sexta-feira, junho 24, 2011

Barrinhas de coco, limão e limão siciliano + adições boas e ruins

English version

Lemon, lime and coconut bars / Barrinhas de limão, limão siciliano e coco

Eu sei, eu sei, já fiz barrinhas de limão e limão siciliano antes (deliciosas, aliás). Mas há uma adição especial nestas de hoje: coco na base e o sabor combina lindamente com os limões do recheio.

Enquanto algumas adições são maravilhosas – como no caso destas barrinhas – outras são um desastre: quem poderia imaginar que um simples bigode pudesse causar tanto estrago? ;)

Barrinhas de coco, limão e limão siciliano
um nadinha adaptadas da sempre fantástica Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Base:
2/3 xícara (65g) de coco em flocos adoçados
1 1/3 xícaras (185g) de farinha de trigo
1/3 xícara + 2 colheres (sopa) - 90g - de açúcar refinado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, gelada e picada

Recheio de limão:
4 ovos
2 gemas
2 xícaras + 3 colheres (sopa) - 436g - de açúcar refinado
1/3 xícara + ½ colher (sopa) - 50g - de farinha de trigo
raspas da casca de 2 limões sicilianos
raspas da casca de 1 limão tahiti
½ xícara (120ml) suco de limão siciliano espremido na hora
½ xícara (120ml) suco de limão tahiti espremido na hora

Comece preparando a base: pré-aqueça o forno a 200°C; unte levemente com manteiga uma forma de metal retangular de 20x30cm, forre com papel alumínio deixando “sobras” em dois lados opostos, formando “alças” e unte o papel também.
Coloque o coco no processador de alimentos e processe até moer levemente os flocos. Junte a farinha, o açúcar refinado, a baunilha e a manteiga e processe até obter uma massa. Pressione a massa na base da forma preparada e asse por 20-25 minutos ou até que doure. Reserve.
Reduza a temperatura do forno para 180°C. Faça o recheio: coloque os ovos e as gemas em uma tigela grande e bata com um fuê para combinar. Junte o açúcar refinado, a farinha, as raspas e os sucos de limão e limão siciliano e misture. Despeje o recheio sobre a base e asse por mais 20-25 minutos ou somente até firmar. Retire do forno, deixe esfriar completamente na assadeira sobre uma gradinha e então leve à geladeira por no mínimo 2 horas ou até firmar bem. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, corte em barrinhas ou quadradinhos e sirva.

Rend.: 16 unidades

18 comentários:

Eveline disse...

Juro! Eu abri o email e disse: mas de novo vc fez essas barrinhas? Ahahahahha, morri de rir quando comecei a ler seu post. Ontem mesmo separei uma receitas dessas pra fazer qq dia! Beijo.

Gourmet e Gourmand disse...

Olá Patrícia,

prefiro as barrinhas, pois o bogode realmente não ficou bom não!

Um abraço

tatiane disse...

Se tem algo bom no bigode, é que é muito fácil remove-lo!
Já estas barrinhas, fico imaginando a delícia que é do azedinho ao nível máximo!
beijos

Claudia de Paula disse...

Hmmm...que delicia !

Aproveito pra dizer que tem sorteio no meu blog.Passa la' !

claudiaskindom.blogspot.com

bjs!

Luciana Betenson disse...

Nossa, de fato um bigode a menos fez TODA a diferenca :-)Delicia de barrinhas Pat :-P

Marina disse...

Hmmmm.. adoro limão!
Não sou de comentar, normalmente passo pelo blog, babo com as receitas... mas dei mta risada com esse bigode. Hahahah!
Meu deus se faz diferença!!

Bjo

Gisa disse...

Oi Patricia, eu vou fazer o bolo chiffon de limão siciliano com lavanda e lemon curd para levar para a casa do meu mano no domingo.
Como você sou louca por limão siciliano e encontrei uma fornecedora: uma cliente tem um pé na casa dela, imenso, e me dá montes deles.
Quanto ao seu comentário sobre a adição do bigode, realmente, que diferença...para o mal.
Beijo

moranguita disse...

nossa que maravilha patricia
ja tenho fome
beijinhos

Pami Sami disse...

ahaha! Lindas, adorei!
bj*

Renata disse...

Pat, parece que eu estava adivinhando esse post. Me abastecei de limões sicilianos, que não compro há meses! E olha, coco deixa tudo mais gostoso MESMO!

Beijo!

Monalihsa Cávallaro disse...

Olá Patricia! Fiz barrinhas de limão esta semana, já comi tudinho! rsrs Com coco deve ter ficado uma tentação, sou suspeita para falar porque adoro coco e amo limão. Bjos

Monica Moura disse...

Huuummm estas barrinhas estao aptitosas bem melhores do que o tal bigode!Beijos.

OLIVER CUPCAKES disse...

hum....vou fazer amanha...
o filhote amará...
bjx e boa semana..

ameixa seca disse...

Ninguém merece um homem de bigode, se fosse barba o caso mudaria de figura, aposto :) Resta comer um quadrado desses para afogar a mágoa!

Susana Almeida disse...

hummm... que optimo aspecto!!

Diário Virtual disse...

Oi, eu imprimi uma receita de panqueca que tu fez pra imitar, só que eu sou novata na cozinha.
Pode parecer burrice o que vou perguntar, só que nenhum dos meus colegas aqui do trabalho souberam me responder também... então te pergunto, que medida é essa de 11/3 de xicaras?
Afinal, são quantas xícaras?

kkkkkkkkk

Obrigada ;)

Ana Olson disse...

Depois de namorar desde que você postou, eu resolvi finalmente fazê-las ontem à noite. Ficou excepcional!!

E hoje de manhã elas estão ainda mais gostosas! :)

Patricia Scarpin disse...

Letras, é 1 xícara inteira + um terço de uma xícara.

Ana, querida, que boa notícia! Amei saber - obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!