terça-feira, setembro 08, 2009

Bolo de limão siciliano com cobertura streusel

English version

Lemon coffee cake / Bolo de limão com streusel

Vocês podem não acreditar, mas há vezes em que não tenho nenhum limãozinho siciliano sequer em casa – quando eles estão feios ou muito caros, acabo comprando limão tahiti. Mas desta vez tenho um pacote cheio de limões amarelos lindos – por sorte, uma colega aqui do trabalho me enviara este link ótimo.

Mudei alguns detalhes nesta receita – reduzi drasticamente a quantidade de sal, depois de ler os comentários na página da Martha – e o resultado foi um bolo muito fofinho e perfumado. Esqueci de colocar a caldinha, mas a publico mesmo assim.

Uma receita já foi – agora só faltam 34. :D

Lemon coffee cake / Bolo de limão com streusel

Bolo de limão siciliano com cobertura streusel

- xícara medidora de 240ml

Streusel:
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 pitada de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, fria

Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente + um pouquinho extra para untar a forma
1 xícara (200g) de açúcar granulado
3 colheres (sopa) de raspas de casca de limão siciliano (cerca de 4-5 limões)
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (260g) de iogurte natural

Calda:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
3 a 4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano

Prepare o streusel: misture a farinha, o açúcar mascavo e o sal numa tigela média. Usando a ponta dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Cubra e leve à geladeira até o momento de usar (pode ser guardado por até 3 dias).

Agora, o bolo: pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma para angel food cake* de 22,5cm de diâmetro.
Numa tigela, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Na tigela grande da batedeira, em velocidade média, bata a manteiga, o açúcar granulado e as raspas de limão até obter um creme claro, cerca de 2 minutos. Com a batedeira ligada, adicione os ovos, 1 a 1, e a baunilha. Reduza para a velocidade baixa e junte os ingredientes secos em três adições, alternando com o iogurte.
Transfira a massa para a forma preparada e espalhe o streusel por cima de maneira homogênea.
Asse até o bolo dourar (faça o teste do palito), cerca de 55 minutos. Coloque numa gradinha e deixe esfriar por 15 minutos. Passe uma faquinha nas beiradas para soltar o bolo da forma e retire o anel exterior. Deixe esfriar mais 15 minutos e então passe a faquinha no tubo central. Insira duas espátulas entre a forma e a parte inferior do bolo e remova-o com cuidado. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.

Calda: antes de servir, misture o açúcar de confeiteiro e o suco de limão numa tigela média. Regue o bolo frio com a calda, deixando o excesso escorrer pelas laterais. Deixe a calda firmar antes de fatiar o bolo (cerca de 5 minutos).

O bolo pode ser guardado por até três dias; o sabor do limão ficará mais intenso com o tempo.

* fiz metade da receita acima, usei uma forma de furo central comum e deixei o bolo esfriar completamente antes de desenformá-lo

Rend.: 10-12 porções

24 comentários:

Cinthya Rachel disse...

amei essa cobertura! imagina acrescentar umas nozes (nao com esse bolo), umas pecas? um, pecadooooo. e a massa me parece bem fofinha. não tenho limoes sicilianos em casa, vou comprar, ou repetir o seu bolo de laranja, hum...

Rita disse...

Eu vi esse bolo ano passado na TV, ela (Martha) estava fazendo, parece otimo mesmo. Eu fiz um parecido ontem, so que com bananas.

Anônimo disse...

Essa receita eu preciso fazer! Como te contei, adoro receitas de limão!!
Vc tem que mandar mais e mais pra gente experimentar!!! hahaha
Um beijãoo para a aluna mais caprichosa que tenho =)
Prof Paula

Ana Hostin disse...

Esse blog é uma delícia!
Adorei aquela receitinha das "Tortinhas de morango". Vou passar por aqui mais vezes!
:D

Parabéns pelo blog!

G' disse...

Que bolinho óptimo :)*

Ana Rita disse...

Adorei a cobertura. Ficou muito bom :)

Beijinhos

ameixa seca disse...

Mesmo sem a calda tem um aspecto magnífico. Eu não tenho uma forma dessas mas acho que não deve ficar mal com outra forma de buraco. Adoro iogurte na massa dos bolos :)

Tina Lopes disse...

Que bolo mais lindo. Próxima vez que eu passar por uma confeitaria, vou pedir alguma coisa de limão siciliano só pra matar a vontade que vc me dá. Aliás, ai que saudadinha, viu? Bjk.

