sexta-feira, abril 13, 2012

Muffins de framboesa + uma pergunta bem específica para vocês

English version

Raspberry muffins / Muffins de framboesa

Tenho uma pergunta bastante específica para vocês hoje: quem aí já leu a trilogia “Jogos Vorazes”? Pergunto porque gostei muito do filme e ando pensando em ler "Catching Fire" e "Mockingjay"
e adoraria ouvir a opinião de quem já os leu. Vocês os recomendariam? Fico imaginando se os livros me prenderiam a atenção como a trilogia Millennium fez.

Esta foi a minha terceira tentativa de preparar muffins de framboesa: antes deles eu experimentara uma receita da Donna Hay e outra da Alice Medrich, mas ambas me desapontaram. Os muffins da Cindy Mushet, entretanto, são perfeitos: deliciosos, macios e as framboesas não ficam molengas na massa.

Muffins de framboesa
do ótimo The Art and Soul of Baking

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
⅔ xícara (133g) + 1 colher (sopa) de açúcar cristal, de preferência orgânico
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) - 84g - de manteiga sem sal
raspas da casca de 1 limão siciliano
2/3 xícara (160ml) de buttermilk*
2 ovos grades, de preferência orgânicos, temperatura ambiente
1½ colheres (chá) de extrato de baunilha
170g de framboesas, frescas ou congeladas (sem descongelar)
¼ colher (chá) de canela em pó

Pré-aqueça o forno a 190°C/375°F. Unte com manteiga uma forma padrão de muffins com 12 cavidades.
Em uma tigela grande misture a farinha, os 2/3 xícara (133g) do açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Em uma panelinha, leve a manteiga e as raspas de limão ao fogo médio, mexendo até a manteiga derreter. Desligue o fogo, junte o buttermilk e deixe a mistura amornar, 1-2 minutos. Junte os ovos e a baunilha e misture bem com um garfo ou batedor de arame. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e despeje aí a mistura de buttermilk. Misture levemente com um garfo, sem bater – massa de muffin não é lisa como massa de bolo, se você bater ou misturar demais os muffins ficarão duros. Junte as framboesas e misture levemente.
Divida a massa entre as formas preparadas. Em uma tigelinha, misture o açúcar restante e a canela e polvilhe sobre os muffins. Leve ao forno por 18-20 minutos ou até que eles cresçam e dourem (faça o teste do palito). Transfira a forma para uma gradinha e deixe esfriar por 5 minutos. Desenforme os muffins – com cuidado, pois eles são bem macios enquanto estão quentes – e transfira para a gradinha, deixando esfriar. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

* para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 12 muffins – fiz metade da receita acima usando formas com capacidade para 1/3 xícara (80ml) e consegui 8

36 comentários:

Samy disse...

Eu não li, e nem vi o filme ainda.

beijo!

Sabores Autenticos disse...

Eu também não li, nem vi o filme.
Os muffins estão com um aspecto delicioso.
Bjs

Cynthia disse...

Eu li a trilogia e gostei muito. Os livros são daqueles que você só larga quando terminam.

Beijos,

Cynthia

Marcela disse...

Não vi o filme porque queria ler primeiro o livro. Comecei hoje e estou gostando muito!

bjsss

disse...

Vi o filme e tive a mesma sensação que você. Aí fui atrás e comprei logo o primeiro livro. Tô só esperando terminar o que eu estou lendo para começá-lo. Nas lojas virtuais (Submarino, Saraiva)ele está em promoção.

Franceska disse...

Pati! Eu achei a historia muito parecida com a do manga "Battle Royale", que foi lancado ha um tempo atras. Pelo menos a historia eh muito parecida. Mas de todo acho que nao eh tempo predido nao.
Alias, os muffins parecem otimos ;) (como sempre)
Beijao

Ana Cristina disse...

Pati, olá! Não sei nada sobre o filme, pois ainda não vi, mas queria saber se dá para usar dried cranberries nesta receita, ou qual você indicaria... tenho um monte delas aqui em casa. E não consigo me esquecer de um muffin de laranja e cranberry que comi uma vez em Washington, uma maravilha!!! Qual receita vc me indica? Obrigada, seu blog é maravilhoso... bj

Akemi disse...

Não vi nem o filme nem os livros, mas graças aos elogios que vc fez ao Millenium comprei o primeiro que mais que depressa devorei e já estou com os 2 seguintes aqui para ler! E claro que fui ver o filme depois e adorei!
E que surpresa vc não ter gostado de uma receita da DH! Mais um motivo para considerar estes muffins mais do que especiais!
Bjss e um ótimo final de semana!

