segunda-feira, agosto 24, 2020

Bolinhos de couve-flor e me sentindo nostálgica

English version

Bolinhos de couve-flor / Cauliflower balls

Ando nostálgica ultimamente – quem recebeu minha newsletter da última sexta-feira sabe – e pensando muito em minha mãe. Alguns ingredientes e comidinhas me lembram demais a dona Tereza, é impossível não pensar nela e em alguns momentos da minha infância. Couve-flor, por exemplo, é algo que me transporta imediatamente para o passado, é como se eu ouvisse minha mãe dizendo “coma as arvorezinhas, filha, que elas são boas para a saúde”. Couve-flor, para mim, sempre será arvorezinha. <3

Por mais que eu adore as arvorezinhas, admito que elas precisam de um empurrãozinho no quesito sabor: couve-flor, dependendo do jeito que é preparada, pode ficar sem graça. Não é mesmo o caso destes bolinhos: modéstia à parte, eles ficaram incríveis! Muito saborosos, crocantes por fora e úmidos por dentro.

Servi com arroz, feijão e couve refogada, mas podem muito bem funcionar como belisquetes acompanhando uma cervejinha gelada. Aliás, recomendo algumas gotinhas de Tabasco na hora de comer os bolinhos – ficam ainda mais gostosos.

 

Bolinhos de couve-flor

receita minha, inspirada nestes bolinhos de lentilha

 

- xícara medidora de 240ml

 

400g de couve-flor, sem as folhas e cortada em floretes – pouco mais da metade de uma couve-flor orgânica pequena

sal

½ cebola pequena, picadinha

1 ovo, temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de salsinha picada – pique, depois meça

½ colher (sopa) de azeite de oliva

¼ xícara de parmesão ralado fininho – rale, depois meça

¾ xícara de farinha de rosca – usei caseira, pão torrado no forno e batido no liquidificador

pimenta do reino moída na hora


Coloque a couve-flor em uma panela grande e cubra com água fria. Leve ao fogo alto e, quando começar a ferver, junte 1 pitada de sal e cozinhe até os floretes ficarem macios, cerca de 10 minutos (comece a contar quando começar a ferver). Escorra e enxague com água corrente para esfriar a couve-flor. Escorra bem, transfira para uma tábua e pique bem com a faca. Transfira para uma tigela grande.

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio e pincele o papel com azeite.

Acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Tempere com sal e pimenta. Com um mixer, processe metade da mistura, diretamente na tigela mesmo, até virar um purê rústico – se não tiver mixer, transfira metade da mistura para um processador de alimentos e pulse algumas vezes. Misture bem novamente. Com as mãos, modele bolinhas usando 1 ½ colheres (sopa) niveladas por porção. Arrume as bolinhas na assadeira preparada, deixando 3cm entre uma e outra. Leve ao forno por 15 minutos, e então, com cuidado, vire os bolinhos. Asse por mais 15 minutos e sirva.

Rend.: cerca de 22 unidades – eu assei metade no dia em que preparei e congelei metade para outro dia; congelei em aberto e quando as bolinhas estavam bem firmes transferi para um saquinho.

3 comentários:

Simone Dantas disse...

Estava aqui pedindo hortifruti e já tinha incluído couve-flor porque queria fazer uma Vichyssoise, mas vou ter que diminuir a sopa para testar esses bolinhos...rs. Estão lindos. Amo que suas receitas são feitas no forno... muuuito raramente faço frituras em casa.

Luiza disse...

Patrícia, depois de experimentar as beterrabas assadas por sua recomendação (maravilhosa, por sinal), resolvi assar a couve-flor, seguindo uma receita do Panelinha. Sério, se você ainda não experimentou, não deixe passar! Que delícia! Cortei os floretes (de modo a deixar uma parte plana na assadeira), temperei com sal, azeite e pimenta, e 30min de forno, virando na metade. Outra descoberta do mundo dos assados!

Patricia Scarpin disse...

@Si, querida, eu não faço fritura aqui, a casa fica toda cheirando e depois tem aquele óleo todo para dar fim... Prefiro fazer tudo no forno! Bj, querida!

@Luiza, faço couve-flor assada sempre, é muito gostosa feita assim! Um bj!