segunda-feira, junho 16, 2008

Marshmallows de maracujá

English version

Passion fruit marshmallows

Trabalhei como professora por 2 anos e meio. Como lecionava à noite, quase todos os meus alunos eram adultos. Eram pessoas doces, queridas e muito esforçadas e trabalhar com eles era maravilhoso.
Um dia, dois meninos mórmons visitaram a escola e se ofereceram para dar uma palestra aos alunos, para que estes pudessem praticar o inglês. Eles nos contaram sobre a missão aqui no Brasil, as pessoas que haviam conhecido, os lugares visitados. E isso pode ser uma surpresa para vocês, mas me lembro direitinho dos comentários deles a respeito das comidas. :)

Entre outras coisas, os meninos estavam completamente loucos por guaraná e suco de maracujá. Eles disseram aos alunos que não sabiam como sobreviveriam sem as bebidas uma vez que estivessem de volta aos EUA.

Maracujá é uma das minhas frutas favoritas e seu sabor e perfume são inebriantes. Marshmallows feitos com suco de maracujá? Não dava pra deixar passar.

A Lindsey, cujo marido é brasileiro, como eu, adora suco de maracujá. E acho que ela vai adorar os marshmallows, também.

Passion fruit marshmallows

Marshmallows de maracujá
da Australian Gourmet Traveller

açúcar de confeiteiro, para polvilhar*
180ml de suco de maracujá, peneirado (cerca de 10 maracujás) – usei concentrado, de garrafa
20g de gelatina em pó, incolor e sem sabor
500g de açúcar refinado
2 claras
1 pitada de sal

Unte generosamente uma forma rasa de 17,5x25cm e polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro.
Misture o suco de maracujá e a gelatina numa tigelinha e reserve.

Coloque o açúcar refinado e 250ml de água numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo até o açúcar se dissolver; aumente para o fogo médio e deixe ferver por 5-10 minutos, sem mexer, até que a mistura atinja a temperatura de 125ºC (use um termômetro culinário). Retire do fogo, adicione a mistura de maracujá à calda de açúcar – com cuidado, pois sairá vapor da panela – e misture para dissolver a gelatina.

Na batedeira, bata as claras em neve e o sal até espumar. Vá acrescentando a mistura de maracujá aos pouquinhos, sem parar de bater (velocidade média), até que dobre de volume; passe para a velocidade baixa e deixe bater até a mistura chegar à temperatura de 40ºC.
Despeje na assadeira preparada (se necessário, alise a superfície com uma espátula levemente untada com óleo) e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Deixe em temperatura ambiente por 3 horas ou até que esteja firme.
Com uma faca bem afiada, corte quadradinhos de 2,5cm e passe-os por açúcar de confeiteiro – virei o marshmallow todo numa tábua forrada com papel manteiga e ficou mais fácil cortar os quadrados.
Guarde em um pote hermético, intercalando os quadradinhos com papel manteiga, em temperatura ambiente por até 2 semanas.

* a receita original pedia um ingrediente chamando “snow sugar”, que é descrito como um açúcar de confeiteiro com gordura que impede a absorção de umidade pelo açúcar (o que faz com que ele não dissolva). Usei açúcar de confeiteiro comum e funcionou.

Rend.: 54 unidades – usei uma forma de 15x25cm e consegui uns 70 marshmallows pequeninos

19 comentários:

Ana disse...

Nossa, devem ser deliciosos!
Ha tempos eu quero fazer marshmallows em casa mas ainda nao me arrisquei. Preciso porem um dia tentar pois marshmallows caseiros sao bem mais gostosos, ne Patricia?
Meu filho adora marshmallows, acho q ele ia gostar desses seus tbem! (aqui em casa todo mundo eh fa de maracuja e quando vamos ao Brasil meu pequeno se esbalda tomando o suco da fruta!)
Beijos!
Ana

Silvia Arruda disse...

