segunda-feira, outubro 21, 2013

Pãezinhos de geleia de framboesa e "Hannibal"

English version

Raspberry jam rolls / Pãezinhos de geleia de framboesa

Depois de pensar um pouco decidi deixar “Game of Thrones” de lado e escolher algo mais interessante: estava entre “Bates Motel” e “Hannibal” e acabei escolhendo a última, sendo Mads Mikkelsen e os comentários deixados por alguns de vocês neste post as razões. Estou na metade da temporada e adorando cada minuto: a atmosfera sombria, a trilha sonora, o roteiro e as excelentes atuações estão muito bem combinados e que surpresa foi ver Scott Thompson em um drama (eu adorava “The Kids in the Hall” nos anos 90, não perdia por nada no mundo!).

Não sou fã de Anthony Hopkins e depois de assistir a “Caçador de Assassinos” achei Brian Cox um Hannibal Lecter bem melhor; agora, acho que Mads Mikkelsen está dando um couro nos dois. :D

***
Uma das últimas edições da revista DH que recebi trouxe uma massa de pão doce que é usada em várias receitas diferentes – os pães são lindos e deu vontade de preparar todos, mas comecei com o de geleia porque era o que tinha na geladeira. Foi mesmo uma ótima maneira de começar: estes pãezinhos são muito simples e ao mesmo tempo bem gostosos.

Pãezinhos de geleia de framboesa
um nadinha adaptados da sempre maravilhosa Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

1 ¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
2/3 xícara (160ml) de leite integral morno
55g de açúcar cristal
450g de farinha de trigo comum
½ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
2 ovos, levemente batidos com um garfo
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
100g de manteiga sem sal, derretida e fria
200g de geleia de framboesa
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Em uma tigela grande, misture o fermento, o leite e uma pitada do açúcar. Reserve até espumar. Adicione a farinha, o açúcar restante, a canela, o sal, os ovos, a baunilha e a manteiga e misture com uma colher de pau até incorporar os ingredientes. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até obter uma massa lisa e elástica, cerca de 10 minutos (fiz tudo isso com a Kitchen Aid e o batedor em formato de gancho). Forme uma bola com a massa, transfira para uma tigela grande levemente pincelada com manteiga e cubra com filme plástico. Deixe crescer até dobrar de volume, cerca de 1 hora.
Pincele com manteiga uma forma de muffins com 12 cavidades (cada uma comporta 90ml). Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e abra com um rolo formando um retângulo de 60x25cm. Espalhe a geleia sobre a massa deixando uma borda de 1cm livre de geleia. Começando pelo lado mais longo próximo a você, enrole a massa firmemente, formando um rocambole. Corte-o em 12 pedaços e coloque cada fatia, com o lado cortado para cima, na forma preparada. Cubra e deixe crescer novamente por aproximadamente 40 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Asse os pãezinhos por 25-30 minutos ou até que dourem e estejam assados por dentro. Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos, e então desenforme com cuidado e transfira para a gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Rend.: 12 unidades

11 comentários:

Unknown disse...

Patricia..isso com chocolate deve ficar uma perdição! rs Bjo grande e to impressionada por vc nao gostar de Got..pq eu AMO!! rsrs

Paula Moita disse...

Ficaram lindos estes pães... hum que delícia!

Valeria rezende disse...

Olá Patrícia, que bom que vc está gostando, eu amei Hannibal, espero que mantenham o padrão da série. Também assisti Bates Motel e tenho que dizer, apesar de não ser tão boa quanto Hannibal, a Vera Farmiga está excelente, rouba todas as cenas. Ela dosa com perfeição uma personagem dificil, que é histriônica, possessiva, frágil, desequilibrada, manipuladora(ufa)sem cair na canastrice. Se sobrar um tempinho vale a pena conferir. Abraços!

Sam Nicoli disse...

Pati, que pãezinhos maravilhosos!!! Já estou sonhando com isso, vou comprar um vidro de geléia no final de semana e fazer!!! =)

Não tive sorte com Hannibal, quando resolvi começar a assistir devia estar de mal humor e não voltei mais...
Quem sabe outro dia.

Ah e quanto a passata da outra receita, achei!!! Fui ao Pão de Açúcar e já comprei. Está na lista das próximas receitinhas do jantar!!

Anônimo disse...

Eu amo suas receitas com séries! rs me divirto pra caramba e raramente comento... mas essa de hoje me deixou realmente com água na boca... E Hannibal... eu também amei!!! Aguardando ansiosamente por uma nova temporada!
Escrevi sobre a série aqui: http://jussaratuma.wordpress.com/2013/06/20/na-tv-hannibal-a-serie/
Beijo!

Fernanda disse...

Patrícia, existe a possibilidade de trocar o recheio por maçãs picadinhas?

tem alguma dica nesse aspecto?
pq procuro pelo pão de maça e canela perfeito, e essa massa parece ser boa!

Patricia Scarpin disse...

Thaynara, eu acho GoT muito arrastado.
Bj!

Valéria, eu quero ver "Bates Motel" por causa da Vera Farmiga, adoro ela!
Beijo, querida!

Sam, acho que filmes, séries e livros tem muito a ver com o nosso timing, viu?
Beijo grande!

Jussara, vou ler o teu post depois que terminar de ver o seriado todo, morro de medo de spoilers! :D
Bj!

Fernanda, eu acho que é uma ótima ideia! Eu só passaria manteiga na massa antes de colocar as maçãs picadas para que elas fiquem mais aderidas à massa. Estas receitas são bem boas, caso queira provar:
http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2013/04/paezinhos-de-maca-e-marzipa-uma-leitura.html

http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2012/04/paezinhos-hot-cross-de-maca-e-canela.html

http://technicolorkitchen.blogspot.com/2010/08/pao-de-maca.html

Myla disse...

Estou fazendo hoje, já estão cortados crescendo na forma hmmmm
Usei geleia de mirtilo, estou na expectativa!
E tô fazendo também aqueles pãezinhos de salaminho e queijo, só que vou usar só queijo, uns 3 misturados!!
Bjoss

Myla disse...

Amei demais, ficaram super fofinhos!!!!

Patricia Scarpin disse...

Myla, que notícia boa, menina! E os pãezinhos salgados, também ficaram bons?
Beijos!

Myla disse...

Ficaram bons também, ainda fiz umas bruschettinhas com eles!!
Esse doce vou repetir com certeza, macio demais!!