quarta-feira, outubro 09, 2013

Kulich

English version

Kulich

Quando eu era pequena odiava panetone – todas aquelas frutinhas cristalizadas e passas me deixavam louca! Minha mãe costumava remover todas elas para que eu pudesse comer o pão (D. Terezinha era uma santa, não? :D). Anos depois a indústria lançou o chocotone e isso resolveu o meu problema. :)

Hoje em dia adoro frutinhas cristalizadas, secas e passas e sou apaixonada por pães cravejados com elas. Quando vi esse kulich na Gourmet Traveller mal podia esperar para prepará-lo, e seria uma boa maneira de usar o açafrão que eu comprara havia séculos e que estava abandonado dentro do armário – eu e a minha tendência a acumular ingredientes, acho que vocês já devem ter notado. :D
O açafrão dá uma cor amarelada linda à massa, entretanto tenho certeza de que o kulich ficaria igualmente maravilhoso sem o ingrediente – não deixem que isso os impeça de fazer esta ótima receita.

Kulich
um tiquinho adaptado da sempre linda Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

7g de fermento biológico seco
½ colher (sopa) de açúcar cristal
140ml de leite integral morno
½ xícara (55g) de passas claras
2 colheres (sopa) de rum escuro
1 pitada de filetes de açafrão
1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha
4 gemas grandes, temperatura ambiente
360g de farinha de trigo comum
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
50g de amêndoas picadas grosseiramente
50g de casca de laranja cristalizada picada
1/8 colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal, amolecida
1 ovo, levemente batido com um garfo, para pincelar
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Em uma tigelinha, misture o fermento, o açúcar cristal e 100ml do leite morno, misture bem com um garfo e deixe espumar (5-10 minutos).
Enquanto isso, misture as passas e o rum em uma panelinha e leve ao fogo médio até que o rum comece a ferver. Retire do fogo e reserve até que as passas fiquem embebidas no rum e estufem ligeiramente (4-5 minutos). Passe por uma peneira, reservando as passas e passando o líquido para outra tigela. A ele junte o açafrão, a baunilha, as gemas e o leite restante, misturando com um garfo para incorporar.
Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar de confeiteiro, as amêndoas, a casca de laranja cristalizada e o sal e faça um buraco no centro dos ingredientes. Junte a mistura de fermento, a de rum e as passas e misture para incorporar. Acrescente a manteiga e misture com as mãos. Transfira para uma superfície bem enfarinhada e sove até obter uma massa lisa e macia, polvilhando com farinha caso necessário (5-6 minutos) – fiz tudo isso, desde o início, na Kitchen Aid usando o batedor em formato de pá.
Coloque a massa em uma tigela ligeiramente pincelada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho até dobrar de volume (1 hora/1 hora e meia).
Divida a massa em duas e com cada parte forme um cilindro de 50cm de comprimento. Torça os dois cilindros juntos, formando uma espécie de guirlanda, e junte bem as pontas. Transfira para uma assadeira grande, de beiradas baixas, forrada com papel manteiga. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente (35-40 minutos).
Pré-aqueça o forno a 120°C. Pincele o pão com o ovo batido, asse por 15 minutos e então suba a temperatura do forno para 180°C e asse até que doure e um palito inserido no pão saia limpo (25-30 minutos). Deixe esfriar sobre uma gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 8-10 porções

10 comentários:

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Una gran receta con una foto maravillosa ! Saludos, Patricia.

Su Delícia disse...

Que aspecto fabuloso!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

LC disse...

Também odiava frutas cristalizadas quando era criança, e panetone então só de longe.
Mas hoje a coisa mudou, sou tarada por essas frutinhas e panetone pra mim é um deleite!
Linda receita! nham nham

valeria rezende disse...

Olá Patrícia.Fiquei louca pra fazer. Vc acha que é um sacrilégio muito grande trocar as passas por chocolate? É que sofro de marido chatinho(rrss).
Abraços!

Patrícia Nascimento disse...

Ficou lindo....!
Bjos

Patricia Scarpin disse...

Valéria, acho que vai ficar bom, sim - eu super te entendo, tenho um chatinho em casa tb. :D
Depois me conta se gostou?
Beijo!

valeria rezende disse...

Oi Patricia. Fiz a receita com chocolate meio amargo substituindo as passas e ficou ótima. Que massa mais gostosa de trabalhar... e o resultado final então, uma rosca macia e perfumada.
Abraços!

Patricia Scarpin disse...

Valeria, que rápida você! :D
Adorei saber que a receita deu certo com chocolate! Eu também adorei essa massa, tão macia, né?
Obrigada por vir aqui me contar o resultado, beijo!

wair de paula disse...

Pode exagerar um pouquinho nas passasse amêndoas sem prejuízo ?

Patricia Scarpin disse...

Wair, acho que sim, é uma massa super boa!