Clássicos não se tornam clássicos por nada: eles têm algo especial, diferente, incomum para que sejam considerados assim; sou fã de alguns deles: filmes, bandas, peças de roupa, e por essa razão não sei por que demorei tanto para experimentar um prato clássico como esta sopa; é deliciosa, encorpada e reconfortante, além de simples e fácil de preparar – tudo que comida clássica deveria ser.
Sopa de cebola
adaptada dos ótimos Feed Me Now e Jamie at Home
- xícara medidora de 240ml
¼ xícara (60ml) de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
6 cebolas grandes, cortadas ao meio no sentido do comprimento e depois finamente fatiadas em meias-luas
sal
15 folhinhas de sálvia, picadas
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 litro de caldo de legumes, galinha ou carne
4 fatias de pão firme (ciabatta, italiano, etc.)
manteiga sem sal, a gosto
150g de queijo fontina, cheddar ou gruyère, ralado – usei mozarela mesmo
Aqueça o azeite em uma panela grande*, de fundo grosso, em fogo alto. Junte o alho e refogue por30 segundos ou até perfumar. Acrescente as cebolas, um tiquinho de sal e a sálvia e cozinhe por 7 minutos, mexendo sempre. Reduza o fogo para médio e cozinhe por mais 25 minutos, mexendo ocasionalmente, até as cebolas dourarem bem.
Acrescente o vinagre balsâmico e cozinhe até que ele evapore. Adicione o caldo e ferva em fogo baixo por 10 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Espalhe um pouquinho de manteiga em cada fatia de pão e leve ao forno por 5-7 minutos ou até que dourem. Retire do forno, espalhe o queijo sobre cada fatia de pão e volte ao forno até que o queijo derreta, 2-3 minutos.
Divida a sopa entre potinhos individuais e coloque uma fatia de torrada de queijo sobre cada uma delas. Sirva.
* fiz metade da receita acima e ainda assim precisei de uma panela grande para que toda a cebola coubesse; se optar por fazer a receita inteira, capriche no tamanho da panela. :)
Rend.: 4 porções
quinta-feira, junho 16, 2011
Sopa de cebola – comida clássica para um outono gelado
Marcadores:
cebola,
comfort food,
pão,
queijo,
sálvia,
sopa,
vinagre balsâmico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
22 comentários:
Patricia, sou super fã de sopa de cebola! A minha receita não é muito diferente da sua, mas sempre uso gruyère, très français! rsrsrs parabéns!
beijos
Oi Patrícia!
Sopa de cebola é uma refeição confortante não?!
Adorei a apresentação!
Abraço
Lara
Adoro sopa de cebola. Mas faço com tomilho e deixo a cebola assando com vinho no forno. Demora mais, mas fica tão bom!
Oi Paty, tudo bem ? Que sopa linda ! Adoro sopa de cebola e também acho que é um clássico. Todo mundo deveria comer...rs Beijocas
Oi, Patrícia. Certamente vou testar essa sopinha, ainda mais agora que o frio tá chegando com força.
Seu blog virou um vício: acesso todos os dias e tenho feito várias das receitas. E o melhor é que todas ficam maravilhosas!! Até brinco lá em casa que agora só testo receita depois que você aprovar ;)
Sou alucinada por tiramisu e tô doida pra experimentar fazer em casa, mas são tantas as receitas que não sei qual a melhor. Alguma sugestão?
abç
Hummmm... amo!
vou jantar sopa de cebola daqui a pouco, acompanhada de torradinhas de alho, mas nunca provei com balsâmico na preparação; fiquei curiosa... bjs
Aiaiai... Com esse friozinho, essa sopa é tudo de bom!!! èna que não tenho todos os ingredientes em casa, senão ia pra cozinha agora mesmo!!!
Beijos
Lari
Pat, com o frio do cão que está fazendo aqui essa receitinha é mesmo uma ótima! Esses dias postei uma sopinha de cebola tb, mas não tinha essa chiqueza de balsâmico não.
Beijo!
Nesse frio sopa de cebola esquenta a alma e enche a barriga! hehe
Eu costumo por queijo ralado no fundo do potinho e a sopa por cima, pra na hora de comer ir cotucando o queijo derretido com a colher. Delicia!
Una buona zuppa ...e tanti auguri per il tuo raffreddore, ciao
Lindíssima. òtima lembrança!
Oi Patricia!! Linda sua sopa de cebola, muito comfort food! :) Adoro suas produções para fotos, fica tudo tão lindo, muito fofo!! Beijos, Tereza
Que foto linda :) Aqui também está um dia de Outono, dos chuvosos!
Pat, amo sopa de cebola! É minha preferida, mas assim, com vinagre balsâmico nunca fiz, ainda, rá!
beijos
patricia,acompanho seu blog faz um bom tempo, mas nunca comento(sorry!). Assim como vc, eu ADORO doces(inclusive crumble de morango no inverno nham nham)e qria te pedir uma receita: verrine. comi esses dias no aliança francesa e amei, é tipo panacota: doce na medida e maravilhoso, sabe? mas a textura e o sabor são beem diferentes. Com certeza vc ia amar.
Hum, que sopinha delciosa... Muito boa deve ter ficado.
Adorei.
Vim te conhecer e já gostei.
Venha me visitar tb.
Parabéns.
bjs
Ah, e já vou te seguir tb.
Bjs
com este clima friozinho ak de floripa..esta sopa é uma boa pedida para a noite...
vou fazer, pois aqui em casa até o bebe ( que ja tem 2 anos) adora cebola...
bjx
Fernanda, tudo bem? Que bom que está gostando do blog, fico feliz!
Não gosto de sobremesas com café, por isso não tem tiramisu aqui no blog. Eu costumo usar esse site para buscar receitas em blogs:
http://foodblogsearch.com/
Beijo!
Muito obrigada, Patrícia. Darei uma olhada.
bj
Patrícia, suas receitas são sempre uma delícia. Só aproveito pra avisar o pessoal pra ter cuidado com o balsâmico - eu fui fazer meia receita e me intusiamei com o ingrediente, e acabei com uma sopa de vinagre - o gosto ficou muuuuito marcante, tirando o gosto de tudo mais. Não gostei não. Acho que vou voltar pra minha receitinha básica sem aceto (gato escaldado...) Obrigada de todo jeito por compartilhar a receita - da próxima vez vou ter mais cuidado na hora de medir as coisas...
Postar um comentário