Rudimila disse...

Os livros são perfeitos! Eu comecei a ler e não consegui parar. O filme é muito bom e fiel ao livro, mas algumas coisas não ficam tão bem explicadas. Vale a pena ler!

Anônimo disse...

Olá! Sou uma nova leitora do seu blog e estou vicíada. Além das resceitas serem todas deliciosas as fotografias são cativantes, e adoro o facto de escrever sempre uma pequena história com a receita. :)
O meu nome é Maria e sou Portuguesa. Vivo em Portugal e adoro cozinhar! Já fiz algumas das suas receitas e resultaram na perfeição. :D
Em relação aos livros. Li o primeiro antes de ir ao cinema ver a versão cinematográfica; bem.. como qualquer filme adaptado de um livro há sempre pequenas coisas que não são passadas com a maior fidelidade, contudo, apesar dos senãos de algumas partes creio que o filme está bastante fiel. De qualquer das maneiras a conselho vivamente a leitura tanto do 1º (mesmo que já tenha visto o filme no cinema) como dos outros. O livro é especial porque é todo relatado na primeira pessoa, portanto passa tudo muito pelos sentimentos e pensamentos da personagem; daí também ser MUITO difícil a adaptação ao grande ecrã.
Beijinhos Lisboetas e continue a dar-nos boas receitas! :D

Anônimo disse...

ola :)
li os 3 livros e adorei, das melhores trilogias que tenho lido, são pequenos e de leitura fácil! Aconselho :D
Os muffins parecem óptimos, hei-de experimentar!
Beijinhos

KaH disse...

Li os livro e são muito legais, Mas o que pode incomodar é o fato da narração ser em primeira pessoa e sempre no passado.
Os livros são bem curtos, li eles em dois dias no maximo, diferente da trilogia millenium.
Mas gostei muito!
Recomendadissimo viu!

bjos

Sabrina Romano disse...

Pat, meu primo leu e ficou absolutamente viciado! Bjs

Sofia disse...

Eu vi o filme antes e adorei, e agora estou lendo o livro em inglês. A trilogia é ótima, muito bem escrita. Muito melhor que crepusculo, sem comparação...

Luciana Betenson disse...

Pat se você decidir ler depois me conta o que achou :-)

Shapalmas disse...

Quanto a sua pergunta,infelizmente não posso ajudar,pois não vi o filme,nem li o livro ainda...
E quanto aos muffins,estão com uma carinha ótima...adorei!!!

Beijinhos e um ótimo fim de semana!!!

Sharon

http://viramexeefaz.blogspot.com/
http://sweetstop-shapalmas.blogspot.com/

Isadora disse...

não li mas amo seu blog e suas ideias, dicas, opiniões sobre filmes e livros!

acompanho todos os dias o blog de terras cariocas!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Patricia disse...

olá,
eu li a triologia de jogos vorazes e adorei, quanto ao filme não me empolgou tanto , pq sempre falta os melhores detalhes. aconselho a ler pa amei. fui atras da triologia millenium pra saber a historia e não sei se me agrada, pq vi q tem muita cena de tortura no capitulo q li é assim o libro inteiro ? tb li o livro sobre kevin, esse gostei bastante. bjokas

Micheli disse...

Olá, os livros são realmente ótimos. Como já falaram, são narrados pela protagonista.
Muitas vezes durante o filme fiquei lembrando de coisas que ela pensava ou a explicação de determinada ação.
O diretor fez um trabalho incrível quando a câmera se aproxima da face da personagem na cena logo após ela receber os remédios para o garoto, dá para sentir as conclusões que ela chega no livro, sem uma palavra. Realmente, ler os livros faz com que entendamos melhor o filme e muitas cenas que estão subentendidas. São extremamente viciantes!
Bela receita, pena que não encontre framboesas facilmente. Pode recomendar alguma substituição?

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelas opiniões! Decidi, vou ler a trilogia sim e depois conto para vocês aqui no blog.

Ana Cristina, há uma receita boa aqui no blog de muffins de laranja com gotas de chocolate, faça-a trocando o chocolate por cranberries secas.
Bj!

Clarice, Millennium é viciante mesmo! Que bom que vc está gostando, querida! xx

Patricia, Millennium é violento, sim. Expõe a violência contra a mulher.

Micheli, obrigada pela dica dos livros! Havia pensado em começar pelo segundo mas acho que vou ler o primeiro tb!
Esta receita de muffin é bem boa, você pode usar maçã picadinha, gotas de chocolate...
Beijo!

