quarta-feira, novembro 03, 2010

Sorvete de praliné de aveia e passas

English version

Oatmeal raisin ice cream / Sorvete de praliné de aveia e passas

Eu sei, eu sei... Um post de sorvete logo depois da salada e do discurso de limpeza de karma. O que posso dizer? Sou um caso perdido. :D

Em minha defesa, este sorvete leva aveia – apesar de os flocos estarem recobertos de caramelo, ainda são aveia. E aveia faz bem pra saúde. :D
Se eu fizer este sorvete novamente vou dobrar a quantidade de praliné de aveia e omitir as passas; na verdade, vou triplicar a receita para poder beliscar enquanto preparo a base do sorvete – o negócio é tão delicioso que quase devorei tudo antes de adicioná-lo ao sorvete.

Sorvete de praliné de aveia e passas
do The Perfect Scoop

Passas:
¼ xícara (60ml) de água
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
½ xícara (78g) de passas escuras
2 colheres (chá)s de uísque

Praliné de aveia:
¾ xícara (86g) de aveia em flocos
½ xícara (100g) de açúcar refinado

Sorvete:
1 xícara (240ml) de leite integral
½ xícara (100g) de açúcar granulado
1 pitada de sal
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
¼ xícara + 2 colheres (sopa) - 70g - de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara e na colher na hora de medir
¼ colher (chá) de canela em pó
5 gemas grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Prepare as passas: aqueça a água e o açúcar numa panelinha. Junte as passas e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que sobre apenas 2 colheres (sopa) de calda na panela, cerca de 5 minutos. Retire do fogo, junte o uísque e deixe esfriar completamente.
Agora, o praliné de aveia: pré-aqueça o forno a 180°C/350°F. Forre uma assadeira de beiradas baixas com papel alumínio e espalhe bem a aveia sobre ele. Asse por 10 minutos, mexendo uma ou duas vezes durante esse tempo, até que a aveia toste levemente. Retire do forno.
Espalhe o açúcar numa frigideira média, de fundo grosso, e leve ao fogo médio, vigiando o tempo todo. Quando o açúcar começar a se liquefazer e dourar nas extremidades, use uma espátula de silicone para mexer gentilmente, fazendo com que o calor do açúcar derretido umedeça o açúcar do centro da panela. Incline a panela levemente e misture até que todo o açúcar derreta e comece a dourar – assim que dourar bem, retire do fogo e imediatamente acrescente a aveia à panela (use o papel alumínio como guia para transportar os flocos de maneira rápida). Recoloque o papel alumínio sobre a assadeira.
Misture a aveia levemente, porém de maneira rápida, para que todos os flocos fiquem recobertos de caramelo. Despeje a mistura sobre o papel alumínio espalhando o máximo possível. Deixe esfriar completamente e então pulse o praliné no processador ou coloque-o num saco plástico grosso e quebre-o em pedacinhos com um martelinho/rolo de massas.
Agora, a base do sorvete: aqueça o leite, o açúcar granulado e o sal numa panela média. Numa tigela grande, misture bem o creme de leite fresco, o açúcar mascavo e a canela. Apóie uma peneira fina nas beiradas da tigela.
Numa outra tigela média, misture as gemas com o auxílio de um fuê. Vá derramando a mistura de leite quente sobre as gemas, mexendo sempre para que elas não cozinhem. Volte toda a mistura para a panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, e ao mexer raspe o fundo da panela. Vá cozinhando até que a mistura engrosse e o creme cubra as costas da espátula. Passe o creme pela peneira, despejando-o sobre os ingredientes da tigela. Junte a baunilha, coloque a tigela com o creme dentro de outra cheia de água e gelo e misture até esfriar (eu não fiz isso; simplesmente deixei esfriar e depois coloquei na geladeira).
Deixe a mistura na geladeira até gelar bem e então prepare na sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Nos minutinhos finais, quando o sorvete estiver quase pronto, acrescente o praliné de aveia e as passas.

Rend.: cerca de 1 litro

29 comentários:

Bimboca disse...

Sou fã do David Lebovit. Ja fiz uns quantos gelados do livro dele também e qual deles o melhor. Este ainda não experimentei mas será o próximo.
Obrigada pela partilha beijinhos

Marina Mott disse...

Receita bárbara! Bjs!

Jonas Marquezini disse...

