segunda-feira, junho 03, 2013

Brownies de limão siciliano e coco

English version

Lemon and coconut brownies / Brownies de limão siciliano e coco

Assistindo a “Tempero de Família” outro dia senti um certo nojinho ao ver o Rodrigo Hilbert transferir a massa de bolo da tigela para a forma usando as mãos: por mais que usemos nossas mãos ao cozinhar – e eu certamente faço isso bastante – há ferramentas certas para determinadas ações. O Jamie Oliver praticamente sovando o guacamole neste vídeo quase me fez chamar o hugo – há hábitos na cozinha que realmente não suporto. Não gosto de me considerar uma pessoa conservadora, mas acho que no fundo sou, sim.
Entretanto, tenho um lado mais liberal quando o assunto é cozinhar e receitas inusitadas sempre me chamam a atenção – como eu poderia resistir a preparar brownies que não levam um grama sequer de chocolate? Estas barrinhas deliciosas e irresistíveis são como curd de limão siciliano assado. E antes que alguém venha me encher a paciência por eu chamar as barrinhas sem chocolate de brownies não fui eu a responsável por batizá-las assim – isso é coisa da revista Australian Good Taste.

Brownies de limão siciliano e coco
um nadinha adaptados daqui

- xícara medidora de 240ml

250g de manteiga sem sal
350g de açúcar cristal
4 ovos
225g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 xícara (100g) de coco em flocos adoçados
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de 20x30cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.
Derreta a manteiga em uma panela grande. Retire do fogo e misture o açúcar. Junte os ovos, um a um, misturando bem até obter uma massa espessa e brilhante.
Peneire a farinha e o sal sobre a massa e misture para incorporar. Junte o coco, as raspas e o suco de limão e a baunilha. Despeje na forma preparada.
Asse por cerca de 30 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em barrinhas.

Rend.: 20 unidades

29 comentários:

Angelica disse...

Ai Pati esses brownies devem ficar maravilhosos, como tudo o que você faz. Vou fazer !

Um beijo, Angelica

Sam Nicoli disse...

Ai ai ai. Tenho uma assadeira cheinha de brownies fresquinhos, mas quem disse que vou resistir a brownies de limão? É bom demais para ser verdade!!!

Samy disse...

Adoro vir aqui quando estou comendo, assim não passo vontade..
No momento sua receita de brownies de chocolate, acrescentei uma colherinha bem pequena de fermento pra crescer um pouquinho e não ser comido todo em um dia, ahahahah
Esses brownies e os muffins anteriores foram pra pastinha de favoritos! <3
Beijos

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

¡¡Excelente combinación!!
Tomo debida nota de la receta.

Silvana disse...

Oi Patrícia!

Que beleza de brownie!

Dei risada do seu comentário sobre o programa Tempero de Família. Gosto do programa, digo pro meu marido que é a cozinha de "verdade" porque os utensílios tem cara de casa de vó, mas "excesso de praticidade" não é legal... rs
Rodrigo, por favor, use uma colher... rs

Arianne disse...

Oi Patricia! Quero fazer esses brownies agora (rsrsrs), só não tenho o coco! Tem problema??

Beijos,
Arianne

Letrícia disse...

Ai, também tive muito nojinho de Rodrigo Hilbert. Uma espátula não só é mais higiênica como é mais eficiente. Esses brownies estão uma loucura! Preciso provar!

Beijos!

Raquel Alabaça disse...

Tenho que fazer, está mesmo convidativo!

Anônimo disse...

Cá está uma sugestão mesmo como eu gosto: com limão! O rei para as minhas papilas.
Um beijinho
Guida

p.s. adoro todas as suas sugestões

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Que delícia! Estes brownies estão mesmo com aspecto!

mmhagar disse...

Sorry, mas prefiro mil vezes o programa da Rita Lobo, que era lindo. Sei que o o Receitas de familia tem o apelo popular, tudo tem bem cara de ser "coisa da gente" e tal, mas nossa, me dá uma agonia de assistir, e olha que o rapaz não cozinha mal, mas é complicado...
Quanto Brownies de limão, vão para a lista facil.
parabéns pelo lindo Blog!