Confesso que marshmallows não chamam muito minha atenção, mas fiquei curiosa o sabor destes, de maracujá, uma das minhas frutas prediletas.

Akemi disse...

Estas nuvenzinhas devem ser uma delícia, ainda mais de maracujá! Vou fazer em breve!

laila radice disse...

Pat eu quero, eu quero e eu quero!!!

adore e farei, pode acreditar!!

agora será q o snow sugar não é o impalpável, não tem gordura mas sim amido talvez ajude um pouco mais!! bjs

Odete disse...

Meu marido gringo tambem adora maracuja. Porque eh bom mesmo neh. Agora essa novidade nunca imaginei, deve ser bom mesmo esse marshmallow. Well done!
bjs

Marizé disse...

È assim o fruto da paixão, apaixona pelo sabor pelo aroma e pela beleza.

Bj

Silvinha disse...

Unh, parecem deliciosos, Pat! Ao ver a foto imaginei que era maria-mole...

Beijos

Marcia disse...

Patricia, fiquei encntada e quero sim experimentar, adoro maracujá. bj

Anônimo disse...

OI Patrícia!
Acabei de ler seu comentário. Fico feliz que vc tenha gostado. Se me permitir, irei sempre pesquisar receitas no seu blog ( e indicar a fonte!).
Vou experimentar essa receita de maracujá...parece uma delícia!
abraços

Clumbsy Cookie disse...

Já tive a sorte de provar uma vez marshmallows de maracujá e adorei! São muito fresquinhos, não são? Os teus ficaram amorosos.

Laurinha disse...

de maracujá?! devem ser deliciosos!!! adorei!!
Beijinhos,

Carla disse...

ai q delicia quero experimentar...
bjao

Marcia disse...

Devem ser ainda mais gostosos do que os marshmallows tradicionais... Bj

Veggie disse...

Por favoooor, abra logo sua doçaria!! E olha que eu nem gosto de doce, so it's quite a compliment, I suppose.
Ei, descobri que aquele cara é o mesmo que canta a idiota "Suicidal". Entao pus outra bacana pra compensar. Vc baixou? gostou?

Patricia Scarpin disse...

Ana, ficaram tão macios! Aposto que o Matheus vai amar!
Nunca tinha provado marshmallows caseiros e esses daqui dão de 10 a 0 nos industrializados.
Beijo, querida!

Si, também adoro maracujá, amiga.

Akemi, aposto que os seus ficarão lindíssimos!

Laila, eu quero ver, querida, sei que serão maravilhosos!
Eu pensei no impalpável, mas a descrição do snow sugar não bate.
xx

Odete, obrigada pela visita!
Um beijo!

Marizé, concordo contigo.
Beijos!

Silvinha, eles têm uma textura bem parecida.
Beijo!

Marcia, experimente, sim!
xx

Soleil, claro que permito e ficarei muito contente se você experimentar as receitas daqui!
Um beijo!

Rita, são fresquinhos e leves!

Laurinha, obrigada, querida!
Beijoca!

Carla, não são difíceis de fazer.
Beijo!

Marcia, obrigada pela visita!
Beijo!

Ivan, não acredito que você é da turma que não gosta de doces... :D
Pois achei que você já soubesse, por isso estranhei quando vi o mocinho no teu blog. Não consegui baixar com o teu link, vou tentar o Lime Wire.

Eli disse...

De maracujá é pra matar em amiga?! Que maravilha!

Goreti disse...

Tbm acho que não sobreviveria sem o maracujá...é a combinação perfeita pra inúmeros doces...

Beijos!!!

Lolla disse...

vou substituir o suco de maracujá por suco concentrado de laranja/manga... não é tããão espesso quando o concentrado brasileiro, será que funciona?

Cris disse...

À primeira vista achei que fosse maria-mole! Amei sua receita... então é por isso que você é tão didática no blog, descobrimos seu segredinho hehe. Beijinhos