quarta-feira, junho 29, 2011

Focaccia de azeitona e ervas frescas

English version

Olive and herb focaccia / Focaccia de azeitonas e ervas frescas

Não entendo gente que não gosta de azeitonas – não me entendam mal, eu mesma tenho as minhas frescuras com certos alimentos (não como fígado nem amarrada), mas azeitonas são tão suculentas, carnudas, macias... Para mim, são completamente irresistíveis.

É por isso que ao separar os ingredientes para preparar este pão delicioso retirei 20 azeitonas de dentro do vidro. :D

Focaccia de azeitona e ervas frescas
um nadinha adaptada do The Weekend Baker

- xícara medidora de 240ml

Massa:
3 xícaras + 1 colher (sopa) - 430g - de farinha de trigo comum
1 colher (sopa) de orégano fresco (ou tomilho) picadinho
2 ¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar refinado
1 ¼ xícaras (300ml) de água morna
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Cobertura:
12-15 azeitonas pretas, sem os caroços, em pedaços graúdos
1 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (chá) de folhinhas de orégano fresco (ou tomilho)
1 colher (chá) de sal grosso, levemente moído se os grãos estiverem grandes demais – usei Maldon

Em uma tigela grande, misture a farinha, o orégano (ou tomilho), o fermento, o sal e o açúcar. Mexa para incorporar os ingredientes. Regue-os com a água e o azeite e misture com uma colher de pau até que uma massa comece a se formar. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até conseguir uma massa homogênea e não esteja mais tão grudenta, cerca de 10 minutos – resista ao desejo de adicionar mais farinha à massa; ela é bem macia e por isso preferi sová-la na Kitchen Aid usando o batedor em formato de gancho.
Faça uma bola com a massa e coloque em uma tigela grande, levemente untada com óleo ou azeite. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar quentinho, livre de correntes de ar, por 45 minutos ou até que dobre de volume.
Unte com óleo uma assadeira grande, de beiradas baixas. Transfira a massa para a assadeira e pressione levemente para retirar o excesso de ar. Dê à massa um formato ovalado, fazendo que com que tenha aproximadamente 2cm de espessura e 25cm de comprimento. Pincele levemente com azeite e cubra com filme plástico colocando-o diretamente sobre a superfície da massa. Deixe crescer novamente em um lugar quentinho, livre de correntes de ar, por cerca de 20 minutos ou até estufe levemente e quase dobre de volume.
Pré-aqueça o forno a 220°C. Retire o plástico da focaccia. Polvilhe com farinha as pontas dos seus três dedos centrais de uma das mãos e faça furinhos em toda a extensão da massa (sem deixar que atravessem o fundo). Pressione os pedacinhos de azeitona nos furinhos. Regue a massa com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e salpique com o orégano (ou tomilho) e o sal grosso.
Asse até que o topo da foccacia doure bem, 25-30 minutos. Retire do forno e, com o auxílio de uma espátula grande de metal, transfira para uma gradinha. Regue com a ½ colher (sopa) de azeite restante. Sirva morna (eu achei gostosa mesmo fria).

Rend.: 1 focaccia grande

28 comentários:

tatiane disse...

E eu que tinha a frescura de comer azeitona verde e odiar a preta? Agora como as duas, e nunca dispenso um fígado frito, rs.
Lindona a foccacia, vou procurar o matinho fresco, porque meu orégano morreu :(
beijos!

Sabrina Romano disse...

e a tristesa ao ter de comer o "resto", no dia seguinte, recém saído do forno, com molho de tomate e queijo...

Tina Lopes disse...

Que focaccia diferente, queri! Eu também adoro azeitonas mas quase não como porque um dia uma pessoa muito má me mostrou quantas calorias cabem numa bolinha dessas. E você sabe que eu sofro de culpa calórica. =(

Cae Fernandes disse...

Figado não como nem morta!! srrsr
Agora essa receita...deu água na boca!
Bjos

Lua Limaverde disse...

Ah, eu também não entendo, amo azeitonas! E a focaccia está linda! :-)

saboracasa disse...

Concordo totalmente, como é possivel não gostar de azeitonas ???
Se as tenho à frente, voam!
Fucaccia está linda

Sandra Reis disse...

Bem, sou do time pró azeitonas. Adoro desde criança. Quando faço uma receita como no mínimo meia dúzia direto do vidro...rsrs
Linda a focaccia, bela sugestão acompanhada de um vinho nessas noites geladas.
beijos

ameixa seca disse...

Sou fã de fígado e azeitonas, mas uvas passas fazem-me confusão :) Que seria do amarelo se todos gostassem de azul, né? Tem que haver gosto para tudo! Esta focaccia ficou linda :)

Simone disse...