Anônimo disse...

Ainda bem que não vi nem o Jamie, nem o Rodrigo! Manipular os ingredientes é uma coisa (que quase sempre faço com luvas), mas manipular o produto final com as mãos nuas é muita falta de higiene. Por outro lado, nos programas do Gordon Ramsay, vejo sempre os chefs montando os pratos com as mãos...

Luciana Leal disse...

Hummmm... só não faço agora porque não tenho todos os ingredientes mas vou comprar pra fazer hoje mesmo!! Deve ficar uma delícia!!

Anônimo disse...

Oi, Patrícia.
Vou fugir um pouquinho do assunto deste post para fazer uma pergunta sobre uma outra receita que vi por aqui: o que é cremor tártaro? Onde comprar ou como fazer? Obrigadinha pelas dicas e receitas deliciosas que encontramos no seu cantinho. Clarice.

Grazi disse...

Nossa, trouxe muito limão siciliano colhido do pé e essa receita estreiará a sessão limão, obrigada Paty :)
ah, e o lindo do Rodrigo mexendo tudo com a mão dá nojo mesmo... mesmo sendo ele ;)

CF-MR disse...

posso colocar acucar refinado ono lugar do cristal?

Anônimo disse...

Concordo plenamente com mmhagar. A Rita Lobo é mil vezes melhor do que o Rodrigo. Ele é só simpático e faz uma comida caseira, como quase todo o mundo. A diferença é que Rita, embora também além de fazer uma comida caseira, fazia uma cozinha prática, como o próprio nome do programa sugeria. Além de tudo, a trilha sonora era fantástica e o bom gosto no uso dos talheres, louça e toalhas dava muitas idéias interessantes para quem tem capricho no que faz. Agora Patrícia, concorda comigo que você também é uma Rita Lobo dos blogs, com suas fotos tão lindas e um cuidado nos utensílios? Obrigada por partilhar seus conhecimentos. Um grande abraço,

PoliCBA disse...

Não é a primeira vez que vejo uma receita de brownie de limão e esta me parece ser a melhor, especialmente por conta do coco ralado. E depois do "curd de limão siciliano assado" nem é preciso mais para me convencer a tentar. ;-)

Não vi a cena com o Rodrigo Hilbert (que me parece estar lá só por conta de sua bela carinha; não me convence como cozinheiro), mas conheço o jeito Jamie Oliver de cozinhar. E tenho a mesma aflição. Argh! Porém, no quesito baking, nada se compara ao programa "Cake Boss", atualmente exibido no canal TLC. O modo como eles trabalham naquela confeitaria é de arrepiar os cabelos, tamanha a falta de higiene.

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelos comentários! Que bom saber que não estou só com as minhas frescurinhas. :D

Samy, deu certo o brownie com fermento, amore? Algumas receitas pedem por fermento e/ou bicarbonato.

Silvana, podemos fazer uma campanha: "Rodrigo, use uma colher" - gostei!
Beijo!

Arianne, sem o coco eles perdem metade da graça - e a massa não vai ter a consistência correta.
Bj!

MMHagar, eu adorava o programa da Rita. Tomara que tenha uma nova temporada!

Erika, eu particularmente não gosto de luvas - quando vejo alguém cozinhando com aquelas luvinhas de borracha fininhas sinto agonia, elas parecem camisinhas... O_O

Lu Leal, depois me conta?

Clarice, o cremor tártaro é encontrado em casas de artigos para confeitaria (aqui em SP compro na Barra Doce ou na Chocolândia). É um potinho pequeno, custa pouco e dura uma eternidade.
Bj!

Grazi, que sorte é essa de ter limões colhidos assim tão fresquinhos? Invejei! :D
Bj, querida!

Sonic, pode, sim.

