quarta-feira, abril 11, 2012

Focaccia de tomates cereja e tomilho

English version

Cherry tomato and thyme focaccia / Focaccia de tomate cereja e tomilho

Nunca tinha ouvido falar da trilogia de livros “Jogos Vorazes” até o frenesi em torno do filme começar, mas já que adoro Jennifer Lawrence – e tem como não adorá-la? – decidi assistir ao filme; achei muito bom, mas certamente foram as horas de mais agonia que passei dentro de um cinema ultimamente – indo para casa senti o corpo dolorido por causa de toda aquela tensão. :/
Não me importo mesmo de ir ao cinema sozinha mas quando vi Josh Hutcherson aparecer na tela quis muito que meu marido estivesse comigo: nós dois adoramos “ABC do Amor” e foi uma surpresa para mim perceber que sim, o tempo voou e aquele menino adorável agora é um adulto. :D

***

Geralmente tomates cereja não duram em minha casa: fico beliscando vários deles a cada vez que abro a geladeira – gosto até mesmo purinhos, sem tempero nenhum, mas eles ficam especialmente saborosos com uma pitadinha de sal (gosto muito do Maldon) e um fiozinho de azeite extra-virgem. Hum! Mas semana passada consegui guardar um punhado deles para preparar esta focaccia e o “sacrifício” valeu a pena: a focaccia é bem simples de preparar, gostosa e fica ainda melhor transformada em sanduíche, recheada com queijo.

Focaccia de tomates cereja e tomilho
um tiquinho de nada adaptada da sempre maravilhosa Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

2 colheres (chá) de açúcar cristal, de preferência orgânico
1½ colheres (chá) de fermento biológico seco
500g de farinha de trigo comum
100ml de azeite de oliva extra-virgem + um pouquinho extra para regar a focaccia
¾ colher (chá) de sal comum
200g de tomates cereja, cortados ao meio no sentido do comprimento
5-7 galhinhos de tomilho fresco
sal marinho* (tipo Maldon) e pimenta do reino moída na hora

Na tigela grande da batedeira planetária misture o açúcar, o fermento biológico e ¼ xícara (60ml) de água morna. Reserve até borbulhar (5 minutos). À tigela adicione a farinha, o azeite, o sal comum e 200ml de água em temperatura ambiente. Com o batedor em formato de gancho, sove a mistura até obter uma massa homogênea e elástica (4-5 minutos). Transfira para uma tigela grande levemente pincelada com óleo, cubra com filme plástico e deixe em um lugar livre de correntes de ar até dobrar de volume (1 hora). Forre uma assadeira grande com papel alumínio e pincele o papel com óleo ou azeite.
Transfira a massa para a forma preparada e, usando as mãos, formate-a em um retângulo de aproximadamente 22x27cm. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente até dobrar de volume (20-30 minutos).
Pré-aqueça o forno a 200°C. Pressione os tomates na massa, deixando o lado cortado virado para cima. Salpique os galhinhos de tomilho sobre a massa, regue com azeite e tempere com o sal marinho e a pimenta-do-reino. Leve ao forno até dourar e assar por dentro, 15-18 minutos. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar.

* caso não tenha esse tipo de sal à mão use sal grosso triturado até ficar em flocos

Rend.: 6 porções

9 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Que bom aspecto!
Bjs

saboracasa disse...

ficou com aspeto bem convidativo :)

Unknown disse...

Hummmmmm, que fome que deu!
Gosto de Jogos Vorazes (de todos os livros, não só ele). Acho uma crítica social interessante!
bjo

Anônimo disse...

Patricia, que coincidência incrível!
Me deu uma enorme vontade de preparar de novo uma receita de Focaccia aqui do seu blog (que ficou uma delícia), entrei para procurá-la e dei de cara com uma receita novinha!
Pelas fotos, parece estar uma delícia, pena que não tenho tomilho em casa..
Vou ficar com a outra mesmo (:
Beijos, Maria Eduarda

Samy disse...

Pat! Tudo bem?!

Essa semana fiz o bolo de aniversário do meu namorido, uma receita que ele encontrou na internet e eu havia testado na semana passada, e ele AMOU! E ficou elogiando muito, fiquei mega feliz, porque ele é o senhor enjoadinho quando é pra experimentar algo =P

Essas gradinhas que se usam para colocar o bolo encima na hora de decorar, etc (essa da foto), tem algum nome específico? "grade para bolo" algo assim? To pensando em comprar algumas online só não sei como procurar corretamente. Falando em compras online, comprei umas coisinhas pra cozinha nesse site: http://www.pepper.com.br/ e foi perfeitamente rápido e seguro, recomendo, sei que você gosta de fazer comprinhas online também! :)

beijoss!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Maria Eduarda! Tudo bem?
Depois me conta da sua focaccia?
Bj!

Samy, querida, saudade!
Eu adoro fazer bolos de aniversário! Faz tempo que não faço nenhum... :(
Essa gradinha é da Wilton (cooling rack) e comprei na Barra Doce (www.barradoce.com.br). Tem antiaderente tb, do mesmo modelo.
Ah, adorei a dica do site da Pepper! Beijo e obrigada, querida!

Sabrina Romano disse...

sem manteiga!!! o/

rs...

wair de paula disse...

Pat,já tenho o tomilho fresco caseiro (do jardim!), tomates na geladeira, e uma vontade absurda d fazer esta receita. Alias, mais um de seu blog. Abraços!

Unknown disse...

Que delícia! Já faz tempos que quero fazer focaccia e não achava nenhuma receita! Agora passeando nas suas receitas antigas encontrei essa, fiquei com água na boca! Tenho um tomatinho orgânico na geladeira que vai ficar perfeito nessa receita. Farei amanhã... Tenho um sal argentino entrefino, que uso por cima do meu pão de alecrim e vai ficar perfeito aqui!
Beijos e obrigada por compartilhar