Sarah disse...

Pat, ameiiiiii essa cobertura! Que tudo!Bjosssss

Sara Soares disse...

Antes de mais quero agradecer por se ter dado ao trabalho de comentar o meu post dos "Ramequins de Banana".
Reparei agora que nem o link do blog lhe dei, tal era a ansiedade (e algum nervosismo também) de contactar consigo! =$

Em relação a esta receita só tenho a dizer o seguinte: limão siciliano e streusel? I'M IN! =D

Ah! Voltei a fazer uma receita inspirada no seu blog ("Cupcakes de Baunilha com Ganache de Chocolate Branco e Nozes de Macadâmia", adaptada do seu "Bolo de Baunilha e Buttermilk com Ganache de Chocolate Branco e Maracujá"), espero que não se importe!

Um beijinho da fã portuguesinha *

Cláudia disse...

Fez bem em reduzir o sal, também faria isso e às vezes, também reduzo o bicarbonato quando pedido geralmente em receitas americanas. O seu bolo está tentador e assim que achar um limões sicilianos a bom preço, tô dentro!

bjs!

tatiane disse...

Bolo de limão é sempre bem-vindo, adoro essa "farofinha" por cima. Receita anotadíssima!

Flavia Pantoja disse...

Uma vez eu vi ume entrevista da grande Martha na CNN onde ela dizia que as sobremesas de limao eram as favoritas dela !!! Essa receita é mais uma prova! bjs

moranguita disse...

que beleza este bolo, de limao adoro.
o sal de facto nao faz falta nenhuma ao bolo.
beijinhos

Anônimo disse...

Pat, voltei pra te perguntar: quando a receita pede açúcar mascavo claro, que marca vc usa? Eu acho todos quase iguais, e ás vezes até misturo com um pouco de açúcar branco pra não ficar muito gosto de rapadura em algumas coisas.
E deixa eu te falar que eu amo esses seus guardanapos de bolinha!
bj
Paula

Patricia Scarpin disse...

Cinthya, pode acrescentar, sim, vai ficar uma delícia!
Beijo, querida!

Rita, quero fazer algo com bananas no final de semana. :)

Paula, querida, você é que é um doce!
Beijo!

Grão de Chão, obrigada pela visita!

G', obrigada!

Titó, obrigada pela visita!

Ameixa, usei a forma comum, deu super certo!
E iogurte deixa os bolos tão macios e úmidos, também adoro!

Tina, saudade de ti, você só quer saber de twittar, agora... :P

Sarinha, obrigada!
Beijo!

Sara, nem se preocupe, o Google me ajudou a te achar. :)
Vou lá ver teus cupcakes!
Beijo!

Cláu, acho que os verdinhos também ficaria ótimo!
Beijo!

Tati, vamos lá, usando aquele monte de limão que você tem em casa. :)

Flavia, sério? Adorei saber que compartilho isso com ela. :D

Moranguita, obrigada!

Paula, eu uso o da Lowçucar quase sempre, pq é o mais clarinho de todos.
Ah, sou doida por polka dots, amiga.
Beijoca!

Flávia(Recife) disse...

fui ao mercado pensando nos limões...
6 reais uma bandeja com 4...
desisti...
=(

Anônimo disse...

gosto tanto deste blog. sou capaz de ficar aqui horas :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Sandra!!
Obrigada - que bom que comentou, assim posso conhecer o seu blog, também!
Beijo!

Claudia disse...

Oi Patrícia, sempre passo por aqui e fico namorando suas receitas, daí que ontem resolvi fazer este bolo de limão, adoro limão! E, como sempre acontece quando faço bolos com a "farofinha", ela afundou completamente e sumiu no meio do bolo. Vc sabe me dizer porque acontece isso?

Beijos

Patricia Scarpin disse...

Oi, Claudia,
Não sei se dá pra perceber na foto, mas um tiquinho do streusel no meu bolo também afundou. Eu não sei lhe dizer, talvez muito fermento na massa e ela cresce demais?
Beijos!

Salsa Verde disse...

Este blog é uma verdadeira tentação!! Ai, ai, o pecado da gula...
Beijinhos,
Lia.

Rafaela disse...

Fiz esse bolo final de semana passado.... é divino. Recomendo.

Patricia Scarpin disse...

Rafaela, que notícia boa, menina! Obrigada por vir me contar!
Bj!