quinta-feira, agosto 25, 2022

Sopa de abobrinha e batata assadas - receita para preguiçosos (eu mesma) - POST ATUALIZADO


Sopa de abobrinha e batata assadas


Ando em um ritmo de trabalho tão insano nas últimas semanas que nem acreditei quando tive um tempinho pra fazer uma receita nova: os finais de semana tem sido de uma preguiça gigante, tão grande quanto o meu volume de trabalho. Tenho me dedicado também à finalização do ebook (tá quase pronto para enviar às minhas leitoras beta, não vejo a hora), mas a coluna de uma mulher de 43 anos sedentária há vários meses não colabora muito, né? Tem horas que fico descadeirada e, mesmo com vontade de editar mais fotos e escrever mais um pouquinho, preciso dar aquela deitadinha básica com os pés pra cima, logo depois de tomar um Dorflex.

(Enquanto escrevo isso, penso na promessa que fiz a mim mesma de voltar a me exercitar o quanto antes).

Portanto, post curtinho hoje acompanhado de uma receita MUITO preguiçosa: uma sopa que resolvi fazer quando abri o gavetão de legumes e separei duas abobrinhas para refogar para o almoço. Lembrei das batatas na bancada e, como estava frio demais, ligar o forno ia deixar o apartamento mais quentinho: joguei tudo em uma assadeira, reguei com azeite, temperei e assei. Depois foi só bater com o mixer e pronto.

Eu dificilmente descasco batatas quando asso, mas se você quiser uma sopa menos rústica e de sabor mais suave, descasque as suas. Usei manteiga na sopa para dar sabor e ajudar na textura, mas se quiser uma sopa vegana omita a manteiga e dobre a quantidade de azeite.

UPDATE: queridas e queridos, esqueci de avisar: o Feedburner foi desativado, e por isso precisei alterar o serviço de envio de novos posts do blog. Estou usando o Follow.it, portanto vocês receberão os emails enviados por eles. Obrigada à querida leitora Liana Siag por me escrever a respeito disso! 


Sopa de abobrinha e batata assadas

receita minha

 

- xícara medidora de 240ml

 

Legumes assados:

2 abobrinhas médias (520g no total) – sempre prefiro as de casca mais escura e menores, pois são menos aguadas

2 batatas grandes (400g no total)

1 cebola pequena (150g), descascada

3 dentes de alho

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

sal e pimenta do reino moída na hora

 

Para finalizar a sopa:

1 ½ xícaras (360ml) de caldo de legumes

1 ½ xícaras (360ml) de água fervente

2 colheres (sopa) – 28g – de manteiga sem sal

1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem

 

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio deixando sobrar um pouquinho dos lados, para que depois fique fácil mover os legumes.

Remova as pontas das abobrinhas e então corte-as em fatias de aproximadamente 1,5cm de espessura. Corte as batatas em pedaços de 1,5cm também – se quiser, descasque, eu mantive a casca. Corte a cebola em pedaços médios. Transfira os vegetais para a assadeira, junte os dentes de alho (ainda na casca) e regue com o azeite, envolvendo-os bem. Tempere com sal e pimenta do reino, misture bem, e leve ao forno por 45-50 minutos, ou até que os legumes estejam bem macios – importante assar bem as batatas para que não fiquem “encruadas”. Retire do forno com cuidado para não se queimar.

Transfira os legumes para uma panela alta, retirando a casca dos dentes de alho. Junte o caldo de legumes, a água, a manteiga e o azeite extra-virgem e leve ao fogo para aquecer. Quando ferver, desligue e bata com um mixer até obter um creme rústico – se desejar, use o liquidificador: eu confesso que uso o mixer por pura preguiça de lavar o copo do liquidificador. 😊 Verifique se precisa ajustar o sal e a pimenta, e então sirva – junte mais caldo e/ou água se desejar uma sopa menos espessa.

Rend.: 4 porções – aqui o João comeu 3, socorro :D


4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Patrícia.,Feliz de ver mais um post seu!!! Espero ser leitor beta para receber o ebook. Abraços

Luiza Schneider disse...

Oi, Patrícia! Nossa, quero fazer hoje já!! Deu água na boca! Uma pergunta (vc já respondeu na receita, mas enfim): coloca a batata e a abobrinha juntas no forno mesmo? Não tem risco de queimar a abobrinha por ela cozinhar mais rápido que a batata? Pode ser o meu forno também, que é forte demais. Um beijo pra vc!

Anônimo disse...

Cadê você???

Unknown disse...

Acompanhava seu blog pra ver as receitas há muito tempo, não sou muito de cozinha (sou preguiçosa), mas queria te dizer que acho seu texto uma delícia. assim como seus pratos parecem ser.