segunda-feira, agosto 31, 2020

Macarrão com berinjela assada e bacon

English version

Macarrão com berinjela assada e bacon / Roasted eggplant bacon pasta

Apesar de eu e João não sermos veganos ou vegetarianos, a maioria das nossas refeições se baseiam em vegetais, e há várias ocasiões em que comemos almoços e jantares veganos ou vegetarianos – tem sido assim por muitos anos e aconteceu naturalmente. Nós amamos legumes e verduras e sempre procuro novas maneiras de prepará-los.

Gosto basicamente de todos os vegetais, com exceção de batata doce, e João não gosta de couve-flor, mas amou os bolinhos que fiz outro dia – acho que se trata mesmo da maneira de preparar os vegetais, tornando-os sempre interessantes, ao invés de simplesmente cozinhar na água. Assar é um dos métodos de cozimento que mais uso e acho que deixa todos os legumes muito gostosos – e até mesmo algumas folhas, como couve.

Ainda faço carne bovina e de frango às vezes – uma vez por semana, no máximo – e gosto de usar bacon aqui e ali, ocasionalmente, para dar mais sabor ou um toque diferente a um prato que seja baseado em vegetais. Este macarrão tem uma textura bem carnuda, por causa da berinjela, e o bacon deixa tudo mais interessante – o salgadinho dele combina bem demais com a berinjela assada, e o tomate deixa tudo mais molhadinho.

Fiz esta receita para um almoço de sábado e nós devoramos, acompanhada de pão cascudo – é uma receita simples e que não pede por muitos ingredientes, mas o resultado é bastante saboroso.

 

Macarrão com berinjela assada e bacon

receita minha

 

1 berinjela média (380g), em cubos de aproximadamente 2,5cm

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

sal e pimenta do reino moída na hora

180g de macarrão parafuso ou a massa curta da sua preferência

4 fatias de bacon

1 dente de alho grande, amassado e picadinho

1 tomate grande maduro, sem as sementes, em cubinhos

2 colheres (sopa) de vinho branco seco

 

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio.

Coloque a berinjela sobre o papel e regue com o azeite. Tempere com sal e pimenta, espalhe na assadeira e leve ao forno por 15 minutos. Dê uma boa misturada novamente na berinjela, espalhe na assadeira e asse por mais 15 minutos.

Enquanto isso, cozinhe o macarrão em uma panela grande de água fervente com sal, até que o macarrão fique al dente.

Aqueça uma frigideira grande e antiaderente em fogo alto e junte o bacon – vá fritando até que fique crocante e solte sua gordura. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto – não deixe queimar ou vai ficar amargo. Junte o tomate, tempere com sal e pimenta (cuidado com o sal, por causa do bacon) e refogue, mexendo algumas vezes, até que o tomate solte seus sucos, 2-3 minutos. Junte o vinho e cozinhe por 1 minuto. Acrescente a berinjela assada e misture bem.

Escorra o macarrão, reservando ½ xícara da água do cozimento. Acrescente o macarrão ao molho e misture bem, cozinhando por 1 minuto – se o molho estiver muito seco, junte um pouco da água reservada. Eu não tinha ervas frescas em casa, mas se tiver manjericão use, ficaria muito bom.

Sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

Nenhum comentário: