sexta-feira, setembro 18, 2009

Potinhos de limão siciliano para comemorar as férias

English version

Lemon cream pots / Potinhos de limão siciliano

Uma das canções que mais amo tem só 1m52s de duração – não é muito longa, mas isso não a impede de ser linda.

Estes potinhos de limão siciliano são rapidíssimos de fazer e deliciosos - precisei de um pouquinho mais do que uma canção para terminá-los – e ficaram com uma textura bem sedosa depois de descansar na geladeira.

Estou finalmente de férias – vejo vocês em três semanas!

UPDATE: a minha sopinha de brócolis e limão siciliano apareceu no site da revista Saveur!

Lemon cream pots / Potinhos de limão siciliano

Potinhos de limão siciliano
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
½ xícara (100g) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano espremido na hora
chantilly, para servir

Junte o creme de leite e o açúcar numa panela e leve ao fogo médio, mexendo para dissolver o açúcar. Deixe ferver e cozinhe por 3 minutos. Retire do fogo, acrescente as raspas e suco de limão siciliano e misture. Deixe esfriar por 5 minutos.
Despeje em quatro potinhos com capacidade para ¾ xícara (180ml) cada e leve à geladeira por 3-4 horas ou até firmar.
Cubra os potinhos com o chantilly e sirva.

Rend.: 4 porções

55 comentários:

Carol disse...

Boas férias, descanse bastante.
Linda foto, deliciosa receita.
Bjos

Marcia da Paz disse...

Hum q delicia é de dar água na boca !!!!!!tb adoro essa musica, amo the smiths, boa ferias e aproveite bastante bjssss

Aninha Padredi disse...

SUUUUUUUUPER boas férias!!
Beijocas!

tatiane disse...

Só porque encontrei limões baratinhos no mercado, e não comprei :(

Boas férias!

Talita disse...

Delicadíssimos! Amo limão siciliano! Boas férias! Aproveite!

Cookie disse...

Férias, que delícia! Vou ficar com saudades. Um beijo.
Paula

Anônimo disse...

Fique sabendo que vou já para a cozinha experimentar a sua receita, pois na minha casa tem um pé de limão siciliano carregadinho, e hoje estava me perguntando o que fazer com tantos limões! Além de presenteá-los eventualmente!
Obrigada!
Ana Paula

manjericota disse...

Oba!!! Quero tbém....
Deve ser uma delícia. Boas férias!

Dani

Anônimo disse...

Patricia,

Sempre passo por aqui, mas nunca deixei meu testemunho. Acho seu blog primoroso, coisa feita com muito carinho e carpicho. O visual e as fotos são lindos e as receitas são todas translumbrantes!
Pena que você vai ficar fora do ar por três semanas, ainda que seja por merecidas férias. Vou sentir falta das delícias...
Tomara que você volte com novidades apetitosas!!!!

Beijo e bom descanso!
Paula

ameixa seca disse...

Devem ser uma delícia, os limões sicilianos já começam a despontar nas árvores :)
Boas férias!

Andrea Dohashi disse...

Pat, querida boas férias, descanse e se divirta bastante!
Beijos

carladuc disse...

Oi Patricia,

Parabéns pela publicação na Saveur!

Mais uma receita anotada!

Boas férias! :)

Beijo,

Kelly disse...

Oi Patricia! Todos os dias entro no seu blog , e sempre fico ansiosa para ver qual receita maravilhosa você preparou. Vou sentir falta, nessas 3 semanas.
boas férias!

Bibi disse...

Parabéns Patrícia :D

E amei essa receita, mas vou fazer uma versão com o nosso limão verdinho mesmo. e o melhor, já tenho tudo na geladeira. O namorado vai amar ;)

A propósito, fiz os bicoitinhos de amêndoa com recheio trufado. Ficaram mais gostosos no dia seguinte, mas os meus ficaram muito altos. Vou fazer mais uma vez a receita e achar mais os biscoitinhos antes de assar dessa vez, já que sobrou muito recheio.

