Monday, May 14, 2018

Quiche de alho poró, queijo e tomate


Quiche de alho poró, queijo e tomate

A vida às vezes pode ser engraçada, com um toque de sadismo. :/

Depois de anos, ANOS, convencendo meu marido a comer quiche – ele não come ovos nem creme de leite – fiz a receita abaixo algumas vezes, com sucesso. Só que logo depois que ele topou se aventurar pelo mundo das quiches e outras comidas com creme de leite (ovos ainda não, ainda sofro com esta derrota) eu desenvolvi essa porcaria de intolerância à lactose.

Ei, Universo, que humor negro, hein?

De qualquer forma, a quiche abaixo é deliciosa e você pode adaptá-la para fazê-la de outros sabores - de brócolis com gorgonzola, por exemplo, fica bem saborosa.

Quiche de alho poró, queijo e tomate
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
3 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:
2 colheres (sopa) de manteiga
2 alhos porós grandes, cortados ao meio no sentido do comprimento para facilitar a lavagem, e em seguida cortados em meias-luas
sal
1 ½ colheres (sopa) de vinho branco seco
pimenta do reino moída na hora
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco
2 ovos grandes
folhas de 3 raminhos de tomilho fresco
1 xícara de queijo Canastra ralado grosseiramente – rale, depois meça
1 pitada de noz moscada ralada na hora
½ xícara (80g) de tomates cereja cortados ao meio no sentido do comprimento – meça, depois corte

Comece pela massa: no processador de alimentos, junte a farinha e o sal e pulse algumas vezes para misturá-los bem. Acrescente a manteiga e pulse novamente, mais algumas vezes, até obter uma farofa grossa. Aos poucos, vá juntando a água gelada e pulsando, até que uma massa comece a se formar. Retire a massa do processador, forme um retângulo de aproximadamente 12x15cm com ela – assim ficará mais fácil moldá-la no tamanho da forma; se for usar uma forma redonda, molde um disco com a massa. Trabalhe rapidamente para manter a massa fria, e então embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Enquanto isso, prepare o recheio: em uma frigideira grande, aqueça a manteiga em fogo alto – se usar panela de fundo triplo, use fogo médio. Assim que derreter, junte o alho poró, polvilhe com um pouquinho de sal e refogue, mexendo de vez em quando, até amaciar. Junte o vinho, raspe os queimadinhos do fundo da panela e cozinhe por mais 2 minutos ou até o vinho secar. Acerte o sal, tempere com a pimenta e desligue o fogo. Deixe esfriar completamente.

Separe uma forma retangular de 30x10cm e pincele-a levemente com manteiga – se o fundo for removível, melhor ainda. Coloque a massa entre duas folhas de papel manteiga e abra usando o rolo até obter um retângulo de aproximadamente 40x20cm – novamente, trabalhe de maneira rápida para manter a massa gelada, assim ela não vai grudar no papel. Se a massa começar a grudar, polvilhe-a com um pouquinho de farinha de trigo, porém evite o excesso para que a massa não resseque. Forre a forma preparada com a massa, deixando sobrar 1 ou 2cm nas bordas – asse com a sobra e remova só depois de a torta estar assada, desta forma a massa não vai encolher. Faça furinhos no fundo de toda a massa e leve-a ao freezer por 20 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.
Forre a massa da torta com um pedaço de papel alumínio, pincelado com manteiga, deixando uma sobra de aprox. 2,5cm. Encha o papel com feijões secos ou pesinhos de cerâmica e leve ao forno por 15-20 minutos. Remova os feijões/pesinhos e o papel alumínio e volte a massa ao forno até que doure levemente, mais 10 minutos. Retire do forno.

Em uma tigela média, misture bem com um batedor de arame o creme de leite, os ovos e o parmesão. Junte os ¾ xícara do queijo canastra, o tomilho, o alho poró já frio e a noz moscada. Tempere com sal e pimenta. Despeje cuidadosamente na massa – com jeitinho para evitar que entre recheio entre a massa e as paredes da forma – e espalhe os tomates por cima. Polvilhe com o restante do queijo e volte ao forno por mais 25-30 minutos ou até que o recheio firme e doure na superfície.

Sirva com uma saladinha verde.

Rend.: 4 porções

3 comments:

Clara Brito said...

Gosto tanto de quiches e esta chamou-me a atenção pelos ingredientes. Adorei a combinação. Tenho de experimentar.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/05/bolo-de-lemon-curd-e-coco.html

Ana said...

Olá Patrícia

Cada vez mais há intolerância à lactose....por aí não encontra leite e natas sem lactose? Aqui em Portugal já é fácil encontrar apesar de ligeiramente mais caros que os normais.
Como sempre, as suas receitas dão de imediato uma enorme vontade de ir a correr para a cozinha.....
Beijinho

Patricia Scarpin said...

Ana, querida, aqui encontramos muitos produtos sem lacotse. O problema é que além da minha intolerância à lactose eu tenho que evitar leite de vaca por causa da minha alopecia. :(
Bjs

Related Posts with Thumbnails