Tuesday, May 08, 2018

Berinjelas recheadas com tomate, queijo e pangrattato

Berinjelas recheadas com tomate, queijo e pangrattato

Eu acho curioso e interessante o quanto o nosso apetite muda (ou não) desde a infância até a fase adulta. Li uma vez uma entrevista com o Ricky Gervais em que ele dizia que havia passado 45 anos da vida sem comer nada além de bife e que quando resolveu provar os outros alimentos se achou um otário por ter perdido tanto tempo – acho que é bem por aí, mesmo. Eu ainda sonho que o mesmo aconteça um dia ao meu irmão. :)

Confesso que quando criança berinjela não era dos meus legumes favoritos, mas isso mudou radicalmente: adoro tudo com ela. Tenho feito as almôndegas veganas da Laura com frequência (uso 1 berinjela e 1 abobrinha pequenas para a receita), berinjela à milanesa, babaganoush... Recheada também é sucesso e a receita que lhes trago hoje é vegetariana e deliciosa.

Berinjelas recheadas com tomate, queijo e pangrattato
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Barquinhas:
2 berinjelas grandes
1 colher (sopa) de azeite de oliva, para refogar e também para pincelar as berinjelas
sal e pimenta do reino moída na hora
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 alho poró, cortado ao meio no sentido do comprimento para facilitar a lavagem, e em seguida cortado em meias-luas
1 dente de alho grande, picadinho
3 tomates italianos maduros, sem as sementes e em cubinhos
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 punhado de folhas de manjerona fresca
85g de mozarela ralada grosseiramente
3 colheres (sopa) de pecorino ou parmesão ralado fininho

Pangrattato:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (60g) de farelo de pão*
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de salsinha fresca picadinha

Preaqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio e pincele-o com azeite.

Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, remova a polpa, deixando aproximadamente 0,5cm de borda – não retire polpa em excesso para não deixar a barquinha fina demais ou ela não suportará o peso do recheio. Pincele as barquinhas com azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno por 20 minutos. Pique a polpa em cubinhos.

Enquanto isso, prepare o recheio: em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e 1 fio de azeite. Quando a manteiga derreter, junte o alho poró e refogue, mexendo ocasionalmente, até amaciar. Acrescente o alho e refogue até perfumar, cerca de 1 minuto – não deixe o alho queimar para não amargar a receita. Junte a polpa da berinjela, tempere com sal e pimenta e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente os tomates picados, o extrato de tomate, a manjerona e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo vez ou outra. Desligue o fogo, acrescente a mozarela e o pecorino/parmesão. Divida o recheio entre as barquinhas que foram assadas.

Para finalizar, faça o pangrattato: em uma frigideira antiaderente pequena, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o alho e refogue por 1 minuto. Junte o farelo de pão e refogue, mexendo, por 1-2 minutos ou até dourar. Retire do fogo, junte e salsinha, tempere com sal e pimenta e espalhe sobre as barquinhas. Leve ao forno por mais 15 minutos. Sirva imediatamente.

*farelo de pão: pão amanhecido ou levemente tostado no forno passado pelo processador até obter uma farofa grossa. Não use farinha de rosca: ela é fina demais e vai ressecar a textura da receita.

Rend.: 4 porções

3 comments:

Renata Bacaleinick said...

Que maravilhosas!!

Eloisa Vidal Rosas said...

Oi Patricia, adoro suas receitas e seus comentários. <3

Patricia Scarpin said...

Oi, Eloisa! Obrigada, querida! xoxo

Related Posts with Thumbnails