quinta-feira, junho 02, 2011

Torta de amêndoa e geléia de laranja e sendo persistente

English version

Marmalade and almond tart / Torta de amêndoa e geléia de laranja

Tem gente que me acha teimosa – eu mesma, às vezes – mas desta vez vou preferir o termo “persistente”. :)

Vocês se lembram das tirinhas de massa do outro dia? Aquelas que quase estragaram a minha manhã de sábado? Pois aqui estão elas, nesta linda – e deliciosa – torta. Ou vocês acharam que eu iria desistir da receita tão facilmente assim? ;)

Esta torta é para fãs de geléia de laranja – grupo do qual faço parte; quem não gosta de sabores amargos pode optar por outra geléia, como damasco, por exemplo.

Torta de amêndoa e geléia de laranja
um nadinha adaptada da sempre maravilhosa Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

300g de massa doce para torta*
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, amolecida
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 78g de açúcar refinado
raspas da casca de ½ laranja
1 ovo grande
1 colher (sopa) de Cointreau
1 xícara (100g) de farinha de amêndoas
220g de geléia de laranja
1 ovo levemente batido com um garfo, para pincelar a massa – usei creme de leite fresco

Abra 2/3 da massa entre dois pedaços de papel manteiga levemente enfarinhados até obter a espessura de 3mm. Forre com a massa uma forma de torta de 30x10cm (com fundo removível) levemente untada com manteiga. Remova o excesso de massa com uma faquinha afiada e fure toda a massa com um garfo. Leve à geladeira por 1 hora. Abra a massa restante da mesma maneira (3mm de espessura) e corte tirinhas de 1cm. Coloque-as em uma assadeira e leve à geladeira por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180°C; na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as raspas de laranja até obter um creme claro e fofo (1-2 minutos). Junte os ovos, um a um, e o Cointreau. Raspe as laterais da tigela e então junte a farinha de amêndoas, batendo. Espalhe o creme na base de massa e leve ao forno somente até firmar (12-15 minutos). Enquanto isso, remova as tirinhas de massa da geladeira.
Retire a torta do forno e aguarde 5 minutos. Com jeitinho, espalhe a geléia de laranja sobre o recheio – gentilmente para que a geléia não afunde no creme de amêndoas. Arrume as tirinhas de massa sobre a geléia, formando uma espécie de treliça. Pincele as tirinhas de massa com o ovo/creme de leite e volte a torta ao forno até as tirinhas dourarem e o recheio borbulhar (15 minutos). Retire do forno e deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.

* dobrei esta receita, que rendeu 800g de massa; usei 300g nesta torta e congelei o resto para usar em outra receita

Rend.: 6 porções

11 comentários:

tatiane disse...

Pat, fiquei pensando mesmo que você tentaria mais uma vez esta receita, porque um pouco de massa caída no chão não iria deter você!
Sabe que nunca experimentei geléia de laranja, e está com uma cara ótima!
beijos

Vou começar agora disse...

Oi Patrícia! Onde você compra seus livros importados? amazon?, "in loco"? ou em livrarias brasileiras mesmo? Tem alguns que gostaria de adquirir, mas não sei qual o melhor caminho...
Sou fã do teu blog, acompanho todo dia!!! ehehe
Até,
Cândida

O Garfelo disse...

Hola Patricia, he descubierto tu blog de casualidad, me encanta y tus dulces tienen un aspecto impresionante. Seguro que intentaré hacer unos cuantos, no sé por donde empezar...Te felicito. Son distintos a todos los que veo en los blogs de España.

ANNEMİNELİ disse...

Merhabalar; çok lezzetli görünüyor.Ellerine sağlık..sevgilerrr..

Richie disse...

A cara tá ótima, Pat! Eu sou fã dos cremes de amendoas, e aromatizado com laranja deve ficar perfeito!

bjim

Angela Escritora disse...

Farinha de amendoas..v ocê faz ou compra?

Babi disse...

Oi Patrícia. Visito o blog há um tempão mas não sou de comentar.

Agora preciso falar: eu amo amo amooooo seu blog! Já fiz cookies de toblerone (sucesso total), alfajores, vários dos seus friands, e mais recentemente o que aqui em casa chamamos de "o melhor cupcake do mundo". Fiz o bolinho de baunilha (da receita de cupcakes com cobertura de água de rosas) e a cobertura de chantilly de framboesa (da receita de cupcake de chocolate feito com maionese - que ainda não testei, mas está na minha lista). Ficou tão tão bom que eu só consegui comer 1, o resto foi devidamente devorado por meus amigos. Aí fiz outra vez na mesma semana para levar no trabalho, marido brigou comigo porque eu só deixei que ele comesse um só, acredita?! :-)

Enfim, só queria dizer mesmo que seu blog é um show, suas fotos são lindas, e se meus futuros filhos ficarem todos obesos, eu culpo apenas você e a Nigella. :-)

Um abraço carinhoso da Suíça (onde ainda não consegui encontrar água de rosas). Babi

Renata disse...

Pat, eu também, como vc, sou muito 'persistente'. Não paro até dar certo! E pelo visto por aqui valeu a pena, a torta está linda! E a fôrma, um mimo!

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Cândida, compro pela Amazon, sim! É mais barato e eles têm muitas opções. Os livros demoram um pouquinho para chegar (3-4 semanas), mas sempre chegam direitinho. Aqui tem uma lista para te inspirar:
http://bibliotecatk.blogspot.com/
Que bom que vc gosta do blog, fico feliz! xx

Angela, compro pronta a farinha de amêndoas.

Babi, querida, que gostoso ler o teu comentário! Amei a mistura de receitas que vc fez para bolar o cupcake, é isso aí, menina, criatividade na cozinha é sempre bom!
Também adoro a Nigella. :)
Beijão pra vc!

Edna H.Bergan Born disse...

Maravilha, Patrícia, precisamos ser persistentes as vezes na vida! Parabéns, sua torta está muito linda, adorei sua forma retangular! Como a Babi, tb amoooo seu blog! bjos e bom fim de semana!

Valentina disse...

eu amo marmelade. e este ano comecei a fazer a minha propria com as maravilhosas laranjas de seville.sou da tua turma.