domingo, junho 09, 2013

Tortinhas de brownie e framboesa

English version

Dark chocolate and raspberry brownie tarts / Tortinhas de brownie e framboesa

Adoro brownies e os preparo com frequência, por isso, quando vi estas belezinhas em uma das minhas revistas DH tive de fazê-las: framboesas são naturalmente azedinhas e combinham super bem com chocolate, e além disso os brownies ficaram lindinhos com o formato de tortinhas. A receita é fácil e se vocês tiverem companhia para jantar tenho certeza de que as tortinhas impressionariam as visitas; também acho que são uma boa idéia para a sobremesa do Dia dos Namorados. ;)

Dark chocolate and raspberry brownie tarts / Tortinhas de brownie e framboesa

Tortinhas de brownie e framboesa
da sempre deliciosa e lindíssima Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

200g de chocolate amargo (70% de cacau) – usei um com 53% de cacau
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
1 teaspoon de extrato de baunilha
3 ovos
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 xícara de framboesas – usei congeladas, sem descongelar antes

Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte com manteiga quatro forminhas de mini bolo com aro removível e forre o fundo com papel manteiga.
Coloque o chocolate , a manteiga, o açúcar e o creme de leite em uma panela média e leve ao fogo baixo. Mexa até que os ingredientes derretam e a mistura fique homogênea. Incorpore a baunilha e deixe esfriar por 5 minutos.
Coloque os ovos, a farinha e o sal em uma tigela e misture bem com um batedor de arame até obter um creme homogêneo. Junte a mistura de chocolate e misture bem. Despeje nas forminhas preparadas e espalhe as framboesas por cima. Asse por 35-40 minutos ou até que estejam firmes (faça o teste do palito).

Rend.: 4 tortinhas – fiz exatamente a receita acima, usei forminhas de torta de 10cm de diâmetro e consegui 5 unidades (como as forminhas são antiaderente, apenas pincelei levemente com manteiga e não usei papel para forrar o fundo)

15 comentários:

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Lindas Patricia, de uma delicadeza incrível, bjs e bom domingo,;).

Vanderleia disse...

Patricia que maldade.Ficaram lindas e irresistíveis.Arrasou.Beijos querida.

Vera Ferraz disse...

Adoro essa combinação! É infalível! Ficaram lindas!!

Anônimo disse...

Patrícia,
Que bom que você postou essa receita com uma certa atecedência, assim poderei tentar fazê-la para o jantar do dia dos namorados (que, por sinal, será a sobremesa do risoto de beterraba que vi por aqui). Obrigada pelas dicas.
Joanita.
OBS: Às vezes sinto falta de mais receitas de pratos salgados por aqui... - Encare esse comentário como um incentivo, pois sei que, se você testou e postou, é porque é bom mesmo :)

Jessica Pacheco disse...

Lindas e a cor está incrível, pena que seja tão difícil encontrar framboesas por aqui. Alguma dica de substituição? Abraços.

Samy disse...

Essas fotos vão pra sessão de fotos favoritas das suas receitas!

love it!

Patricia Scarpin disse...

Joanita,
O problema com pratos salgados é que eles esfriam enquanto tiro as fotos... Como gosto de comer a minha comida quentinha, acabo não fotografando tudo que preparo. :(
Um beijo e obrigada pelo carinho!

Jessica, umas gotinhas de chocolate branco, talvez? Putz, não sei. :S

Samy, brigada, querida! xoxo

Thaty Corrêa disse...

Se eu encontrasse framboesas(ainda que congeladas)por aqui, com certeza faria essas torinhas! Amo framboesas e nunca, nunca encontrei pra vender no Brasil... A única vez que eu comi foi quando estive em Londres e vi vendendo no mercado. Ignorei o preço salgado e me joguei com vontade em 2 bandeijinhas! Foi amor a primeira mordida! : )

@dddrocha disse...

Olá Patrícia. Sempre entro no seu blog para ler as postagens (pois elas não abrem no feedly) mas nunca consigo ver as fotos das receitas.
A minha internet é uma 3g, que não é a melhor do mundo, mas consigo abrir os sites normalmente (depois de um tempo esperando rsrs), mas as suas imagens nunca carregam. Já tentei clicar e abrir no flickr, mas também só fica carregando e nunca chega lá.
Sei que sou uma formiguinha na multidão, mas eu gostaria muito de poder ver o post completo... uma sugestão é configurar as postagens para abrirem por completo, sem precisar entrar no blog, pois ele é muito pesado para minha conexão.
Obrigada pela atenção e me desculpe qualquer encheção de saco.

Patricia Scarpin disse...

Dani, não sei o que pode estar acontecendo. Eu acesso o blog pelo celular normalmente, consigo ver as fotos nitidamente.

@dddrocha disse...

Uma sugestão é configurar as postagens para abrirem por completo, sem precisar entrar no blog, pois ele é muito pesado para minha conexão.
As fotos são em alta resolução e o blog é pesado. Uso a 3g no computador, mas onde moro essa internet não funciona como deveria, é mas lento que nos outros lugares.
Enfim, foi só uma sugestão. Não se preocupe.

@dddrocha disse...

Mais*

Anônimo disse...

Oi! Posso fazer em uma forma maior? Ou em forminhas pequena de silicone?

Anônimo disse...

Oi Patrícia! Estou louca para fazer esta receita, mas só tenho formas de silicone e de empada. Será que da certo em forma de empada? Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, eu evito formas de silicone, não gosto do resultado. Use as de empada, mas o seu rendimento será diferente do meu - tenho certeza de que as tortinhas ficarão lindas! Beijo!