Ficou lindo seu sorvete...Adoro sorvete, mas fico com um pouco de medo de tentar fazer sem ter maquina de sorvete!
Estou criando coragem pra tentar fazer de um jeito que o Levi comentou em uma postagens sua Patricia, não lembro quando li, mas gravei direitinho o jeito!
Bjos

Fátima Osaka disse...

Amo sorvete,td de bom...receita anotada!Bjus e bom diaaa!!

Anônimo disse...

Ê delícia voltar do feriadão e dar de cara com esse sorvete! Huuum.
Dezembro chega minha máquina eeee!
Bju

Especialmente Gaspas disse...

Fiquei a espumar... nham... isso deve ser uma verdadeira delicia!

Anônimo disse...

Oi Pat

Adorooooooooo suas receitas, e acho que essa proporção de 1 saladinha pra cada montão de receitas de doces está perfeita...hehehehehe

Só estou com uma dúvida...estou morrendo de vontade de fazer suas receitas de sorvete...mas que sorveteira é essa??Onde eu encontro??É fácil de usar???

Beijokas
Erika

Raquel Alabaça disse...

Mas que delicia e que desgraça, he he. É dificil resistir.

Beijinho

tatiane disse...

Fiquei muito de olho nesse sorvete, mas devo confessar que fiquei com preguiça de preparar o praliné. Shame on me!
beijos, querida

Sabrina Romano disse...

meu deus, um dia eu te pedi para postar um sorvete de passa ao rum, mas isso é muito mais do que o esperado... Pena que o fofo do Ebraim odeia aveia... Mas eu adoro, azar o dele! Bjs

Renata disse...

ai, que deliiiicia! adorei os copinhos! sabia que esse é o sorvete preferido do meu filho mais velho? e ele usa essa mesma desculpa pra eu faze-lo sempre: "mãe, faz aquele sorvete saudável que tem aveia??"

:*

Ana disse...

Lindo o sorvete! Alias, falando em lindo, ja falei isso antes mas digo de novo, adoro seus copos de bolinhas! (e amei a colher azul, linda!!)
Ana

Unknown disse...

Pati querida,

Nham, nham!! Que delicia!! Eu não sei se sou maluca mas adoro sorvete no frio!! E essa receita sua dá água na boca!!! ô guria talentosa!!!

Beijão

Daniella

ameixa seca disse...

Como eu não gosto de passas, adorei a ideia de omiti-las e aumentar o praliné :)

Quéroul disse...

tava eu pensando 'oba, sorvete, eu posso comer sorvete, é macio, é gelado, a mandíbula vai agradecer', mas quem eu quero enganar, né?
tô super curada dos inchaços, posso comer pedra!!!

:)

Levi Pereira disse...

Huuuum, mais um sorvetinho!!! Também faria a mesma receita sem as passas, num sou muito chegado não...
Aproveitando o espaço vou deixar uma dica pro Jonas, faça Jonas o sorvete sem a sorveteira, deu super certo batendo na batedeira, depois de congelado, demora um pouco claro, mas o resultado final é surpreendente, eu não acreditei que tinha dado certo. Estou esperando minhas favas chegarem para poder fazer mais... ;)

Anônimo disse...

Mas é o que eu sempre digo - comer salada serve pra guardar calorias pra sobremesa. E tenho dito.

Luzia disse...

Oie !

Patrícia, não ria de mim, mas estou com uma dúvida...
Vi que algumas das suas receitas usam apenas claras ou apenas gemas, o que eu faço com a outra parte ? dá para congelar ? Fico com dó de jogar fora...

beijos e carinho,
Luzia.

Patrícia Abreu disse...

Olá, Paty: tudo bem? Seu sorvete, hein: de babar! Adoro fazer sorvete, ganhei até uma máquina, mas até hj só fiz seu super sorvete de limão (que posso fazer, adoro sentir o azedinho dele!)Mas, estou tentando variar, e este daqui vai ser o próximo. Vc também tem receita de frozen yogurt? Queria muito fazer. Paty, preciso de um favor: fiz um comentário há uns tempos atrás, falando sobre os muffins de blueberry, e vc me recomendou outra receita, mas não consigo achar este comentário. Poderia me indicar de novo, eu agradeço a paciência e prometo que vou anotar pra não pedir novamente rsrsrrs! bjs

Nin@'s Cupcakes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nin@'s Cupcakes disse...

Eu sei que já tá relativamente tarde e nem tão calor pra tomar sorvete, mas confesso que fiquei com água na boca :( snif snif #semsorvete

luhh disse...

