quarta-feira, maio 16, 2018

Ragu de ossobuco


Ragu de ossobuco

Uma das coisas de que gosto na Nigella e na Rita Lobo é o fato de elas geralmente dizerem que uma receita demorada não é a mesma coisa que uma receita trabalhosa. Há mesmo pratos que demoram para ficar prontos, mas muitas vezes o forno faz praticamente todo o trabalho.

Eu também tenho dias em que não quero nem passar perto da cozinha, gente. Aqueles dias em que o jantar é guacamole. :)

Este ragu de ossobuco fica quase três horas no forno, mas o preparo não é difícil nem leva muito tempo, e há um bônus: ele fica ainda mais saboroso quando feito de véspera.

Ragu de ossobuco
receita minha

- xícara medidora de 240ml

800g de ossobuco (3-4 fatias)
sal e pimenta do reino moída na hora
1 ½ colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena, picadinha
1 cenoura pequena (aprox. 100g) descascada e em cubinhos
1 talo de salsão (aprox. 70g) em cubinhos
2 dentes de alho grandes, bem picadinhos
1 colher (sopa) de extrato de tomate
½ xícara (120ml) de vinho tinto seco
1 vidro de passata (680g)
1 colher (sopa) de açúcar
2 folhas de louro
3 raminhos de tomilho fresco
1 punhado de folhas de manjericão fresco

Preaqueça o forno a 150°C. Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Polvilhe as fatias de carne em ambos os lados com a farinha de trigo. Em uma panela com tampa e que possa ir ao forno, aqueça 1 colher (sopa) do azeite em fogo alto e sele metade da carne dos dois lados – trabalhe em etapas para que o excesso de carne não resfrie o fundo da panela. Transfira a carne para um prato e reserve. Adicione outra colher de azeite à panela e sele a carne restante. Transfira para o prato. Abaixe o fogo para médio, aqueça o azeite restante e refogue a cebola, a cenoura e o salsão até que murchem, cerca de 5 minutos. Junte o alho e refogue por 1 minuto, somente até perfumar – não deixe o alho queimar para não amargar a receita. Tempere com sal e pimenta. Junte o extrato de tomate e misture bem, cozinhando por 1 minuto. Junte o vinho e com a colher de pau raspe bem os queimadinhos do fundo da panela – eles vão dar mais sabor ao molho.

Acrescente a passata, encha a garrafa vazia com água até a metade de junte à panela. Tempere novamente com sal e pimenta do reino, acrescente o açúcar, o louro e o tomilho, volte a carne à panela e mantenha-a submersa no molho. Tampe a panela, transfira para o forno e cozinhe por 2 ½ horas, checando de vez em quando – se o líquido começar a secar, junte mais água quente. Ao final do cozimento, retire os ramos de tomilho e o louro e desfie a carne. Junte o manjericão. Sirva com macarrão ou polenta.

Rend.: 3-4 porções, dependendo de como é servido

Um comentário:

Iara disse...

Aqui em casa jantei guacamole três vezes essa semana Patrícia. Preguiça no final do dia... Hoje pra dar uma variada coloquei atum em lata no meu guacamole 😋. Simples, gostoso e saudável.