terça-feira, setembro 08, 2020

Barquinhas de abobrinha com bacon e alho-poró e um assunto nada a ver

Barquinhas de abobrinha com bacon e alho-poró

Estava pensando aqui em um assunto que nada tem a ver com comida: quanto tempo vocês demoram para desistir de um seriado?

Já faz algum tempo que não me encanto com nada novo, mas como meus preciosos “Ozark” e “Better Call Saul” vão demorar muito para voltar, andei tentando outros seriados. Vi a primeira temporada de “The Leftovers” e desisti – confesso que só terminei mesmo a temporada por causa do João, se fosse por mim já teria largado lá pelo terceiro, quarto episódio. Achei confusa, rocambolesca demais – doida. E olhem que adoro Terry Gilliam, Cronenberg, Michel Gondry, estou acostumada com loucura. :)

“I May Destroy You” foi a mesma coisa: vi três episódios e larguei. Achei chato de ver, me causou agonia em muitos momentos, fiquei incomodada com a romantização do uso de drogas. Vejo tanta gente enaltecendo a série nas redes sociais, me pergunto se estávamos vendo a mesma coisa.

Por outro lado, comecei a ver “The Boys” no final de semana prolongado e estou adorando! Logo no primeiro episódio eu já senti que iria gostar. Sempre penso no piloto de “Breaking Bad” e em como acho que as séries tem que nos ganhar logo de cara – se demora demais para gostar, eu já desconfio.

Algo de que não desisto jamais é dos legumes: a cada semana tento fazer algo novo com eles, experimentar novas receitas. Abobrinha aqui em casa nunca falta, faço assada em rodelas com bastante frequência (receita ótima da Rita Lobo), mas desta vez quis variar um pouco: acabei fazendo barquinhas, mas diferentes das que postei aqui tempos atrás, com carne moída – apenas um pouquinho de bacon para dar um toque salgadinho a mais.

 

Barquinhas de abobrinha com bacon e alho-poró

receita minha

 

- xícara medidora de 240ml

 

2 abobrinhas médias (280g cada), cortadas ao meio no sentido do comprimento

2 colheres (chá) de azeite de oliva, para pincelar as abobrinhas

sal e pimenta do reino moída na hora

2 fatias de bacon, picadas

1 alho-poró grande, somente a parte mais clara, em fatias finas

1 dente de alho grande, amassado e picadinho

1 colher (chá) de orégano seco

algumas folhinhas de manjericão fresco

1 xícara (70g) de mozarela passada no ralador grosso – rale, depois meça

2 colheres (sopa) de parmesão ralado fininho

 

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira média e rasa com papel alumínio e pincele o papel com azeite.

Com cuidado, usando uma colher, remova a polpa das abobrinhas, formando as barquinhas – não cave demais, para que não fiquem muito frágeis. Pique a polpa e reserve. Pincele a parte de dentro das barquinhas com o azeite, salpique com sal e pimenta do reino e arrume na forma preparada, com o lado cortado virado para baixo. Asse por 20 minutos.

Enquanto isso, faça o recheio: aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo alto. Junte o bacon e frite até dourar e começar a ficar crocante. Acrescente o alho-poró e refogue, mexendo algumas vezes, até que ele fique macio. Junte o alho e refogue por 1 minuto apenas – não deixe queimar, para não amargar. Acrescente a polpa de abobrinha, misture bem, tempere com sal e pimenta do reino (cuidado com o sal, porque o bacon e o queijo já são salgadinhos). Adicione o orégano e o manjericão, misture bem, cozinhe por 1 minuto e desligue. Deixe esfriar por alguns minutos, junte a mozarela e misture bem.

Retire as abobrinhas do forno e, com cuidado para não se queimar, acomode o recheio dentro das barquinhas (deixe o forno ligado). Salpique com o parmesão e volte ao forno por mais 20 minutos. Sirva em seguida.

Rend.: 2 porções (servi com arroz branco e salada de rúcula)

3 comentários:

Sara disse...

I love ozark,better call saul and breaking bad I Will try with the boys,,,hahaha. And I love your abobrinhas.Kisses

repaginandoreceitasgrandesmestrestv.com disse...

Gosto demais de suas receitas e suas indicações de filmes e séries. Permita-me sugerir a série com a incrível Viola Davis, cuja atuação está irretocável: How to get away with murder. Um beijo. Evangelina

Syd disse...


Eu nunca desisto por que todos são sempre iguais, eles deixam sempre as
melhores partes nos 3 últimos capítulos pra fechar a temporada.
a não ser obras primas como Big Bang, Two and half, e muitos outros.