Beijinhos e boas férias!

Rita disse...

Menina, que chique!!!!Parabens!
E curta bem a folguinha, com certeza merecida.

♥ Elaine Veiga ♥ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gourmandisebrasil disse...

fiz uns potinhos de limão com leite condensado tempo atrás. Era para não desperdiçar o leite condensado aberto, mas acabou fazendo sucesso...rs
bjo

moranguita disse...

patricia tenha umas boas ferias.
partiu com uma delicia aqui.
vou ficando babando ate ao seu regresso:-)

Sarah Abreu disse...

HUm! Que delícia! BOAS FÉRIAS!!!

Unknown disse...

Pat,

Super boas férias!
Sentirei saudades dos seus posts!

Beijão

Unknown disse...

Paty,

Sou escritor e gastrônomo quase formado pela Anhembi. Seu blog, dentre outros, me é uma espécie de bíblia desde que me conheço por moleque.

Já havia feito meu próprio blog, mas só recentemente investi num de comidinhas e doces.

Parabéns pela seleção de receitas e sobretudo o design, leve.

Estamos ae para o que der e vier
Se curtir o conteúdo do palatável, adicione no seu hall de blogs amigos!

Bjos e continue com a produção!

www.palatavel.blogspot.com

Nereime disse...

Rceita suave ao paladar...amo!
Boas férias e bom descanso, no aguardo de novidades fresquinhas...
bjos

Anônimo disse...

Grande música, terrivelmente triste e linda. Tem uma outra deles, ou será do Morrissey, sing me to sleep ou algo parecido, que é linda tb, mas ambas para momentos de fossa, né? Já a sua receita combina com momentos muito felizes em família, viu? perfeita. Beijocas de sua leitora assídua, Fernanda Trapp

Mari disse...

Pat querida, quanta coisa deliciosa você andou aprontando por aqui!! Ahhh, sempre sinto horrores esses períodos em que acabo tendo que me ausentar!
Esses potinhos de limão siciliano parecem fabulosos... as fotos, como sempre, estão divinas!!
Boas férias, e aproveite muito seus dias de descanso!
Super beijo

Mari

Lau Verrengia disse...

Patricia!

Esses potinhos de limão siciliano me deixaram com água na boca.
A foto ficou linda.

Te linkei no meu blog, ta? Já sabe que adoro suas receitas. Depois vou colocar a foto do meu cookie com praliné de castanha de caju que fiz seguindo sua receita e ficou divino.

Beijão!

Nana Barros disse...

Vai ser minha guloseima no próximo fim de semana.

E já estou babando!

Boas férias, querida!

Rita disse...

Olá, Patricia.

Cheguei aqui via Kitchenspace e fui olhando, fui ficando. Quando dei por mim, já estava na cozinha fazendo o bolo de leite condensado...
Publiquei um post no meu blog exibindo orgulhosa o resultado e linkando seu lindo cantinho.

Parabéns pelo blog e, se quiser, dê uma conferida no visual do 'meu' bolo.

Abraços,

Rita

Patrícia Abreu disse...

Tá de férias do blog também? Já estou com saudades dos posts! Bem, não me resta mais nada a não ser desejar ótimas férias, com tudo de bom que as férias tem! bjs

Déia Barros disse...

Oi Patrícia,
Adoro seu blog e tomei a liberdade de citá-lo no meu. http://deiabarros.blogspot.com/2009/09/primavera.html
Boas férias nos brinde com mais delícias!!
Bjks

Paula Pacheco disse...

Nossa Patricia vc é chef ou alguma coisa parecida? Que delicadeza de sobremesa/doce dentro das xícaras...amei de novo, adoro creme de leite de pouqionho assim dá pra comer sem se arrepender não é mesmo?
bjs
Paula

Pierre Corneille disse...

