segunda-feira, agosto 19, 2013

Bolo de fubá com calda de maracujá e uma lembrança da infância

English version

Cornmeal cake with passion fruit glaze / Bolo de fubá com calda de maracujá

Dias atrás, enquanto pensava na infância e no meu início na cozinha, me lembrei do primeiro bolo que fiz e me toquei de não o preparava havia anos. Muitos anos. Um bolo de fubá que me foi ensinado por minha tia Angélica e na mesma hora senti uma vontade enorme de prová-lo novamente, mas infelizmente já não tinha mais a receita. Por sorte, eu sabia exatamente onde procurar outra receita tão boa quanto: no lindo blog da querida Clarice que, como eu, adora bolos de fubá. Com a sua ajuda escolhi uma receita e o bolo ficou absolutamente delicioso.

Não sei se fora do Brazil é muito difícil encontrar fubá, mas creio que nos Estados Unidos seja possível achar o ingrediente já que a Kim Boyce tem algumas receitas com ele em seu ótimo "Good to the Grain".

Já que bolos de milho ficam deliciosos combinados com sabores cítricos decidi regar o bolo com uma caldinha de maracujá – foi uma adição bem saborosa, mas o bolo fica maravilhoso sem ela, também.

Bolo de fubá com calda de maracujá
um nadinha adaptado da receita da querida Clarice

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 xícara (150g) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó cheia
1 pitada de sal
4 ovos grandes
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
¾ xícara (180ml) de óleo de canola
1 xícara (240ml) de leite fervendo

Calda:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
1-2 colheres (sopa) de suco de maracujá

Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central com capacidade para 12 xícaras de massa (a que usei comporta 10 xícaras e tive que assar a sobra de massa em uma forminha pequena com capacidade para 1 xícara de massa).
Em uma tigela média, peneire a farinha, o fubá, o fermento e o sal.
Numa tigela grande, coloque os ovos e bata com batedeira rapidamente. Junte o açúcar aos poucos e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Desligue a batedeira e peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Misture delicadamente. Coloque o leite quente e termine de misturar. Vai ficar uma massa bem líquida. Despeje na forma e dê tapinhas no fundo da forma para tirar bolhas de ar na massa. Leve ao forno e asse por cerca de 50 minutos ou até o bolo crescer e dourar (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos, e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Deixe esfriar.

Calda: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha. Junte o suco e misture até obter a consistência desejada. Despeje sobre o bolo já frio.

Rend.: 10-12 porções

15 comentários:

Helena Pereira disse...

Em Portugal é fácil encontrar o fubá, também já fiz um bolo de fubá e acho uma delícia! E esse com maracujá ainda melhor, adorei!

Lena
http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

Priscila Schulz disse...

Adorei a dica da cobertura!
Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Valentina disse...

A Clarice eh a rainha do fuba.xx

Akemi disse...

Patricia, o seu bolo ficou lindo e tenho certeza que a calda de maracujá realçou ainda mais o sabor dele! Hummmm!
Obrigada pela lembrança e pelo carinho de sempre!
Beijos e uma linda semana, querida! :)

Fernanda Amarante disse...

Lindo demais, Pat! Se eu já não tivesse feito a Torta de Santiago, a One Bowl Chocolate Pie da Donna Hay e comprado uma caixa com 14 bombons, eu faria esse bolo hoje. Mas como eu vou direto pro inferno, fiquei com a brosa deliciosa do Sabores e Ideias, no Mercado Central. Acho q você iria adorar esse mercado daqui. Devia vir passear! Beijo, querida!

Maíra S. disse...

Li o título e logo pensei na Clarice Akemi! Ela realmente se consolidou como a blogueira oficial do bolo de fubá.
O bolo sai direitinho dessa forma, Patrícia? Namoro ela há tempos e estou indo para os EUA no próximo mês. Mas com essa alta do dólar, só vou ter coragem de trazê-la se ela for impecável!
Beijos,

Carolina Corrêa disse...

Patrícia e sua arte de melhorar os bolos de fubá! Porque um toque azedinho sempre cai bem! =9~

Beijos, adoro seu blog! =)

Unknown disse...

Que delícia, quero fazer !!!!
Bj

www.receitasselecionas.com

PoliCBA disse...

Que lindo bolo. Conhecia esta receita (e o *blog oficial do bolo de fubá*). É mesmo sensacional. Só nunca imaginaria combiná-la com uma calda de maracujá. Valeu pela dica.

E falando em bolos, recentemente fiz o de banana caramelada daqui do blog (receita do Dan Lepard). É simplesmente o bolo de banana mais delicioso que já comi até hoje. Que sabor!

Bjs.

Patricia Scarpin disse...

Helena, que bom que vc encontra fubá aí!
Bj!

Tina, ela é mesmo. <3

Clarice, querida, eu fiquei muito feliz com esse bolo e tinha certeza de que ficaria maravilhoso já que a receita vinha do seu blog!
Beijo!

Fer Amarante, no dia em que eu for vou querer que vc seja a minha guia, topa? <3
Beijo, querida!

Maísa, a Clarice é a rainha do bolo de fubá, mas tem tantas outras delícias no blog dela que fica difícil escolher, né? :D
A minha forma comprei na Williams Sonoma, é aquela Gold Touch, dourada por dentro, não gruda nada, maravilhosa.
Beijo!

Carolina, obrigada! xx

Poli, amei saber do bolo do Dan! É realmente delicioso, que bom que vc também gostou, querida!
Beijo!

Sarah Abreu disse...

Afe, esse bolo tá com uma cara incrível! Vou fazer! E essa forma é um charme à parte! Adorei!!!

Sueli disse...

Que bolo lindo, um amarelo dourado forte...parece que ja estou ate sentindo o perfume...maravilhoso!!!

maria cristina disse...




Que lindo bolo. Obrigada pela idéia. Adoro bolo de fubá.
Abraços.

Unknown disse...

Oi Patricia

Gosto muito do teu blog, sempre com receitas muito boas, especialmente os bolos que adoro.

Uma pergunta, será que posso substituir a farinha de trigo nesse bolo por farinha de arroz para fazer um bolo gulten-free? Ou a de soja?
Não sei se já experimentaste alguma dessas farinhas.

Abraços

Patricia Scarpin disse...

Oi, Verena - eu não tenho experiência com gluten free baking. Não tenho como te auxiliar.