segunda-feira, junho 23, 2008

Barrinhas de geléia e coco

English version

Jam slice

Minha querida amiga C. me deu um presente muito especial semana passada – o DVD de “O Paciente Inglês”. É um filme que amo e o Ralph Fiennes seria o nome #1 se eu tivesse uma listinha plastificada como a do Ross. :)

Em 1996, li o livro antes de ver o filme e amei, também. Livro, filme e ator – três coisas fantásticas juntas. Como os sabores nestas barrinhas.
O livro seria a base de cookie e o filme, a camada de geléia; ficar frente a frente com o Ralph Fiennes seria “a” cobertura. Pena que isso não vai acontecer – vou ter que me contentar com coco, mesmo. :)

Já fiz a receita duas vezes: usando uma forma de 18x28cm, o que resultou em barrinhas com camadas mais finas (especialmente a base de cookie), e com uma forma quadrada de 20cm, que são as das fotos. Ao usar a forma menor, aumentei o tempo de forno para que a base não ficasse crua.

Jam slice

Barrinhas de geléia e coco
do Modern Classics Book 2

Base:
125g de manteiga sem sal, amolecida
1/3 xícara (75g) de açúcar
1 xícara (135g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 gema
¾ xícara de geléia de framboesa – usei de morango

Cobertura:
½ xícara (113g) de açúcar
1 ovo, ligeiramente batido
1 xícara (90g) de coco ralado, sem adição de açúcar

Pré-aqueça o forno a 180ºC, forre uma forma de 20x30cm com fundo removível com papel manteiga e unte o papel.

Coloque a manteiga, o açúcar, a farinha e o fermento no processador de alimentos e processe até misturar – usei a Kitchen Aid com o batedor em formato de pá.
Adicione a gema e processe novamente, até obter uma massa macia. Pressione-a na assadeira preparada, forrando todo o fundo. Leve ao forno por 12-15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e cubra com a geléia.
Prepare a cobertura: misture o açúcar, o ovo e o coco. Salpique sobre a geléia. Leve ao forno novamente, por 25 minutos, ou até dourar.
Deixe esfriar completamente na assadeira; remova e corte em barrinhas.

* usei assadeiras comuns em ambas as vezes – nenhuma delas tinha fundo removível. Apenas deixei um pouco de papel manteiga para fora das formas, formando alças, assim consegui remover a mistura da assadeira e cortar em barrinhas.

Rend.: 24 barrinhas – consegui 16 grandes quando usei a forma de 18x28cm e 9 grandes com a forma quadrada de 20cm.

Jam slice

19 comentários:

Clumbsy Cookie disse...

Adorei a comparação que fizeste das barrinhas com o English Paciente! A cobertura de coco deve rivalizar mesmo com o Ralph Finnes!

Laurinha disse...

Adorei o '...me contentar....' :DDD

Esta base crocantesinha me deixou cheia de curiosidade.... e o conjunto com geleia e coco, deve ter ficado ótimo! Adorei a sugestão!

Beijinhos,

Anônimo disse...

Belas fotos ! Quanto ao Fiennes deixo os comentários pra vocês porque não é o meu depto se bem que o Paciente Inglês é muito bom ! E deve ser ficar melhora ainda com o acompanhamento destas barrinhas.

Marizé disse...

Muito engraçada a analogia entre os doces e a obra.
Não sei se influenciada ou não fiquei curiosa com a cobertura crocante de coco, he, he, he...

Bj

Silvinha disse...

Pat, até hoje eu não consegui assistir O Paciente Inglês, apesar de adorar o Ralph Fiennes (desde O Morro dos Ventos Uivantes). Eu invariavelmente durmo! Jà tentei vàrias e vàrias vezes...

Doce perfeito para os apaixonados por coco!!!

Boa semana para você!

ps: ainda no final de semana eu estava falando sobre o top 5 do Ross! Meu n° 1 é o Jude Law, hehehe. Mas o R. Fiennes tb està nela! X)

Anônimo disse...

A lista do Ross!! Patrícia, esse episódio é tão engraçado! Cá em casa já falamos várias vezes nessa listinha e o meu marido fica sempre meio chateado (brincadeira, claro) quando eu falo na minha! E diz que ele nunca, mas nunca faria uma! Acabamos sempre às gargalhadas!
Adorei o doce e mesmo não sendo grande fã de côco, fiquei curiosa!

Beijo *
mariana

Gourmandisebrasil disse...

Os biscoitos em formato de barrinhas são charmosos. O toque do coco deixou super diferente!
bjo,
Nina.

Anônimo disse...

Deve ser óptimo, mas cá em casa sou a única que gosta de côcô.

;)

Luciana Macêdo disse...

Uma tentação estes quadradinhos.
Quero experimentar.
Bjs!

Renata Barreto disse...

Patricia, manda tua receita para o Quiche de Macaxeira http://quichedemacaxeira.blogspot.com/ para participar do Sopa de Letras... beijos

Silvia Arruda disse...

Estes quadradinhos devem ser tudo de bom... eu adoro doces assados que vão coco!

Lua Limaverde disse...

Pat, sempre rio muito quando lembro da listinha plastificada do Ross! Acho que o Ralph Fiennes também entraria na minha lista, junto com o Michael Vartan e outros, hehehe.

Marcia disse...

Essa listinha plastificada do Ross sempre me faz cair na gargalhada. O nº 1, 2 e 3 da minha lista seria o Eric Bana... ;D A cobertura de coco torna essa barrinha ainda mais tentadora. Bjs

Eli disse...

Que legal essa barrinha, sabe que o rapha adora coisas crocantes e essa receita vai encantá-lo!

Tina Lopes disse...

Maravilhosas as barrinhas. Pena que não são como o filme, que não acaba nuuuuuunca... (rsrs) Eu prefiro o Ralph, meu número um também, empatado com o Javier Bardem, em "Fim de Caso". Bjk

Fabrícia disse...

Mas que belos quadradinhos....arrasando sempre.
Bjs.

Aninha disse...

Nossa que delícia, com certeza irei testar esta receita! Parabéns!

Akemi disse...

Fiz uma vez uma receita bem parecida e gostei muito desta combinação de coco e a geléia azedinha! Lindas fotos como sempre! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Rita, é uma disputa difícil. :)

Laurinha, fazer o quê, né? risos
xx

Eduardo, morri de rir do teu comentário! a Juliette Binoche está no filme - assim você não fica sem nada. :)

Marizé, espero que experimente!
Beijos!

Silvinha, é realmente longo, amiga, reconheço...
Sou apaixonada por ele desde "A Lista de Schindler". :)
Beijo grande!

Mariana, e ele perdeu a Isabella Rossellini, bobão! :)
Beijos, querida!

Nina, o coco combinou muito bem com a geléia, foi uma grata surpresa!
Beijos!

Caoaoao, que pena!

Luciana, experimenta sim!
Beijos!

Renata, fui dar uma espiada mas achei que não serviria para o evento.
Obrigada!
Beijos!

Si, você viu as batatas que fiz pra você, amiga?

Luna, dá pra acreditar que a Jennifer Garner trocou o Michael Vartan pelo Ben Affleck?? :S

Marcia, Eric Bana, realmente, é MARAVILHOSO. Boa escolha, amiga. ;)
Beijos!

Eli, faça pra ele! :)

Tina, é realmente looooongo, vou ter de concordar contigo, querida. :)
Beijocas!

Fabrícia, obrigada!
xx

Aninha, depois me conta!

Clarice, é verdade! Agora lembrei - as suas ficaram mais bonitas, mais coradinhas! HUM!
xoxo