Eu NUNCA pensei em fazer praliné de aveia, o que sinceramente soa como uma ótima idéia - e eu não sou a maior fã de aveia. O sorvete, no entanto, guardarei para quando possuir uma sorveteira decente.

silvia disse...

Oi, Patricia! Deve ficar show esta receita, só vou substituir a aveia por nozes ou pistache (celíaca de dieta). É verdade que quem não tem sorveteira pode bater a massa de vez em quando para ganhar textura? Bjs e obrigada.

Michele Maia disse...

Patrícia de Deus! Dessa vez me pegou de jeito! Estou aqui, morrendo de raiva porque acabei de voltar do mercado e não comprei creme de leite fresco. Quero fazer AGORA! Socorro! rsrsrsrs
Adoro seu blog. Venho aqui todo dia.
Visite o meu também. Falo sobre culinária orgânica, vegetariana e saudável. Para poder limpar os karmas etc...rsrsrsrs
www.michelevege.blogspot.com
Bjs
Michele

Andrea Nunes disse...

Patricia, meu marido AMA sorvete, devora litros e litros daqueles industrializados mesmo.
Tenho pensando em comprar uma maquina, qual tu me indica?

beijoca

Anônimo disse...

Eu tenho que comprar uma sorveteira já...

MArcia disse...

Açucar granulado?É a mesma coisa de açucar cristaL???

Adorei a receita!!!

Patricia Scarpin disse...

Bimboca, aquele livro dele de sorvetes é ótimo, já fiz várias receitas.
Que bom que gostou, obrigada a vc pela visita!

Marina, obrigada!

Jonas, o Levi deixou o comentário pra vc, tenta sim!
Beijo!

Fátima, obrigada!

Liv, vc vai adorar a máquina, tenho certeza.
Bejio!

Especialmente Gaspas, obrigada pela visita!

Oi, Erika! hahaha, então vamos mantendo as saladas em menor número, certo? :D
É fácil de usar, sim, tem em qualquer site (Americanas, Submarino, etc.) - Hamilton Beach.

Rachel, hahaha! :D
Beijo!

Tati, a princípio também fiquei, te confesso - mas o troço é tão bom que valeu super a pena!
Beijo, querida!

Sá, hahaha, melhor! Assim sobra mais pra ti. :D
Beijo!

Rê, que fofo o seu filho! Ele sabe das coisas. ;)
Beijo, querida!

Ana, obrigada, querida! Além do azul e do verde tenho também um vermelho e um rosa - sou doida por bolinhas. :D
Beijo!

Dani, eu tb adoro sorvete no frio - somos doidas, então. :D

Ameixa, acho que vc vai adorar esse praliné. :D

Quéroul, vc é o Wolverine! :D
xx

Levi, obrigada pela dica para o Jonas, querido! :D
Beijo!

Paula, amém. :D
xx

Luzia, querida, não vou rir, não! Eu sempre congelo as claras (num saquinho, de 3 em 3), mas sobre gema já li que não dá certo. Se vc quiser tentar...
Joga fora, não!
Beijo!

Oi, xará! Tudo bem, e vc?
Hum, eu amo aquele sorvete de limão! :D
A frozen da Ana é uma delícia, já fiz inúmeras vezes:
http://www.lacucinetta.com.br/2007/10/update-na-receita-de-frozen-yogurt.html
Quanto aos muffins, putz, não lembro qual receita te indiquei... Mas olha essa aqui da Tina, tudo do blog dela é lindo demais:
http://trembom.com/2010/08/28/muffins-de-mirtilos-com-iogurte-receita-coringa/
Espero que goste, beijo!

Nina, eu gosto de sorvete no frio mesmo. ;D

Luhh, acho que vc vai gostar, viu? :D

Silvia, hum, adorei a idéia de usar pistache!
É verdade, sim, de acordo com o Levi (comentário lá de cima).
Beijo!

Michele, haha, isso acontece comigo tb! Eu quero fazer uma receita e o creme de leite acabou. :S
Depois vou te visitar!
Beijo!

Andrea, a minha é da Hamilton Beach e é ótima!
Beijo!

Rosa, eu adoro a minha sorveteira. :D

Marcia, é um pouquinho diferente, os grãos são ligeiramente maiores, mas eu já usei um pelo outro sem problema.

Gina disse...

Patrícia,
Estou de dieta, não posso ver essas coisas... mas já vi e agora fiquei tentada...rs! O visual é sempre apelativo.
Bom final de semana!