sexta-feira, maio 18, 2018

Risoto de ervilha e bacon


Risoto de ervilha e bacon

Estava dando uma olhada nas trocentas fotos que tenho para publicar aqui no blog e dei de cara com este risoto: lembrei de como ele é saboroso e fácil de fazer – para mim, tudo bem ficar 20 minutos mexendo o arroz na panela. Fiquei com água na boca! Lembrei de que não faço risoto há séculos e fiquei meio de teto baixo (ultimamente tenho ficado de teto baixo, às vezes, e algumas delas pelos motivos mais tronchos do mundo – vocês também tem isso às vezes?).

Pronto, resolvi que vou fazer risoto no final de semana, de qualquer jeito. :) Não sei ainda se vai ser uma receita antiga ou uma receita nova, mas se for nova e ficar gostosa prometo dividir com vocês.

Risoto de ervilha e bacon
receita minha

- xícara medidora de 240ml

4 tiras de bacon, picadas
½ colher (sopa) de azeite
1 alho poró, somente a parte verde clara, cortado ao meio no sentido do comprimento para facilitar a lavagem, e em seguida cortado em meias-luas
sal e pimenta do reino moída na hora
1 xícara (220g) de arroz arbóreo ou carnaroli
¼ xícara (60ml) de vinho branco seco
3 xícaras (720ml) de caldo de legumes, quente
1 xícara (130g) de ervilhas frescas ou congeladas – tire do freezer no começo do preparo do risoto
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de parmesão ralado na hora

Aqueça uma panela média em fogo médio-alto. Junte o bacon e vá mexendo algumas vezes até que doure e fique crocante. Remova-os da panela com a escumadeira e transfira para um prato forrado com papel toalha. Junte o azeite à gordura do bacon e adicione o alho poró e refogue, mexendo algumas vezes, até que fique transparente. Junte o arroz e refogue por 2-3 minutos, mexendo, até que todos os grãos fiquem cobertos de gordura. Junte o vinho e refogue até que evapore. Acrescente 1 concha de caldo quente e vá mexendo até que o caldo quase seque. Acrescente outra concha de caldo e vá mexendo novamente até que ele quase seque – vá repetindo o processo até que o arroz fique al dente, o que vai levar cerca de 20 minutos (talvez você não use todo o caldo). Junte a ervilha, tempere com sal e pimenta – não exagere no sal, pois o bacon já é salgadinho.

Acrescente o parmesão e a manteiga e misture. Prove e acerte o sal se necessário, tampe a panela e aguarde 2 minutos. Transfira o risoto para os pratos de servir e salpique com o bacon crocante. Sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

2 comentários:

Anônimo disse...

Primeira vez que preparo um risotto na vida e usei a sua receita. Ficou deliciosíssimo!!!

Patricia Scarpin disse...

Adorei saber disso, obrigada por vir me contar!