sexta-feira, agosto 02, 2013

Oreos versão adulta

English version

Grown up Oreos - Oreos versão adulta

Minha visita à Bouchon Bakery ano passado foi algo para ser lembrado e de vez em quando penso nas delícias que provei por lá. Entretanto, não cheguei a experimentar a famosa versão do Thomas Keller para o biscoito Oreo – eu sendo eu acabei pedindo doces de limão siciliano e framboesa.

Dias atrás cismei de fazer os tais biscoitos – receita do "Bouchon Bakery" – mas não estava com muita vontade de abrir a massa de biscoito com o rolo, cortar... Eu sinto preguiça às vezes. :) Achei que os biscoitos de chocolate do tipo slice and bake que eu vira no site da Gourmet Traveller seriam bons substitutos – e realmente foram.

Meus Oreos não ficaram tão bonitos quanto os biscoitos servidos na Bouchon Bakery, mas lhes garanto que ficaram bem gostosos. :)

Oreos versão adulta
adaptados de duas fontes maravilhosas: Gourmet Traveller e Bouchon Bakery

- xícara medidora de 240ml

Biscoitos:
260g de farinha de trigo
160g de açúcar de confeiteiro, peneirado
50g de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
1 pitada de sal
225g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos de 2cm
1 gema
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Recheio:
125g de chocolate branco, picadinho
1 colher (sopa) - 14g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco

Biscoitos: no processador de alimentos, processe a farinha, o açúcar de confeiteiro, o cacau e o sal até combinar os ingredientes. Acrescente a manteiga e pulse algumas vezes até obter uma farofa grossa. Junte a gema e a baunilha e processe até que uma massa comece a se formar (a minha mistura não tomava corpo de jeito nenhum, então adicionei outra gema). Transfira a mistura para uma superfície levemente enfarinhada e junte toda a massa com as mãos, para torná-la homogênea. Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira até firmar bem, mais ou menos 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro no freezer). Corte em fatias de 5mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse até que as extremidades comecem a firmar, 10-12 minutos. Deixe esfriar um pouco nas assadeiras sobre gradinhas, depois retire, transfira para as gradinhas e deixe esfriar completamente.

Recheio: em uma tigela pequena, coloque o chocolate branco e a manteiga. Leve ao banho-maria (fogo baixo, sem que o fundo da tigela toque a água) e misture até derreter. Enquanto isso, em uma panelinha, leve o creme de leite ao fogo até começar a ferver. Derrame-o sobre a mistura de chocolate e manteiga e misture com um batedor de arame para incorporar. Deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou por até 1 dia. Assim que for montar os biscoitos, bata o recheio com uma batedeira até ficar cremoso e liso. Transfira para um saco de confeitar com um bico pequeno.

Montagem: arrume metade dos biscoitos sobre uma superfície com o lado de baixo virado para cima. Coloque porções de recheio no centro de metade dos biscoitos. Feche com a outra metade, formando biscoitos recheados, e aperte gentilmente no centro para espalhar o recheio – eu usei uma cookie scoop pequenina para colocar bolinhas de recheio no centro de cada biscoito, e acho que uma colherinha é mais prática do que usar o saco de confeitar.

Rend.: cerca de 30 biscoitos recheados

13 comentários:

AnaC disse...

Hummmmm!!! Será que usar creme de leite de caixinha atrapalha muito? Aqui na roça é impossível comprar creme de leite fresco.

Priscila Schulz disse...

Ai que delicia!
É de dar água na boca... hummmm

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Susana disse...

Hum isso seria a minha desgraça...

Beijinhos,

Susana
As Papinhas dos Babinhos

PoliCBA disse...

É preciso ser forte para tomar a decisão sobre o que comer num lugar como essa Bouchon Bakery, ainda mais se não podemos voltar lá a cada final de semana. Só por ter eleito limão e framboesa como ponto de partida já tem minha admiração. ;-)

Já fiz a receita de Oreos caseiros aqui do blog e ficaram ótimos. Esta também parece deliciosa, com chocolate branco no recheio.

Bjs.

Telita disse...

Que biscoitos apetitosos! Adoro Oreos.

Fernanda Amarante disse...

Danadinha! Eu caçando a receita na web pra fazer e abro seu blog você já tinha feito! Estamos em sintonia, amiga! E ó, ficaram lindos!!! Um lugar aqui da cidade tem feito uma versão bem gostosa, e sabe o q fico pensando? Q ficaria divino o recheio com maracujá!!! Heinnn, Pat?

Cray disse...

Parecem muito bons! Já está anotada.

Patricia, você já viu ou testou alguma receita daquelas bisnaguinhas Egg Sponge da Panco? São tão boas, queria saber se dá pra fazer em casa, mas não encontro nenhuma receita.

Bárbara Pustai disse...

Amei, amei, amei! Primeiro "oreo" que vou tentar fazer, pois todas as outras receitas que eu vi levam muita gordura no recheio - achei essa no ponto! Um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Ana, acho que dá certo sim! Mas cuidado na hora de ferver o creme de leite porque ele pode talhar.

Poli, é uma dificuldade imensa olhar para todas aquelas delícias e optar por apenas algumas... :D
Que bom que a outra receita deu certo pra vc, adorei saber!
Beijo!

Fer Amarante, transição de pensamento, querida!
Eu tinha pensado em colocar raspas de limão siciliano nesse recheio - amei a idéia do maracujá!
Bj!

Cray, nunca testei...

Bárbara, esse recheio é um luxo! :D
Beijo, querida!

Valentina disse...

amiga, agora esqueci o que tinha escrito da primeira vez que nao saiu. Amo amo Oreos. De nem poder comprar pois senao aplico no refrain e acabo pigging out big time. Estes aqui estao lindos, moreninhos. Fique tentada a fazer um recheio de framboesas..hmmm...thinking cap on...

maria cristina disse...



Biscoitos lindissimos Patricia. Parabéns.

Jairo Bosnic disse...

Sao lindos demais.
Fiquei pensando sobre a durabilidade. Estraga logo?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Jairo! Os biscoitos sem o recheio duram uns 4 dias em potes herméticos bem fechados, em temperatura ambiente. Depois de recheados é bom servir logo porque a umidade do recheio vai amolecendo os biscoitos.