sexta-feira, abril 20, 2012

Pizza de mozarela de búfala, alcachofra e limão siciliano - uma idéia boa para o final de semana

English version

Buffalo mozzarella, artichoke and lemon pizza / Pizza de mozarela de búfala, alcachofra e limão siciliano

Mark Bittman está tentando convencer as pessoas a fazerem pizza em casa e seu argumento é que não só é algo econômico como também a pizza é mais gostosa – tenho de concordar com ele. :)
A última vez que pedi pizza em casa foi há quase sete anos e até agora ninguém sentiu falta – na verdade, para ser sincera, as pizzas que comemos nas casas de outras pessoas (porque eu sou a única “louca” que as prepara em casa) custaram caro e/ou não eram tudo isso em termos de sabor.

Aqui está a minha pizza, para quem quiser se tornar uma “louca” como eu; eu costumava fazer a massa do Richard Bertinet (que é fantástica e cuja receita está no blog) mas como estou sempre correndo acabei mudando para a receita da Donna Hay: é bem mais rápida e igualmente saborosa.

Pizza de mozarela de búfala, alcachofra e limão siciliano
adaptada do ótimo Modern Classics (Book 1) e da sempre deliciosa Donna Hay Magazine


- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 pitada de açúcar
2/3 xícara (160ml) de água morna
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) - 250g - de farinha de trigo comum
1 colher (chá) de sal

Cobertura:
1/3 xícara de molho de tomate (ou mais, se gostar)
200g de mozarela de búfala, ralada no ralador grosso
6-8 corações de alcachofra em conserva, drenados e cortados ao meio no sentido do comprimento
raspas da casca de 1 limão sicliano
folhinhas de manjericão fresco

Massa: coloque o fermento e o açúcar em uma tigela média. Junte a água e misture com um garfo para dissolver o fermento. Reserve por 2-3 minutos ou até que o fermento espume. Adicione o azeite, a farinha e o sal e misture para incorporá-los. Transfira a massa para uma superfície limpa e seca (não é preciso enfarinhar) e sove até obter uma massa homogênea e elástica (acrescente farinha caso seja necessário, mas evite fazê-lo em excesso ou a massa ficará dura). Forme uma bola com a massa. Unte levemente com azeite a mesma tigela e transfira a massa para ela. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar quentinho por 45-60 minutos.
Pré-aqueça o forno a 250°C. Com as mãos, abra a massa em um círculo e transfira para uma assadeira grande, de beiradas baixas*. Espalhe o molho de tomate sobre a massa e cubra com a mozarela. Arrume as alcachofras sobre o queijo e salpique com as raspas de limão. Asse até dourar, 20-25 minutos. Salpique com as folhinhas de manjericão e sirva.

* sempre coloco a assadeira para aquecer no forno um bom tempo antes de preparar a pizza; retiro do forno e coloco a massa sobre ela (que estará bem quente). Rapidamente espalho o molho e a cobertura sobre a massa e volto ao forno – isso funciona bem (não tenho pedra de pizza) e a massa não fica encharcada

Rend.: 4 porções (na minha casa a pizza serve 2). :)

14 comentários:

Carine disse...

Minha querida, vc não é a única louca não!Faz tempo que nós não saímos ou pedimos pizza, eu sempre faço em casa, coloco um pouco de farinha integral na massa, as crianças ajudam, palpitam no recheio, é uma festa!Vou fazer essa receita no final de semana...bjs!

Dafne Augusto disse...

Ainda vou fazr pizza em casa. Todas as que vejo pelo blogs assim como a sua são com ingredientes ricos, combinações saborosas. Coisa que não encontramos na maioria das pizzarias e quando encontramos custam o olho da cara neh. Um beijo

Para ouvir Elvira disse...

Já fiz pizza em casa algumas vezes e todo mundo que comeu se surpreendeu =D
Ela é bem mais gostosa, não vem encharcada de azeite (coisa que os pizzaiolos fazem para aumentar o preço, aposto) e você escolhe o que vem nela.
Perdi muito o gosto que tinha pelas pizzas de restaurante quando descobri que o melhor da cidada usava margarina na massa...

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Pat, Adorei esse recheio... deve ter ficado maravilhoso!!!
Bjinhos e bom fim de semana!!!

Rita disse...

Meu marido faz uma massa de pizza de revirar os olhinhos. :-) Eu, que nem sou tanto assim de pizza, adoro e como sorrindo. Pizza feita em casa é tudo de bom nessa vida.

Bj
Rita

Sabrina Romano disse...

Você não é a única maluca, mas me diga quantas vezes você não se enrolou com o peso da danada, na hora de transferi-la para o forno, por colocar mais cobertura do que deveria? Difícil ser comedida, mas esta sua ficou perfeita, e o limão deve ter dado um toque surpreendente... Bjs

Nereime disse...

Pat, embora não tenho comentado mais por aqui estou sempre de olho e leio t-o-d-o-s os seus posts, continuo sua fã de carteirinha rsrs!Esta pizza me convida a me aventurar na cozinha...assim que melhorar o farei(ando um pouco doente).Mas hj estou passando para avisar que coloquei umlink no meu último post para sua cocada de leite condensado pois as receitas são bem parecidas,ok?

bjs

Patricia disse...

Pat, meu marido é fã da pizza em casa. Faço uma receita do Jamie Oliver que a deixa super crocante, pois vai semolina, que chega mais rápido que o disk pizza na nossa mesa de jantar!

tatiane disse...

Preciso testar uma receita confiável de pizza, usava uma do Emeril que passou a dar mais errado que certo, aí viciei no calzone e deixei a pizza de lado.
Ah, fiz a sopa de tomates assados, que delícia! Marido e eu raspamos o prato e o queijo quente como acompanhamento foi perfeito - só me arrependi de não ter feito mais.

beijos, querida

Patricia Scarpin disse...

Carine, que bom saber que não estou sozinha! :D

Laura, e quando a pizza chega molhada por ter ficado em contato com o papelão da embalagem? Eeeeeew!

Sá, é por isso mesmo que faço diferente: esquento bem a chapa e monto a pizza sobre ela. Depois é só voltar pro forno, rapidinho.
Bj!

Patricia, preciso provar a massa do Jamie!
Beijo!

Aurea Castro disse...

Bom dia, Patrícia.
Obrigada pela receita. O marido adora pizza e resolvi iniciar uma produção caseira com a sua receita. Eu não sou expert na cozinha, então vamos aos problemas que passei, quem sabe me ajuda: 1) a massa ficou molenga e grudenta demais na mão. Foi impossível sovar sem a adição de mais farinha. 2) acrescentei mais farinha até conseguir sovar mas... ao assar ela ficou dura...rs... Ela fica grudenta mesmo? Onde será que errei? rs.. help... Bom, ainda que dura, comemos tudo. Ficou uma delícia. Mas queria acertar da próxima vez. Abraços e obrigada.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Aurea, tudo bem?
Que pena a sua pizza ter ficado dura. :( Excesso de farinha faz isso mesmo. Você mediu direitinho os ingredientes? Faço essa massa há uns 5 anos e nunca deu errado.
Espero sua resposta. Beijo!

Anônimo disse...

Oi, Patrícia. Você sabe me dizer quantos gramas dá essa colher de chá de fermento biológico seco? Onde você deixa sua massa crescer?

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, não sei quantos gramas de fermento são. Geralmente coloco a minha massa sobre o fogão se o forno estiver ligado.