terça-feira, junho 24, 2008

Biscoitinhos de maçã

English version

Apple filled cookies

O meu amigo Mark, também conhecido como “O Rei das Sobremesas”, postou outro dia sobre um tombo que levou no metrô. Além de morrer de vergonha, ele ainda se machucou, tadinho. O acontecido me lembrou um dos meus muitos micos de adolescência .

Estava no Magistério e, por sermos do 3º ano, nossa turma ficou responsável por decorar a escola para o final do ano. Trinta e poucos alunos – sim, havia 1 menino entre nós – foram divididos em equipes e cada uma delas deveria preparar uma parte da escola; no sorteio, o nosso grupo ficou com a sala dos professores – puxa, que sorte.

Um dos planos era fazer arranjos de mesa com velas e pinhas e fomos comprar o material: 3kg de velas de 7 dias, brancas e vermelhas. Meu Deus, como aquilo pesava. Mas não o suficiente para impedir que duas adolescentes com sérios planos de sair naquela noite fossem ao shopping comprar uma roupinha nova para a ocasião.

Tudo ia bem até a sacola com as velas arrebentar quando eu estava no topo da escada rolante... Nunca vou me esquecer da cara daquelas pessoas, tendo que desviar das velas e da doida que vos escreve tentando pegar as tais velas – sem muito êxito, confesso. Devem ter achado que eu iria fazer macumba pro bairro inteiro...

Fiquei com tanta vergonha que não quis saber daquele shopping por mais de um ano. Quisera eu ter os cookies maravilhosos da Clarice para me consolar na volta para casa.

Os cookies ficaram bem mais folhadinhos no dia em que os fiz – como só tirei as fotos dois dias depois, o efeito já tinha sumido levemente. Usei um cortador muito pequeno, por isso a quantidade mínima de recheio – vou usar um cortador redondo de 5cm da próxima vez que os fizer.

Apple filled cookies

Biscoitinhos de maçã

Recheio:
½ maçã bem picadinha
2 colheres (chá) de açúcar granulado
¼ colher (chá) de suco de limão siciliano
canela em pó a gosto – acreditem ou não, esqueci de colocar

Massa:
80g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos de 1cm
150g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 gema grande
água gelada
1 clara levemente batida, para pincelar

Para polvilhar:
açúcar e canela em pó

Comece pelo recheio: misture tudo numa vasilha refratária, cubra de maneira frouxa com filme plástico e leve ao microondas (500W) por 3 minutos. Misture bem e deixe esfriando.

Agora, a massa: peneire a farinha e o sal e coloque no processador junto com a manteiga (usei a Kitchen Aid com o batedor em formato de pá). Dê algumas pulsadas até que fique uma farofa fina. Junte a gema e um pouco de água. Pulse mais algumas vezes e vá juntando mais água até que pegando um pouco da massa dê liga. Transfira a massa para um pedaço de filme plástico e abra até formar um disco com 1cm de espessura. Cubra com filmes e leve à geladeira por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Forre uma assadeira grande com papel manteiga.

Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo até ficar com 3mm de espessura. Corte o formato que desejar e coloque um pouquinho de recheio no centro. Cubra com outro formato de massa, pincele as bordas com a clara de ovo e feche bem os biscoitinhos. Coloque-os na assadeira preparada.
Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que fiquem levemente corados na borda – os meus demoraram mais para assar, uns 35 minutos.
Deixe sobre uma grelha para esfriar.
Misture o açúcar e a canela em pó em uma tigelinha. Passe cada biscoito por esta mistura.

Rend.: 38 unidades, com um cortador em formato de gota de 3cm

Apple filled cookies

28 comentários:

Letrícia disse...

Esses biscoitinhos com certeza devem ser muito reconfortantes! Ficaram uma graça!

Beijos!

Laurinha disse...

Micos! Quem não os teve?! Alguns até 'incontáveis'... :DDD

Os biscoitinhos miúdos ficam tão lindos... o formato de gota é super fofo!
adorei a produção da foto!!
E estes 'sanduichezinhos' devem ficar fantásticos!

Beijinhos

Anônimo disse...

Esses biscoitos são lindos e devem ser uma delícia. Essa receita já está guardada e anotada há muito tempo, mas ainda não fiz. Hmmm, só de pensar no cheiro da maçã e da canela a invadir a casa...
E a história do mico, muito engraçada!

Beijo *
Mariana

Luciana Macêdo disse...

Micos fazem parte da nossa história, e tem cada um...

Os biscoitinhos parecem deliciosos, gosto muito para acompanhar uma xícara de chá.
Bjs!

Janna Joaninha disse...

que lindo que liiiiiindoooo preciso fazer urgentemente!

adorei a receita, e o mico :P

Ana disse...

Que graca que ficaram Patricia, adorei!!
Ana

Anônimo disse...

Adorei a história das velas de 7 dias... Fosse hoje em dia, ia para o youtube rapidinho! ;)

E os biscoitos estão maravilhosos. Deu vontade de comer uns com chá agora.

Júlia Nascimento disse...

Vixxxiii Maria,e eu que pensava que micos deste tipo só passavam comigo!!hahahaha,muito bom..e esses biscoitinhos que cara boa!!Vou testar!!Bjos

Tina Lopes disse...