Unknown disse...

São livros juvenis, mas eu gostei muito. Ainda mais porque a protagonista é mulher, e está loonge daquele tipo bobona... fora as críticas sociais do livro.
E mesmo que tenha visto o filme, leia os 3 livros, tem muita coisa que não fica tão bem explicada no filme!

Beijos!

Ps: falo sobre o livro/filme aqui também, ó:
http://leitoresquaseanonimos.blogspot.com.br/2012/04/jogos-vorazes-suzanne-collins.html

Anônimo disse...

Patricia querida olha primeiro vou dar a resposta do seu fã número 1 o Rapha (meu filhote) ele não viu o filme ainda pois está esperando a companhia da sua querida Julia uma paixãozinha. Agora o livros ele ganhou e já esta lendo e gostando muito então ele disse pra vc apostar. :)

Agora vamos aos muffins que tenho que dizer que mais uma vez estou surrupiando sua receita eu já nem sei mais mencionar quantas receitas suas eu já fiz. :)

Saudades viu, esta tudo bem por aí?

Lica

Anônimo disse...

Um dos melhores livros juvenis que eu li, um daqueles que a gente lê de uma vez.
Recomendo ler a serie inteira, pra entender melhor.

Patricia Scarpin disse...

Eli, aqui tudo bem! E contigo?
Mande um beijo pro Rapha, por favor, e diga a ele que começarei a ler os livros logo, logo!
xx

Lace Eventos disse...

Não li, não assisti, mas tô sonhando com esses muffins...ai ai... (suspiros)

Mariel disse...

Oi Patricia!
Obrigada pela receita, fiz esses muffins essa semana, e eles ficaram uma delícia!!! Super levinhos!!
Quanto aos livros, ouvi falar mto bem! Já são os próximos da minha lista!

Patricia Scarpin disse...

Mariel, que bom que a receita deu certo para você, adorei saber!
Beijo e obrigada por vir aqui me contar!

Anônimo disse...

A triologia e maravilhosa! Se vc gostou do filme (ruim na minha opinião pois nao faz jus ao livro) vc vai adorar os livros. A histori e perfeitamente amarrada com ação, aventura, suspense e romance.

Espero que goste e boa leitura ;-)

Paola

Patricia Scarpin disse...

Paola, obrigada por deixar a sua opinião por aqui!
Bj!

Bel Lüscher disse...

Não li o livro mas fiz os muffins!
Ficaram deliciosos, com textura macia, granuladinhos na medida e o sabor é incrível. com direito à casquinha crocante por causa do açúcar com canela :)
Mas queria saber se com mais gente acontece isso: meus muffins ficaram cinza. Será uma reação química maluca entre os ingredientes e a framboesa?
Levei um susto!

Patricia Scarpin disse...

Bel, isso aconteceu comigo uma vez quando fiz muffins de mirtilo. As frutinhas soltam uma tintinha na massa, mas não há nada de errado. Pode consumir tranqüilamente. Uma polvilhadinha de farinha de trigo nas frutinhas geralmente evita isso.
Bj!

Bel Lüscher disse...

Boa Pat! Obrigada :D

Sónia Valente disse...

Patrícia, mais uma receita deliciosa!
Os muffins ficaram macios, muito saborosos e a doçura da framboesa no interior é muito agradável.
Obrigada por mais essa partilha :-)
Beijos desde Portugal.

Patricia Scarpin disse...

Sónia, adorei saber que os muffins ficaram gostosos, que notícia ótima!
Obrigada a você por vir aqui me contar.
Um beijo!

Da´ha disse...

Oi Patricia!
Sou nova por aqui, mas já fiz duas receitas que foram sucesso absoluto: o Bolo de Chocolate com Cerveja Stout (que cobertura fantástica!) e o Picadinho de Carne!!!
Essa receita de Muffin também me pareceu deliciosa... Fiquei apenas com uma dúvida: posso usar as forminhas de papel ao invés de colocar a massa direto nas cavidades???
O que tu achas das forminhas de silicone?
Elas normalmente são recomendadas para cupcakes e não sei se funcionam para Muffin...
Parabéns pelo Blog, ele é lindo e todas as receitas são muito apetitosas!
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Da'ha, pode usar forminhas de papel, sim - eu provavelmente não as tinha em casa.
Eu uso pouco forminhas de silicone, não gosto, prefiro de metal.
Adorei saber que vc gostou das receitas e que elas deram certo! \0/
Bj e obrigada pelo comentário!