sexta-feira, agosto 30, 2013

Stir fry de carne e brócolis para um marido sem trauma

English version

Beef and broccolini stir fry / Stir fry de carne e brócolis

Depois que o meu marido voltou da China dei um tempo nas comidas asiáticas – já eram algo que eu cozinhava com pouca frequência e disso passaram a não existir lá em casa.

Semanas atrás preparei uma versão adaptada das costelinhas caramelizadas do Nigel Slater e como o João gostou achei que o trauma com a comida chinesa fazia parte do passado – foi quando peguei o livro lindo do John Gregory-Smith em busca de inspiração para algo saboroso e picante e encontrei uma receita de stir fry de carne bovina – esta é a minha versão do prato dele e além de ter ficado deliciosa foi rapidíssima de preparar.

Stir fry de carne e brócolis
um tiquinho adaptado do delicioso Mighty Spice Cookbook: Fast, Fresh and Vibrant Dishes Using No More Than 5 Spices for Each Recipe

2 colheres (sopa) de óleo de canola
450g de filé mignon em tirinhas finas
½ cebola grande, em fatias bem fininhas
3 dentes de alho graúdos, bem picadinhos
1 pedaço de 2,5cm de gengibre, descascado e bem picadinho
1 cenoura em fatias bem fininhas
300g de brócolis em buquês pequenos
sal e pimenta do reino moída na hora
1 pitada de açúcar
3 colheres (sopa) de shoyu
1 punhado generoso de folhas de manjericão, rasgadas grosseiramente*

Aqueça uma wok em fogo alto e adicione o óleo. Assim que o óleo estiver quente, acrescente a carne cozinhe por 1-2 minutos, mexendo. Junte a cebola, o alho, o gengibre, a cenoura e os brócolis, tempere com o sal, pimenta, açúcar e shoyu e misture para incorporar. Tampe e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 3-5 minutos ou até que as cenouras e os brócolis estejam cozidos porém ainda crocantes – quando comecei a refogar a carne no óleo ela soltou sucos e estes líquidos meio que criaram vapor dentro da panela ao ser tampada, cozinhando assim os legumes e também formando um caldinho delicioso no final do cozimento. Se a sua carne ficar sequinha você talvez queira acrescentar água ou caldo à wok depois de juntar os legumes à carne.
Corrija o tempero, retire do fogo, salpique com o manjericão e sirva imediatamente.

* pessoalmente achei que o manjericão não contribuiu em nada para esta receita – o sabor simplesmente não combinou com os outros ingredientes. Da próxima vez que preparar esta carne usarei coentro no lugar do manjericão

Rend.: 4 porções

7 comentários:

Anônimo disse...

Está apetitoso. Carne com gengibre? Vou provar!

N. disse...

Ficou tão bonito o prato,pena que não como carne,vou substituir por tofu.
:*

Samantha disse...

Olá!

Concordo com você sobre o manjericão... Entretanto, não é a primeira vez que vejo esse ingrediente em pratos deste tipo: outro dia fiz uma receita de curry do fresh flavor fast, e achei que o manjericão meio que estragou o sabor da comida... Depois fiquei pensando se não existiria uma variedade asiática desta planta, algo diferente do que vemos por aqui. Só isso explicaria essa mania...risos.

Já disse antes, mas faço questão de repetir: ADORO O SEU BLOG!

Samantha

Bárbara Pustai (O Mundo na Cozinha) disse...

Temos plantado aqui em casa o manjericão tailandês - uma delícia, levemente adocicado, bem diferente do tradicional. Ele combina super bem com comida asiática - de repente, dá pra dar mais uma chance pro manjericão :) Um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Samantha, tem sim uma variedade asiática, é esta sobre a qual a Bárbara Pustai comentou - só que a receita que usei pedia o manjericão tradicional, mesmo. Mas ele não combina, né?
Obrigada pelo carinho!
Bj!

Bárbara, pois é, menina, se a receita tivesse pedido esse manjericão acho que teria ficado boa!
Beijo, querida!

Delicioso Equilíbrio disse...

Ahhh bom, então está explicado! Pena que nunca vi desse manjericão para vender aqui em BH... Obrigada pela informação!

Bárbara, eu gosto muito de manjericão, e uso com frequência, mas normalmente em pratos com tomate, ou da culinária italiana, ou em saladas. Só no curry que "não ornou"...rs Vou ver se acho desta variedade em algum mercado de comida oriental.

Beijos, uma ótima semana para vocês!
Samantha

Anônimo disse...

Oi Patrícia! Eu gosto muito desse tipo de prato de carne com legume, simples, prático e saudável! No lugar do manjericão acho que eu colocaria tomilho fresco :-)