Ih, amiga, outro dia eu tava no shopping e um guri, adolescente e emo, começou a berrar e a pular os degraus da escada rolante gritando: "MEU LÁPIS DE OLHO!!!"

Renata disse...

eu tb fiz magistério e na minha turma também tinha um menino.

que biscoitinhos lindos...

Silvinha disse...

Uau, eu teria morrido de vergonha! Como você, não daria mais as caras no shopping por um bom tempo!

Super delicados os biscoitinhos, com um cha devem ser otimos!

Beijos

Leila disse...

Oi Pat,
faz muito tempo que nao como biscoito de maca. eu nunca fiz e nunca tinha visto nenhuma receita que me agradasse. agora que sei que foi aprovado pela Clarice e por voce, posso me atrever.
ficaram uma gracinha.
beijinhos

Akemi disse...

Patricia, adorei o formato dos seus biscoitos! Lindos e folhadinhos como você comentou! Fico apaixonada pelas suas toalhas e sua produção de fotos caprichada! Coisa de profissa mesmo! ;-)
Que legal saber que tens uma kitchen aid! é uma super máquina, não??? beijocas

laila radice disse...

ahahha imagieni as elas rolando na escada...q comedia...

os biscoitos eu concordo...sao maravilhosos...fiquei com vontade de fazer novamente!! bjs

Alexandra disse...

Nossa, que lindinhos! E parecem bem apetitosos! Vou ver se me aventuro a fazê-los no fim de semana! Um abraço

Anônimo disse...

Óptimo aspecto, hei-de fazer!

Unknown disse...

Lindos, Pat!
E a história é engraçadíssima!

Beijo!

Leandro
www.cozinhapequena.com

Marizé disse...

Ri á gargalhada vom a história das velas!

Os biscoitos: 5 estrelas.

Bj

Anônimo disse...

Ainda bem q tempos micos lembranças para contar, quer coisa + gostosa q lembrarmos da infância ou adolescencia......
os biscoitos estão lindos, e o cheirinho da canela e a maçã hum hum q delicia bjks

Marcia da Paz

Clumbsy Cookie disse...

A forma de lágrima é muito apropriada, porque dá vontade de chorar por não poder comer essas delicias!

Patricia Scarpin disse...

Lê, obrigada, querida!
Beijos!

Laurinha, tenho vários. Vão virar post qualquer hora. risos
Beijos!

Mariana, você precisa fazê-los, são deliciosos!
Beijos!

Luciana, combinam, sim, com chá.
Beijoca!

Janna, faça sim!

Ana, obrigada, querida!

Carla, você tem toda razão - meu mico seria internacional. risos

Júlia, teste, sim!
Beijo!

Tina, você morreu de rir, amiga, não?
Beijoca!

Renata, o menino da minha turma era tão geek, você não imagina...

Silvinha, morri de vergonha, amiga! risos
xx

Leila, acho que você iria gostar desses, pois te vejo como alguém que aprecia coisas delicadas.
Beijo!

Clarice, querida, que bom que você gostou - estava mesmo querendo a sua opinião!
É, sim, uma super máquina - apesar de ter sido cara, valeu cada centavo.
Beijo grande!

Laila, sei que os teus ficaram lindos!
xx

Alexandra, obrigada pela visita!
Um abraço!

Caoaoao, faça sim!

Leandro, obrigada!
Um beijo!

Marizé, hoje em dia a história me faz rir, mas no dia quase chorei. :)
Beijoca!

Marcinha, pois é! Tem uns outros da nossa época de escola, amiga.
Beijoca!

Rita, você me fez sorrir com o teu comentário!
xoxo

Agdah disse...

E quem é que nunca passou por uma dessas????

Beatriz Belliard disse...

que situaçao esta das velas ! e estes biscotinhos da Clarice estao me tentando !! bjs

Marcia disse...

Patricia, eu me divirto com as suas histórias! No fim das contas, vcs conseguiram decorar a sala dos professores? Os cookies são realmente comfort food... Esses com recheio de maçã devem ser divinos. Bjs

Cláudia disse...

Morri de rir imaginando a cena. Só para vc se confortar, uma vez eu tropecei num vestido longo e caí ao atravessar a rua, estava indo á uma formatura super chique (era adolescente) ainda bem que não rasgou o vestido, que sorte!E que mico!

O os biscoitinhos estão uma graça, até parecem pastéizinhos assados. Fofos demais!

bjs

SAIKO DELÍCIAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bella disse...

Oi, Patrícia! Adoro seu blog, mas nunca comentei. Acabo de fazer estes biscoitinhos de maçã. Ficaram deliciosos! Como sou uma formiga, acrescentei um boa quantidade de açúcar também na massa, para deixá-la mais ao meu gosto. A casa está com um cheirinho tentador e todo mundo gostou bastante do resultado. Obrigada por compartilhar a receita e parabéns por este espaço tão lindo! Beijo.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Bella!
Adorei saber que a receita deu certo para você, obrigada por me contar! Que bom que todos gostaram dos biscoitinhos. Beijo!