Suas fotos são realmente muito bonitas. E esta receita parece ótima: concordo com você- certas coisas muito fáceis podem também ser muito gostosas.
Parabéns!

Eduardo Luz disse...

Patrícia, boas férias ( antes que acabem! rs).
E que elas sirvam de inspiração pra vermos mais fotos espetaculares como as tuas!
Abs

Luciana B. disse...

Patricia, tudo bem? Fiz estes potinhos de limão siciliano mas achei o gosto do limão meio fraco, tive que acrescentar 1/4 a mais, fazendo 1/2 xícara. Ainda assim, achei muito forte o gosto do creme de leite. Um beijo,
Luciana

Unknown disse...

Hola!
Me encanta tu blog !! Queria preguntrate si tenias la receta de Fidegua.. que me ncantaria prepararla... y se que tu receta debe estar muy sabrosa !!
Gracias de antemano..!!
Mi correo electronico es patygalleguita@gmail.com
Saludos!
Patricia

Hello!
I really love your blog !! I'm contacting you becasue I'm looking for the Fidegua's recipe and I want to know if you know it and you can shar it with me... I know your recipe will be delicious !!
Thanks in advance
My email address is patygalleguita@gmail.com
Bst Regards,
Patricia

Flávia (Recife) disse...

Volta logoooooooo!!!!!!!
Já se passaram 21 diaaaaaaaasssssss
Tou morrendo de tédio aquiiiiiii

Flávia(Recife) disse...

Agora que li, a Ana tem um pé de limão siciliano em casa! Deve ser seu sonho de consumo, kkkkkkk

Patricia Scarpin disse...

Carol, obrigada!
Beijo!

Marcinha, querida, Smiths é tudo. :)
Beijo!

Aninha, obrigada!
Beijoca!

Tati, espero que volte lá para comprá-los. :)
Beijo!

Tata, obrigada, querida!

Paula, querida, já estou de volta. :)
Beijo!

Ana Paula, pois eu adoraria ter uma arvorezinha dessas em casa!
Espero que goste!

Dani, obrigada!

Paula, que bom conhecê-la, obrigada por comentar!
Estou voltando com muitas novidades e espero que goste!
Um super beijo!

Ameixa, que delícia!
Beijo e obrigada!

Andrea, obrigada, querida!
xx

Carla, obrigada pelo carinho!
Beijo grande!

Kelly, estou voltando!
Obrigada e um beijo!

Bibi, que bom saber dos biscoitinhos! Espero que fiquem do jeitinho que você quer da próxima vez. Me conta do creminho de limão verdinho? Fiquei curiosa.
Super beijo!

Rita, obrigada!

Nina, eu sou formiga, adoro leite condensado. :)
Beijo!

Moranguita, que bom que gostou!
Um beijo!

Sarah, obrigada!

Andreza, querida, estou voltando!
Obrigada e um beijo!

Marcel, vou lá te visitar.

Nereime, obrigada, querida!
Beijo!

Fernanda, eles têm muita música triste, e isso teve muito a ver comigo numa determinada fase da vida. Mas ainda gosto! :D
Um super beijo!

Mari, quero saber como você está! E o Alberto?
Saudade!
Beijo!

Lau, adorei saber dos cookies! Que bom que deram certo!
Um beijo e obrigada por me contar!

Nana, espero que tenha gostado!
Obrigada e um beijo!

Rita, obrigada pelo carinho! Adorei saber do bolo. Obrigada por vir me contar, um beijo!

Patrícia Abreu, estava sim, mas voltando!
Beijo e obrigada!

Déia, obrigada pela menção!

Paula, haha, não sou chef nem nada, apenas uma apaixonada por comida! :D
O segredo é moderação, concordo contigo.
Beijo!

Pierre, obrigada pela visita! Que bom que gostou!

Rachel, obrigada.

Edu, estou voltando!

Lu, mesmo? Deve ter a ver com a marca do creme de leite, qual você usou?
Um beijo!

