quarta-feira, junho 19, 2013

Barrinhas de manteiga de amendoim e geleia + seriado que amo de paixão

English version

Pb & jelly bars / Barrinhas de manteiga de amendoim e geléia

Um dos meus seriados preferidos de todos os tempos é “Law & Order: Criminal Intent”: comecei a vê-lo por causa do Vincent D’Onofrio e acabei viciando. Detestei quando adicionaram Chris Noth à equação e abandonei o seriado de vez quando Jeff Goldblum tomou conta – sem Goren e Eames as coisas não eram mais interessantes.

Com a ajuda do meu amigo Netflix comecei a assistir o seriado desde o começo, lá no primeiro episódio, e estou adorando: há episódios que não vi quando eram transmitidos aqui pela AXN e outros dos quais me lembrava muito pouco (eu tinha esquecido como a trama de Nicole Wallace começara, por exemplo). É tão bom ver um ator talentoso em ação (nem todos podem ter tanto orgulho de seu big break como D’Onofrio, e ser lembrado em um discurso de Oscar sem ter nada a ver com o filme em questão é para poucos) e em nada atrapalha o fato de ele ser um colírio: quem concorda comigo deveria vê-lo dançar com uma moça sortuda em um dos episódios do seriado – pulem para o 2:13. De nada. ;)

Manteiga de amendoim e geleia, um clássico par: algo bem norte-americano que conheci quando comecei a ler blogs de comida, anos atrás. Nestas barrinhas – simplíssimas de fazer – a combinação é deliciosa e os sabores se complementam perfeitamente: Goren e Eames em forma de comida. :D

Barrinhas de manteiga de amendoim e geleia
um tiquinho adaptadas daqui

- xícara medidora de 240ml

125g de manteiga sem sal, derretida
70g de açúcar mascavo claro
½ colher (chá) de extrato de baunilha
200g de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
½ xícara cheia de geleia de framboesa
1 lata de leite condensado
1/3 xícara + 2 colheres (sopa) de manteiga de amendoim do tipo crunchy
1 xícara de amendoins sem sal*

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre com papel alumínio deixando sobrar 2cm em todos os lados e unte o papel também.
Em uma tigela, misture a manteiga, o açúcar e a baunilha. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a mistura e mexa até combinar todos os ingredientes. Pressione a massa no fundo da forma preparada. Asse por cerca de 12 minutos ou até que doure. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos.
Espalhe a geleia de maneira uniforme sobre a base das barrinhas. Em uma tigela, misture o leite condensado, a manteiga de amendoim e os amendoins. Espalhe sobre a geleia. Asse por 30 minutos ou até que as beiradas fiquem bem douradas e o centro esteja levemente firme ao toque. Deixe esfriar completamente na forma. Corte em barrinhas.

* eu só tinha amendoins salgados em casa, então os enxagüei bem com água fria e sequei com papel toalha antes de usar

Makes 24

7 comentários:

Teresa Newman disse...

que barrinha lindas e deliciosas de comer, garanto que entre um papo e outro ela vai embora rapidinho.

Momentos Editados disse...

Aiii... já comia uma ou duas... ou três!
Adoro doces com manteiga de amendoim! ;)

Su Delícia disse...

que delícia!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Simone disse...

Também sou viciada em Goren e Eams e fiquei bem triste quando eles sairam, boa ideia, vou começar a ver tudo de novo! :))
E essas barrinhas... Sem comentários de delícias! eheheheh
Beijos!

sell disse...

sell
Essas barras parecem ser uma delicia, mas será que são mais deliciosas que Goren?

Patricia Scarpin disse...

Sell, acho difícil. ;)

Rossana disse...

Ai, ai, seus docinhos e Vincent D'Onofrio juntos é muita tentação, Patricia!
Também adoro "Criminal Intent", pena que acabou, uma prece à Nossa Senhora das Reprises...
Taí um ator que merece papéis de mais destaque do que os dos últimos anos. Goren é um ótimo personagem, mas D'Onofrio consegue torná-lo mais fascinante a cada temporada, é emocionante! Sempre que assisto me pergunto quantas vidas Goren já viveu...
Bjs