quinta-feira, outubro 03, 2013

Voltando das férias com bolo de laranja com cobertura de maracujá

English version

Fresh orange pound cake with passion fruit icing / Bolo de laranja com cobertura de maracujá

Oi, pessoal!

Depois de algumas semanas de férias estou de volta à minha casa, cansada e imensamente feliz. Faz tempo que não faço nenhum docinho, mas tenho uma receita deliciosa para dividir com vocês hoje, um bolo que preparei semanas atrás e que ficou bem gostoso. A cobertura de maracujá é totalmente opcional: eu particularmente gostei mais do bolo sem ela.

Ah, responderei seus emails e comentários nos próximos dias. :)

Bolo de laranja com cobertura de maracujá
adaptado do fantástico e delicioso Desserts from the Famous Loveless Cafe

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
200g de manteiga sem sal, amolecida
1 ¾ xícaras (350g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 laranjas grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos grandes
3 gemas grandes
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
½ xícara de creme azedo (sour cream)*
1 ½ colheres (sopa) de suco de laranja

Cobertura:
2 xícaras (280g) de açúcar de confeiteiro
2-3 colheres (sopa) de suco de maracujá, mais se necessário

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga duas formas de bolo inglês de 20x10x5cm, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar, as raspas de laranja e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, seguidos das gemas, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela com uma espátula ocasionalmente. Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal sobre a tigela, junte o creme azedo e o suco de laranja e misture gentilmente, de baixo para cima. Transfira a massa para as formas preparadas.
Asse por 45 minutos ou até que os bolos cresçam e dourem (fala o teste do palito). Deixe esfriar nas formas sobre uma gradinha por 10-15 minutos e então desenforme com cuidado. Remova o papel e deixe esfriar completamente.

Cobertura: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela média, junte o suco de maracujá aos poucos, misturando, até obter a consistência desejada. Derrame sobre os bolos já frios.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 2 bolos (cada um serve 6 porções)

8 comentários:

Tati Candeias disse...

Oi Pat!
Que bom tava com saudades!

bjos

Carla disse...

Olá....vou sugerir uma coisa.....qdo vc enviar o email pra gente, colocar o título da receita no assunto, daí fica fácil de achar.....thank's

Luciana Leal disse...

Eba, você voltou!! Que bom!!!!!
Essa semana fiz seus cookies cítricos de aveia, ficaram uma delícia!! Esse bolo também está com cara ótima!!! Bjs

Anônimo disse...

Meu Deus, as saudades que eu tinha de novidades por aqui!
E bo de laranja logo a abrir? O máximo!
Beijinho
Guida

Sofia disse...

Assim que vi este bolo até arregalei os olhos. Belissimo. Com uma cobertura de fazer crescer água na boca.
Já sigo o seu blogue há muito tempo e cada visita que lhe faço é sempre um grande prazer.
Parabéns pelas receitas e fotos maravilhosas.

Um beijinho
Sofia
http://paladarescompanhia.blogspot.pt/

Telita disse...

Que bolo lindo.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha



P.S.: Tenho passatempo a decorrer no blog: giveaway | post 200


Flavio Moreira disse...

Oi, Patrícia.
Bem vinda de volta - espero que tenha descansado e aproveitado bastante.
Eu fiquei muito tempo sem entrar "na sua cozinha" (rs), por conta dos muitos trabalhos de faculdade e absoluta falta de tempo, até mesmo para cozinhar!
Há muito tempo você me incentivou a cozinhar e me deu dicas´ótimas sobre medidas etc.
Bom, depois de muitos pães e bolos, acabei parando um pouco pelas razões acima.
Mas tem uma coisa que eu queria te perguntar: há alguma maneira de substituir o bicarbonato de sódio das receitas? Explico: tenho um "cão perdigueiro" (rs) em casa que sempre percebe quando tem BS nas receitas - e detesta! Se você tiver alguma dica para essa substituição, agradeço.
Grande abraço!

Patricia Scarpin disse...

Pessoal, obrigada pelas boas-vindas!

Carla, não entendi o seu comentário. O email vai com o título da receita, sim.

Lu Leal, que bom que vc gostou dos cookies, querida!
Beijo!

Flavio, eu não sei te responder isso. Sério mesmo que a pessoa sente o gosto? Que paladar apurado! Nunca conheci ninguém assim.
Talvez você encontre esta informação em algum site de culinária, eu realmente desconheço.
Um abraço e obrigada!