quarta-feira, agosto 21, 2013

Sopa de brócolis e feijão branco para comemorar o inverno

English version

Broccolini and white bean soup / Sopa de brócolis e feijão branco

Ao contrário da maioria de meus amigos e colegas, estou amando o tempinho ameno dos últimos dias e, para ser sincera, não entendo o ódio pelo frio: um dia frio no meio de janeiro é ruim e estranho, concordo, mas reclamar do frio em julho e agosto me parece insensatez.

Adoro sopas e estes dias de inverno são ideais para prepará-las – não sei vocês, mas o bichinho das sopas frias não me mordeu: já provei várias mas realmente não são a minha praia – gosto das minhas sopas pelando, de preferência acompanhadas de pão de casca bem grossa. :)

A receita da Martha pede brócolis ninja, mas como sempre faço com receitas de brócolis o troquei por brócolis comum – o problema é que o marido também adora o legume, e quase tive de escondê-lo dele antes de preparar a sopa: toda vez que eu olhava ele estava comendo um dos buquês com um fiozinho de azeite e uma pitada de sal. :D

Sopa de brócolis e feijão branco
um nadinha adaptada do maravilhoso e delicioso Meatless: More Than 200 of the Very Best Vegetarian Recipes

- xícara medidora de 240ml

450g de brócolis, cortados em buquês
2 colher (sopa)s de azeite de oliva extra-virgem
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho gorduchos bem picadinhos
2 xícaras de feijões brancos já cozidos – se usar enlatados (como eu usei), escorra e enxágüe bem
2 ½ xícaras (600ml) de caldo de legumes
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (sopa) de pinoli, tostados e frios
queijo parmesão em lascas, a gosto, para servir

Cozinhe os brócolis no vapor até que fiquem macios e com uma cor vibrante, cerca de 1 minuto. Deixe esfriar um pouquinho e em seguida separe ½ xícara de buquês para decorar a sopa.
Em uma panela grande, em fogo médio, aqueça o azeite. Acrescente a cebola e o alho e refogue até que fiquem transparentes, cerca de 6 minutos. Junte os feijões e o caldo e deixe começar a ferver. Retire do fogo, junte os brócolis. Bata a sopa no liquidificador (se necessário, em duas levas) até ficar cremosa (cuidado pois o líquido quente pode espirrar – remova a tampa plástica do buraco central da tampa maior e cubra-a com um pano de prato, de maneira frouxa, para que o vapor possa sair). Reaqueça a sopa e tempere com sal e pimenta do reino.
Antes de servir, cubra a sopa com os buquês de brócolis reservados, os pinoli e as raspas de queijo.

Rend.: 4 porções

9 comentários:

Quéroul disse...

ó, xuxu, eu sempre fui uma entusiasta do frio, sempre ameeei a temperatura baixa, o monte de roupa, o casaco, o cobertor.
aí eu fiquei velha. e aí os ismos e as ites começaram a me atacar, e eu comecei a duvidar do meu amor pelo frio.
aí eu vim morar no sul. minha filha, não dá. não dá, não dá, não dá. inverno já deu pra mim, não curto mais.

a sopa eu curto. mesmo no verão, adoro um sopão bem quente. ;)

Viviane Moreira disse...

Essa receita foi perfeita e tá pra mim que sou vegetariana! Amei demais...
Os pinolis podem ser substituídos pelo que?
Bjsss
Vi

Samy disse...

Pat, nós que moramos no sul ficamos malucos com o inverno! ahahahahah

Pra maioria de vocês, 20º é inverno, pra gente isso é um dia fresco e gostoso kkkk e o nosso inverno é 10º/12º durante o dia e 3º/4º de madrugada.

Esse ano mesmo está terrível, tá muito mais frio do que nos últimos anos, sair de casa é pedir pra ficar doente, sem contar as duzentas crises de rinite, a cabeça pesada, o mofo no nosso banheiro, a maldita umidade todos os dias acima de 90%, o horror em lavar a louça sem aquecimento e a pele ressecada que parece que forma casca! :( Ah, e os malditos dias seguidos chuvosos que parece que a gente vai criar mofo junto! :/

Eu sou a pessoa da família que MAIS reclama e fica aborrecida/irritada/querendo mudar pro nordeste.

Eu estou contando os dias pra chegar a Primavera!!!!! <3
Mas por enquanto também aceito as sopinhas, porque só isso e vinho pra esquentar as mãos e pés :'(

beijoss

Natália Puga disse...

COM CERTEZA vou fazer essa assim que o frio voltar aqui pro Rio.
Dá pra substituir o feijão branco por alguma outra leguminosa? Lentilha, talvez?

Su Delícia disse...

Que bela sopinha :)
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Pati disse...

Paty, antes de mais nada quero dizer que adoro seu blog já há muitos anos, mas não sou de comentar.
Hoje me senti compelida a te perguntar onde vc compra estes utensílios fofíssimos que usa para o preparo e tb para servir. Fiz uma procura em lojas online brazucas e não achei coisas tão delicadas como os seus ramekins, formas e talheres...enfim, onde vc os compra? Ebay?
Kss!.

Dricka disse...

Seus doces são fantasticos, mas eu me amarro quando pinta uma receitinha salgada por aqui, porque sempre arrasa!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Gente, eu sei que o frio é difícil de agüentar e é forte no Sul - o que eu quis dizer é que faz parte da vida, não adianta reclamar do frio no meio do inverno.

Viviane, eu usaria nozes ou amêndoas.

Natália, acho que lentilha não combina aqui. Talvez grão-de-bico?

Pati, as coisas são de vários lugares diferentes. Algumas compro em viagens, outras na Etsy, Tok&Stok, Camicado...

maria cristina disse...



Que delicia de sopa. Vou guardar a receita para fazer no inverno.
Abraços.