredito que iria gosta muito.
Kisss^^

Agdah disse...

Menina, eu nunca assisti não, mas ouço falar muito nesse seriado. O problema aqui é tempo e Além do mais, Barney e Elmo têm a preferência nas horas vagas. Sua Alteza não dá trégua.

Marcia disse...

Patricia, quanta coisa gostosa vc tem colocada no blog! Suas aventuras pelo spice world me incentivam a ser mais ousada no meu baking... Bj

Luciana Macêdo disse...

É bom quando uma receita aguça a curiosidade e fico imaginando o aroma, o sabor a crocância...
Ainda não achei as forminhas de madeleines para comprar aqui em Bsb, vou pedir na net, aí vou ficar satisfeita e matarminha curiosidade.
Bjs!

Tina Lopes disse...

Nem vou comentar as madeleines, lindas cheirosas maravilhosas blablabla de sempre. Mas sobre as meninas do SATC: eu também tenho todos os DVDs mas estou meio sem vontade de ir ao cinema. Pelo que li até agora parece que o SEX foi substituído pelo LOOK. Enfim, sinal dos tempos. Mas se vc gostou já é uma boa referência. Bjk

Pitadasdilu disse...

Ainda não comprei as forminhas, mas já tá na listinha. Que maravilha ficaram tuas madeleines, imagina o sabor...
Bjos, Lú.

Marizé disse...

As especiarias são fascinantes, a pimenta da jamaica está entre as minhas favoritas pela versatilidade doce /salgado.
Lindas estas madeleines.

Bj

Anônimo disse...

Olá, sou nova aqui, estou gostando muito das suas receitas, visite meu blog também, é novo mas já tem alguma coisinha!
Um abraço

Silvinha disse...

Sniff... essas eu não vou fazer... não sou chegada em pimenta :(

Mas as fotos estão de babar!!! (como sempre)

A minha favorita é a Charlotte! Devo ser a ùnica que prefere ela! risos

laila radice disse...

fico smepre frustrada a ver as madeleines..queria tanto faezr...ms as benditas forma simpossiveis de se achar....

as suas estao divinas..com tantos pergfumes...

e o filme estou doidinha pra ver... mas no interoiorrrrrrrrrrrrr é dificil chegar!! bjs

Letícia disse...

Olá Patricia, eu vivo pelo seu blog, ele é muito bonito e tem receitas ótimas. Peguei aqui a receita de um bolo de limão siciliano com laranja e queria sua permissão para colocar o original no meu blog, pois fiz o meu com algumas alterações e queria ter no meu blog a receita que me inspirou.
Aguardo resposta, um bjo
Letícia

Anônimo disse...

Patrícia,

Também gosto muito de especiarias e essas madeleines parecem deliciosas... Dia desses vou fazê-las.

bjo.
Elaine

Akemi disse...

Patricia, fiquei a suspirar imaginando o sabor destas madeleines! Um doce/ardidinho irresistível certamente! Tenho todas as especiarias mas estamos com falta de manteiga no momento. Não se acha em mercado algum nem pela internet, acredita? Mas tão logo, encontre, vou testar esta receita! Beijos

Letícia disse...

Bom dia Patricia, obrigada pela resposta rápida, vou postar hje mesmo. Um beijo

Patricia Scarpin disse...

Rita, me conta depois o que achou do filme?

Danielle, que bom que gostou, obrigada!
Beijo!

Bia, ficaram bem perfumadas, sim!
Beijos!

Eli, também adorei a pimenta-da-jamaica, querida.

Laurinha, também não usei, preferi o cardamomo. :)
Beijos!

Axly, ficaram porosas e bem fofinhas, sim!
E "Sex and the City" vicia, pode acreditar. :)
Beijos!

Agdá, eu imagino, amiga. Na época da minha irmãzinha, sofríamos do mesmo mal. risos
Mas o seriado é bom demais, dê uma espiada quando puder.

Marcia, que bom que está pensando nisso! Beijos!

Luciana, pode tentar fazer em forminhas de empada ou muffin!

Tina, o LOOK sempre foi algo chave no seriado, então não poderia deixar de ser assim no filme. Sou fãzoca e amei tudo, recomendo!
Beijo!

Luciana, obrigada!
Beijo!

Marizé, o perfume das especiarias é algo maravilhoso, não?
Beijos!

Aninha, obrigada pela visita!
Um beijo!

Silvinha, mas não tem gosto de pimenta the way we know it, sabe? Experimenta, amiga, pode confiar. :)
E a Charlotte é a segunda da minha lista, adoro!!

Laila, faz na forminha de empadinha, amiga!

Letícia, obrigada por pedir, quanta delicadeza. Vou adorar ver o seu post.
Beijo!

Elaine, espero que goste!

Akemi, querida, vou torcer para este problema da manteiga passar logo, afinal de contas você precisa dela para fazer aquelas receitas maravilhosas!
Beijo, querida!

Letícia, pode deixar que vou lá ver!

Sabrina disse...

Eu morro de vontade de comer madeleines, nunca fiz pois não tenho as formas, teria uma outra alternativa para que não tem essas lindas forminhas? Eu Amo Sex and the City também, não vejo a hora de assistir.
Beijos

Fabrícia disse...

Querida Patrícia com todas essas especiarias suas madeleines só podem daqueles de se comer de joelhos....miam.
Bjs.

Anônimo disse...

Patrícia, parabéns pelo Technicolor. É bastante technicolor, mesmo !
E eu passei par te avisar que linkei o teu blog ( com a tua opinião sobre um Frango com leite de côco) lá no meu, num post sobre o Inter-Blogs com o Quiche da Luna( inclusive, a Fabrícia vai participar e a Marizé já é quase a nossa madrinha !). Acho que não tem problema, né ?

Unknown disse...

Pat! Temos mais uma coisa em comum. Sou viciada em "Sex and The City". Tenho todas as temporadas e ainda assisto quando passa na TV!! Vou amanhã assistir ao filme com a minha melhor amiga (os maridos não querem ir nem pintados). Estou louca pra fazer as Madeleines. Tenho que comprar uma fôrma. beijos!! Marianna

Clumbsy Cookie disse...

Só passei para dizer que ADOREI o Sex and the City! Agora quero mais!!!!!!!!

Patricia Scarpin disse...

Sabrina, já vi gente que fez em forminha de muffin, enchendo pouco cada cavidade. Mas daí tem que se ficar atenta ao tempo de forno!
Beijo!

Fabrícia, que bom que gostou, querida.
xx

Eduardo, eu vi e gostei muito, obrigada!

Mari, tá vendo? Mais uma coisinha. :)
Também vejo tudo quanto é reprise, adoro!
Beijo grande!

Cris disse...

Adoro o perfume da pimenta-da-jamaica,o allspice, e sabe que ele é ótimo para decorar também, já usei para fazer olhinhos em algumas receitas minhas. Bjs!

Cris disse...

Faltou dizer que adoro madeleines!!!

Letrícia disse...

Depois de mais de um período longo sem tempo para nada, finalmente estou conseguindo passear pelos blogs amigos. E já estou ficando sem jeito, pois todos os comentários que faço no seu blog são parecidos: "Que lindos! E devem estar deliciosos!". Mas fazer o que, se tudo que você faz é assim? ;-) Beijos!