Patricia, I have never heard of Fideguas! Sorry!

Flavia, tô voltando! E eu adoraria mesmo ter um pezinho de limão amarelo! :D

Anônimo disse...

Oi Patricia!

Kd você e suas deliciosas receitas?? Não vai mais voltar de férias?
Estou com saudade, tenho passado ansiosa por aqui todos os dias em busca de novidades!

Beijo,
Paula

Ju disse...

quérida,

vc é muito soft, estou encantada com seu modo de escrever e as receitas são deliciosas aos olhos.
Amanhã farei os cookies de cereja e chocolate branco para saber como elas são para o paladar...mas já posso imaginar a satisfação :D

beiJus

Vanessa Padilha disse...

Seu blog é uma fofura!!!!
Estou adorando acompamnhar suas receitas cheias de charme e bom gosto...

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Este potinho é realmente uma delícia e fez parte da minha ceia de natal, tomei a liberdade de postar a sua foto em meu blog com os devidos créditos é claro, se você se importar é só me avisar que eu retiro OK?
Eles fizeram tanto sucesso que foi impossível fotografar!!!
Um feliz 2010 para você!

Thássia disse...

Fiz essa receita e o sabor ficou muito bom, mas a textura dele não ficou muito agradável... coagulou. Pq será?

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelos comentários todos! Vocês são fofas!

Thássia, você usou creme de leite fresco? Me conta mais, vamos tentar entender o que aconteceu juntas.
xx

Thássia disse...

Oii Patricia, tudo bem?
Então, eu usei aquele creme de leite da Nestlé, não era esse? hehe
Ai que coisa viu, além de jogar duas caixinhas de creme de leite fora, fiquei ainda na vontade de comer um doce de limão...
obrigada
beijos

Thássia disse...

Ahhhhhhhh, era pra ser aquele de fazer chantilly??? rsrs

Patricia Scarpin disse...

Thássia, o de lata ou caixinha talha ao ser fervido, por isso tem que ser o fresco mesmo, viu?
Aquele que fica na garrafinha plástica, na geladeira, e vira chantilly quando batido.

Thássia disse...

Entendi! Na próxima eu faço direitinho e mato a vontade...
Obrigada
beijos

May disse...

Será que o doce também fica gostoso se usar o limão taiti ao invés do siciliano?

beijo!

Patricia Scarpin disse...

May, fica sim! Pode fazer!
Beijo!

May disse...

Eu fiz esse doce, as únicas diferenças foram que usei limão tahiti e adoçante concentrado (doçurinha) no lugar do açucar. Mas o doce ficou uma noite inteira na geladeira e não endureceu! Coloquei na geladeira e depois de horas virou uma pedra... depois de um tempinho fora da geladeria começou a derreter e ficou uma delícia, tipo um sorvete... mas não entendi porque não ficou mais consistente, queria igual ao seu!hehe beijo!

Renata disse...

Olá,

Fiz ontem, ficaram DI VI NOS!!!! Mto fácil e prático tbm. Adorei!!!!

Patricia Scarpin disse...

May, eu não cozinho com adoçante, não sei se isso poderia ter influenciado o resultado...

Renata, que boa notícia! Obrigada por me contar!

Kel disse...

Namoro o teu blog há um tempinho e nunca tive coragem de tentar nenhuma receita (dadas as minhas habilidades culinárias). Esta foi a receita de estréia. Fiz apenas metade. Tive apenas que colocar uma quantidade maior de caldo de limão. Mesmo após esperar os 5 minutos, ainda estava mole (embora gostoso!!). Achei que não tivesse dado certo, mas levei à geladeira. Depois de +ou- 1h experimentei e os potinhos estavam no ponto. E deliciosos!!!

Patricia Scarpin disse...

Kel, que bom que você conseguiu contornar o problema da textura. Obrigada por vir aqui me contar da receita!

Alessandra disse...

Eu já fiz essa receita e é deciosamente refrescante! Adoooro!