Unknown, que coisa mais querida esse seu comentário! <3 Muito obrigada!
Deixe o seu nome da próxima vez?
Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Poli, no primeiro programa do Hilbert que vi não me pareceu que ele sabia direito o que estava fazendo (desenformou pudim quente, este desmoronou todo, enfim). Mas nos outros deu pra perceber que ele tem intimidade com as panelas, de uma maneira bem leiga mesmo - é diferente de ver o Jamie cozinhar, pois este tem formação profissional.
De qualquer forma, Rodrigo, além de bonito (se bem que não é o meu tipo), é casado com a Fernanda Lima, que é poderosa na Globo. Talvez sejam todos estes fatores juntos.
Quanto ao "Cake Boss", eu morro de nojo de todos esses programas de bolos decorados porque todos me parecem não ter a mínima higiene com os confeitos. O "Ace of Cakes" dá nervoso ver de tanto que o povo bufa e respira em cima dos bolos. Não gosto mesmo.
Beijo, querida!

Anônimo disse...

Oi, Pat! Esse brownie é uma beleza, super fácil de fazer e delicioso, bom pra quem não tem mais muito tempo pra ficar na cozinha, hihihi. Como não tinha limão siciliano, usei tahiti mesmo e ficou ótimo. Obrigada pela receita! Beijos, Neyara

Simone Dantas disse...

Paty, eu adoro o programa dele, acredita? Porque me identifico com a forma maluca como ele cozinha...rs Ah estes brownies estão com uma aparência incrível. me lembram bolo de milho, pela cor! Amo!

Coleciono estas receitas que você faz e meu marido sempre fala que é muito papel para pouca mão na massa...hahahaha

Luciana Leal disse...

Patrícia eu fiz esse brownie... que delícia que ficou!! Muito bom meeeesmo!!! O que seria de mim sem suas receitinhas!!! rsrsrs... beijinhos

Dricka disse...

Esse eu tenho que fazer, porque se tem um sabor que gosto tanto quanto de citricos, esse sabor é coco, como boa filha de nordestinos não dispenso um coquinho e esse brownie corre o risco de ocupar o lugar de "meu brownie favorito". Depois que eu fizer te conto.
Bjs

Sandra Reis disse...

Oi Patrícia, como vai?

Hoje seria o aniversário do meu pai, escolhi essa sua receita para homenageá-lo. Certamente ele iria adorar, gostava de tudo que levasse coco...
Quero te dizer que adorei a receita, ficaram ótimos esses "brownies", irresistíveis mesmo.
Quanto ao Rodrigo Hilbert, até tentava assistir ao programa dele, dando um desconto pelo carisma, pela produção do programa, como um entretenimento, sem considerar as (fracas) receitas. Mas, depois do dia que ele matou e trucidou um porco inteiro, aí pra mim foi a conta...rsrs Desisti!

Grande beijo e obrigada pela receita!

Patricia Scarpin disse...

Nê, que bom que vc gostou, querida! Eu tenho certeza de que ficou gostoso com o limão tahiti porque o sabor dele fica ótimo com coco.
Beijo!

Simone, haha, acredito! Eu gosto do que ele cozinha, é só meio porquinho mesmo. :D

Lu Leal, que notícia ótima! Amei saber que vc gostou do brownie!

Sandra Reis, que honra você fazer esses brownies para uma homenagem tão especial! Fiquei emocionada!
<3
Um beijão e obrigada pelo comentário tão bacana.

Amélia disse...

Concordo plenamente com você em relação ao uso d mãos para preparar os alimentos. Pior do que isso é provar a receita com uma colher e depois usa - la para mexer a comida. É desreito com quem vai comer.

disse...

Aliás a cozinha do Rodrigo naquele programa é nojenta, eu jamais cozinharia naquele lugar... eu até entendo a proposta do programa, mas fala sério, é tudo muito anti higiênico pra mim. Principalmente que é uma cozinha ao ar livre, imagine o tanto de moscas que ficam na comida em tempo quente! iac

Aline disse...

Fácil de fazer e delicioso..como ficou com um gosto bem suave joguei um pouco de calda..adorei!