Hum simplesmente AMO focaccia!
E pela foto esta estava divina!:)
Beijos
ps: também adoro azeitonas...

Samy disse...

Eu sou do time maluca! ahahah
Porque eu não gostava de azeitonas quando muito pequena, depois passei a adorar graças a pizza vegetariana do pizza hut, e agora eu sou enjoada, só gosto se for pouco, não consigo mais comer uma inteira :( ahahah Mas minhas irmãs que vão adorar essa receita, elas amam azeitona, vou enviar o link pro email delas :)

xx

Silvana disse...

Patricia,

Só as pretas! Não como a verde nem sob tortura chinesa... rs. Meu irmão diz que o inferno deve ser um mar de cebolas e azeitonas, num dia chuvoso e frio! Para ele, nada pior! Agora... ADORO FOCCACIA.

Grande abraço!

Silvana

Luciana Leal disse...

Essa focaccia está com uma cara ótima!!! Eu amo azeitona, tem dias que eu pego uma cumbuquinha coloco algumas azeitonas azapa bem gorducha e roxinha, sento a frente da tv e devoro uma por uma!! Amo!!

Lari/Jê disse...

Eu também adoro azeitonas e, realmente, acho que quem não gosta deve ter algum problema ;)
Essa focaccia tá com uma cara deliciosa, vou testar a receita!!!

Beijos
Lari

Vanilla Gastronomia disse...

Ai que focaccia mais linda, parabéns!

Julia disse...

Meu comentário não é sobre a receita em si, que com certeza farei após terminar a dieta que ainda não comecei, mas sobre uma duvida que sempre tive.
Voce compra seus livros de receita na amazon.com? É que sempre quis comprar aqueles livros importados e lindos, mas fico com esse medo de me enrolar com as medidas ou ingredientes que não existem aqui, como o buttermilk que voce já explicou como fazer, então queria umas dicas sobre isso, pois estava pensando em comprar alguns.

Raquel de Meneses disse...

Piro em azeitona também, Pat. Amo qualquer primo do pão com qualquer tipo de azeitona. Dá uma olhada nessa receita depois, não canso de fazer em casa e já que você é do time das guguias, aposto que vai gostar: http://saboresdalica.blogspot.com/2007/05/cake-de-azeitonas.html Beijo, queridíssima.

Atitude Zen disse...

Que focaccia maravilhosa! Adorei.
Abraço

Atitude Zen -Receitas
http://www.atitudezen.com/

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Amo azeitona também ! Essa focaccia está divina, menina ! Já fiz focaccia só que coloquei tomatinho cereja por cima. Vou fazer sua receita. Beijocas

Isadora disse...

ohhh delicia! vou testar na minha cozinha!!!

dá uma passadinha pelo meu blog:
http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Anônimo disse...

Fiz essa receita e ficou divina! Obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas conosco!
beijos,
Renata

Patricia Scarpin disse...

Renata, obrigada a você por vir aqui me contar sobre a receita, adorei saber!
Beijo!

Nereime disse...

Pat, publiquei esta receita no meu cantinho com o devido link.Ficou maravilhosa , como tudo oque sai de sua cozinha, meu pessoal aqui de casa adorou , sucesso!!!
Obrigada desde já.
bjs

Vanessa Buatim disse...

Pat, muitoo obrigada, a receita ficou ótima, perfeita, exatamente como está descrito acima!!! Ficou perfeita para um sabado a noite ;)
beijooos

Patricia Scarpin disse...

Vanessa, obrigada a você por vir aqui me contar! Adorei saber!
Beijo!

Vivi Rocha disse...

Pat, amo focaccia e amo azeitonas! Mas não entendi o tipo de fermento. é aquele royal (em pó) ou o granulado, aquele que espuma e vende em pacotinhos de 10 gramas? Como eu não sei usar muito bem os mecanismos do blog queria te pedir, se não for te incomodar, para vc responder diretamente para o meu email, se puder: vrmlima@hotmail.com

Muito obrigada e parabéns, seu blog é de comer com os olhos!

Vivi

Patricia Scarpin disse...

Vivi, é o granulado - leia as embalagens, assim você consegue diferenciar os tipos de fermento. O Royal é fermento em pó químico.

Sayuri disse...

Oi Patrícia, tenho uma dúvida: se eu for substituir a farinha integral por farinha de trigo, como posso fazer isso? Posso trocar de vez ou devo misturar os dois tipos de farinha? Isso interfere na troca de outros ingredientes ou no tempo de preparo? Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Sayuri, se você usar só farinha integral a focaccia vai ficar pesada e dura. Use um pouquinho de integral e o restante de farinha branca. A massa pode demorar um pouquinho a mais para crescer, mas do jeito que está calor isso nem aconteça. Bj!